Exposição no Museu da UFSC traz personagens do folclore catarinense

20/12/2012 12:25

A exposição Arréda nos Passos do Boi, idealizada e executada pela Associação Cultural Arréda Boi da Barra da Lagoa, permanece até final de fevereiro de 2013 no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina Oswaldo Rodrigues Cabral (MArque/UFSC). A abertura foi no dia 13 de dezembro com apresentação do boi-de-mamão.

Os principais personagens da brincadeira (Boi, Maricota, Bernunça, Cabra, Cavalo e Urubu) estão expostos em tamanho real, inspirados nos modelos em miniatura reproduzidos em argila pelo pesquisador e artista catarinense, Franklin Joaquim Cascaes.

As imagens foram cedidas ao Arréda Boi pelo Museu da UFSC, responsável pela guarda da coleção “Elizabeth Pavan Cascaes”. O acervo é constituído por mais de 2.700 peças, entre desenhos, manuscritos e esculturas, que retratam lendas, costumes, folguedos, tradições, e outras manifestações dos colonizadores açorianos da Ilha de Santa Catarina.

A mostra é gratuita e aberta ao público, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h, e no horário de verão, a partir do dia 26 de dezembro, de segunda a quinta, das 13h às 19h. Nela é possível conferir cada etapa de construção dos bonecos, ferramentas utilizadas na produção, bem como instrumentos musicais.  O grupo trabalha com rendas, chitas, redes, dentre outros materiais, que compõem o universo da cultura popular. Este projeto é financiado com recurso público oriundo do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. Leia mais

Arréda Boi

O grupo Arréda Boi existe desde 1994 na comunidade da Barra da Lagoa, em Florianópolis, trabalhando com a cultura popular local, em especial com a brincadeira do boi-de-mamão e danças populares.

Mais informações: (48) 3721-9325 ou 3721-8604

Tags: Exposição Arreda nos Passos do BoiMuseu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues CabralUFSC