Seminário discute publicação de trabalhos acadêmicos

15/06/2012 17:45
.

O Seminário, que reuniu cerca de 70 pessoas, aconteceu no Auditório João Ernesto Escoteguy Castro, no Centro Técnológico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSC realizou na manhã dessa sexta-feira, dia 15, o “I Seminário sobre Produção Acadêmica: caminhos para a publicação em periódicos de alto impacto”. O evento buscou apresentar critérios para produção de artigos científicos, bem como indicar métodos para publicação dos trabalhos em periódicos. As palestras tiveram como tema: Critérios para seleção de periódicos e para análise de artigos científicos; Qualidade esperadas de um texto acadêmico; e Estudo bibliométrico e mapeamento
da literatura. O Seminário, que reuniu cerca de 70 pessoas, aconteceu no Auditório João Ernesto Escoteguy Castro, no Centro Técnológico (CTC).

A palestrante Lúcia Locatelli Flôres destacou que um dos problemas da produção de artigos científicos é a dificuldade em transcrever as ideias da cabeça para o papel. “A habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar”. Também foram ressaltados valores necessários para um trabalho bem feito, como organização e empenho. Para Lúcia, o objetivo principal não deve ser a publicação do artigo, mas o desenvolvimento do trabalho. Os organizadores divulgarão nos próximos dias no site do PPGEP um relatório geral sobre o Seminário contendo os principais pontos discutidos no evento.

Após a apresentação dos palestrantes, quatro pesquisadores compartilharam suas experiências com publicações de artigos relatando as dificuldades encontradas e recomendando os métodos mais adequados. Entre os tópicos principais apontados, estão a organização e a divisão em etapas de produção. A organização do evento emitirá um certificado para os participantes.

Mais informações com Alexandre Meira de Vasconcellos pelo telefone (48) 3721-7024.

Texto: Murici Balbinot/Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos: Brenda Thomé/
Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: pós-graduação