Observatório da Educação Escolar Indígena lança coleção de livros

25/05/2012 17:11

Em parceria com professores indígenas, um grupo de pesquisadores da UFSC lançou uma coleção sobre história e cultura de povos indígenas de Santa Catarina.  A publicação é resultado das atividades desenvolvidas no projeto “Autogestão e Processos Próprios de Aprendizagem: Desafios para uma Educação Escolar Indígena com Autonomia” e contem três livros. A equipe responsável pelo trabalho integra o Observatório de Educação Escolar Indígena, do Laboratório de História Indígena (Labhin), ligado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.

A expectativa é de que o material seja um suporte para a implementação da Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Cada livro foi produzido a partir de pesquisas desenvolvidas em uma Escola Indígena de Educação Básica (EIEB) do Estado e tratou sobre a história e cultura dos povos em Santa Catarina. O primeiro trata da EIEB Laklãnõ, do povo Xokleng, da cidade de José Boiteux. A segunda publicação aborda a maior escola indígena de Santa Catarina, a EIEB Cacique Vanhkrê, do povo Kaingang, no município de Ipuaçu. O terceiro livro é sobre a EIEB Wherá Tupã Poty Djá, do povo Guarani, que é o maior em população do Brasil.

Na avaliação da coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Vulfe Nötzold, “mais de 100% dos objetivos foram atingidos”. “O trabalho realizado não foi só um levantamento de dados cru. Foi um momento forte de parceria e companheirismo entre as equipes do Observatório e essas escolas. E tudo isso foi para ganhar mais visibilidade entre outros estabelecimentos de ensino, indígenas ou não”, disse a técnica da Secretaria de Educação do Estado, Helena Alpini Rosa.

Todos os dados serão sistematizados e analisados pelos alunos e professores e enviados para o MEC, para colaborar com as reflexões sobre as demandas de políticas públicas para a educação indígena. Há ainda a intenção de continuar fazendo registros por meio de livros sobre essa temática, com uma abordagem mais ampla, mas com previsão de realização para o fim do ano.

Compareceram à cerimônia o professor Adir Valdemar Garcia (representando a reitora Roselane Neckel), a Pró-Reitora de Pós-Graduação, professora Joana Maria Pedro, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História, professora Eunice Nodari e o doutorando em História, Sandor Fernando Bringmann, representando os bolsistas do projeto.

A equipe do Observatório teve o apoio da Capes, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep). A coleção está à venda no Labhin e custa R$ 30,00.

Outras informações pelo e-mail labhin@live.com ou com a professora Ana Lúcia Vulfe Nötzold, pelo telefone 3721-4879.

Por Isadora Ruschel / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: Educação indígenaUFSC