Semana Clarice tem inscrições prorrogadas até dia 16

13/04/2012 14:20

Por que Clarice permanece? Quais as repercussões que sua estética e obra trazem para a academia e para arte? Clarice continua sendo uma das autoras mais lidas no Brasil, sofrendo desdobramentos tanto na grande mídia quanto nos corredores da literatura. Pensar Clarice não é só pensar em um conjunto de livros, mas refletir sobre um momento de transição da Literatura Brasileira pelo qual podemos desvendar traços do que é o escrever contemporâneo.

Com o intuito de reunir pesquisadores, leitores e artistas que tenham Clarice Lispector como um de seus eixos norteadores, o Programa de Ensino Tutorial de Letras (PET) da UFSC promoverá entre os dias 18 e 21 de abril, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), a Semana Clarice.

Além de um evento acadêmico, a Semana Clarice será uma experiência transversal, na qual não somente se analisará sua obra, mas poderemos conhecer suas ressonâncias no cinema, teatro e artes visuais. Para isso, contaremos com a presença de Suzana Amaral, diretora do premiado filme A Hora da Estrela e uma peça inédita baseada na obra de Clarice Lispector, produzida por atores do Curso de Artes Cênicas UFSC.

Haverá também a participação de professores renomados da literatura como o professor Raul Antelo, uma entrevista exclusiva com o tradutor de Clarice para os Estados Unidos Benjamin Moser, autor da biografia mais recente Clarice, uma biografia e a presença da escritora Ana Miranda, autora da novela Clarice.

O pagamento das inscrições foi prorrogado até 16 de abril. Para se inscrever é necessário o envio de um e-mail para semanaclariceufsc@gmail, com as informações solicitadas no site http://www.semanaclarice.ufsc.br/. O valor das inscrições é de R$ 20 (ouvinte) e os pagamentos deverão ser efetuados através de depósito bancário.

Sobre o PET

Criado e implantado em 1979 pela Capes, o PET (outrora Programa Especial de Treinamento, hoje Programa de Educação Tutorial) é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.

São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

Dentre outros programas de apoio à pesquisa, ensino e extensão, o PET diferencia-se pela autonomia que proporciona aos seus bolsistas no desenvolvimento de atividades que abranjam aquelas três áreas. Por reunir acadêmicos de formações, perspectivas e interesses diversos, o PET é espaço pedagógico privilegiado a uma dinâmica de experiências e discussões, de reflexões e tensões, da prática de diferenças que constitui e que deve ser uma Universidade.

Programação:

18/04 (quarta):

8h30 às 10h – Credenciamento
10h às 12h – Mesa-redonda com Ana Luiza Andrade (UFSC), Eleonora  Frenkel Barreto (UFSC) e. Marcio Markendorf (UFSC)
12h30 – Cinepet com Gilberto Schmütz De Gouma (UFF)
14h às 16h – Apresentação de trabalhos
16h – Café
16h30 às 18h30 – Mesa-redonda com Carlos Eduardo Capela (UFSC) e Gilberto Schmütz De Gouma (UFF)
18h30 às 20h30 – Palestra com Raul Hector Antelo

19/04 (quinta):

10h às 12h – Apresentação de trabalhos
14h às 15h30 – Cinepet: Exibição do filme A Hora da Estrela