Destaques da Iniciação Científica representarão UFSC na 64ª Reunião Anual da SBPC

15/03/2012 16:11

A cerimônia de premiação foi prestigiada pela Administração Central, orientadores, colegas e familiares. Fotos: Wagner Behr/Agecom

A 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que será realizada em julho, em São Luiz, no Maranhão, terá a representação de seis jovens cientistas da UFSC que receberam nesta quarta-feira (14 de março) o prêmio Destaque da Iniciação Científica. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão vai custear, além da inscrição, a hospedagem, a inscrição e o transporte para o evento, um dos mais importantes momentos científicos do País, este ano com o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

“Espero que aproveitem a cidade, se orgulhem e orgulhem a sua universidade, pois vocês estarão levando a imagem da UFSC”, disse na cerimônia de premiação o vice-reitor da UFSC, professor Carlos Alberto Justo da Silva, aos estudantes Guilherme Wagner (do Curso de Engenharia de Materiais), Paulo Leonel Teixeira (Engenharia Mecânica), Paulo Victor da Fonseca (Ciências Econômicas), Guilherme Ricken (Direito), Vandrize Meneghini (Educação Física) e Francis Pereira Dias (Ciências Biológicas).

O grupo foi escolhido durante o 21º Seminário de Iniciação Científica, um encontro de divulgação e avaliação dos trabalhos de estudantes que contam com bolsas de iniciação científica. Foram premiados três alunos que mostraram seus trabalhos em painéis e outros três em apresentações orais – dois em cada uma das áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Vida e Ciências Exatas.

“Na universidade do futuro esperamos que a iniciação científica não seja algo para alguns, mas para todos”, complementou o vice-reitor, que compartilhou a cerimônia com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, professora Débora Peres Menezes, o diretor do Departamento de Projetos de Pesquisa, professor Jorge Mário Campagnolo, e Airton Costa, que há 20 anos atua junto aos programas de iniciação científica na Universidade.

“No futuro vocês poderão ser orientadores. O Airton conhece bem essa história”, lembrou o professor Jorge Mário Campagnolo, ressaltando a importância da iniciação científica na carreira dos pesquisadores. “O país alcançou a posição de 13º  em produção científica no mundo e certamente esse fato tem relação com a iniciação científica, fundamental em um país que quer crescer como o Brasil”, complementou o diretor do Departamento de Projetos de Pesquisa. A homenagem aos jovens pesquisadores foi prestigiada pelos orientadores dos trabalhos, colegas de curso, professores e familiares.

Engenharia espacial e botânica
Os títulos dos trabalhos dos estudantes premiados como Destaques da Iniciação Científica são um indicativo da complexidade e da relevância das pesquisas premiadas. Guilherme Wagner, por exemplo, foi reconhecido pela qualidade do projeto ´Análise Experimental de um Sistema de Bombeamento Capilar com Elemento Poroso Cerâmico em Ambiente de Microgravidade´. Ele explica em seu resumo que evaporadores capilares cerâmicos representam um avanço na tecnologia mundial para a dissipação de calor e controle de temperatura de operação de componentes eletrônicos, com potencial aplicação em ambiente de microgravidade (ambiente espacial, por exemplo).

Relacionada à área de Engenharia Térmica e desenvolvido junto ao Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, sua investigação busca colaborar com o desenvolvimento de tecnologia nacional para projeto e fabricação de circuitos de transferência de calor, sistemas com aplicação nas áreas espacial e industrial.

A caracterização da anatomia das folhas de duas plantas, uma delas com ocorrência somente em Florianópolis, é tema de outro trabalho que foi premiado. O estudo de Francis Pereira Dias, ligado ao Laboratório de Anatomia Vegetal, do Departamento de Botânica, enfoca epífitas (plantas que crescem sobre o tronco de árvores) e rupícolas (organismos que vivem sobre paredes, muros, rochedos ou afloramentos rochosos) e representam grande parte da diversidade das Florestas Tropicais Úmidas. São espécies com estruturas anatômicas, adaptadas à restrição hídrica e à busca de irradiação solar.

Francis caracterizou o formato das folhas de duas espécies (a epífita Codonanthe gracilis e Sinningia bullata, uma rupícola endêmica de Florianópolis), relacionando suas características às condições ambientais. O trabalho integra a Rede em Epífitas de Mata Atlântica: Sistemática, Ecologia e Conservação, do Programa Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Botânica, financiado pela Capes.

Os estudantes avaliados como Destaques da Iniciação Científica 2011 também abordaram os temas aptidão funcional e comportamento sedentário em idosos, sistemas para controle de ângulo em turbinas eólicas, análise econômica teórica do fenômeno de migração rural-urbana e a construção jurídica do Estado Interventor nos Estados Unidos.

Mais informações: Departamento de Projetos de Pesquisa (DPP/PRPE/UFSC) / (48) 3721-9332

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Destaques da Iniciação Científica 2011:

ALUNO ORIENTADOR

DEPTO