UFSC recepciona calouros no Centro de Cultura e Eventos
A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina realizou na manhã desta segunda-feira, dia 5, no Centro de Cultura e Eventos, a recepção dos calouros que estão entrando na instituição no primeiro semestre de 2012. Depois de receber os alunos dos cursos diurnos, que são a grande maioria, a solenidade será repetida às 19h, no mesmo local, para dar as boas vindas aos estudantes dos cursos noturnos. Ao todo, ingressam este ano 6.011 calouros, sendo 3.279 no primeiro semestre, abrangendo os *campi *de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá.
Antes de entrar, os calouros receberam a Agenda UFSC 2012, a última edição do Jornal Universitário e material informativo sobre a instituição, destacando procedimentos e serviços como atendimento psicológico, doação de sangue e as funções da ouvidoria da Universidade.
A atriz Mônica Prim realizou uma performance imitando uma “manezinha” cujo filho estava entre os calouros do primeiro semestre. Foram prestadas homenagens ao acadêmico melhor classificado no Vestibular 2012 dentro do Programa de Ações Afirmativas, Paulo Guilherme Pizzoni Neto, e ao melhor classificado geral, André Sgrott.
Representantes da comissão executiva provisória do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os alunos Tito Luiz Pereira e Priscila Voigt falaram sobre as atividades, os desafios e os problemas que os novos alunos vão enfrentar em relação à infraestrutura, à falta de professores em alguns cursos e a carências com moradia estudantil, por exemplo. Eles também anunciaram uma programação comemorativa, incluindo festas, atividades artísticas e culturais e debates sobre problemas do país e da educação, em particular.
Em sua fala, o reitor Alvaro Toubes Prata deu boas vindas aos novos alunos e disse que eles são privilegiados por estarem iniciando seus estudos numa das principais instituições de ensino superior do Brasil. Aconselhou a todos a “viverem intensamente a Universidade” e advertiu que esta é a fase em que eles passarão a ter suas próprias opiniões e pensarem por si próprios.
“Nosso campus é diversificado, heterogêneo e complexo”, afirmou o reitor. “Por isso, o conflito no campo das ideias é permanente. Mas, independente disso, aconselho a todos a não deixarem de desfrutar e se envolver com a instituição, que como todas as universidades de seu nível está à frente de seu tempo”. A UFSC é uma das 59 universidades federais brasileiras e tem um orçamento anual de R$ 1,2 bilhão.
O reitor concluiu seu pronunciamento convocando os calouros a prestigiarem a posse da nova reitora, Roselane Neckel, e da vice-reitora, Lúcia Pacheco, no dia 10 de maio deste ano. O evento foi encerrado com um almoço oferecido aos novos alunos pela Administração Central da UFSC.
Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom
Fotos: Wagner Behr/Agecom