UFSC inicia construção do primeiro bloco em Joinville e mais quatro obras em Florianópolis

13/01/2012 10:44

Projeto do Bloco "A", que começa a ser construído ainda em janeiro de 2012.

A partir de fevereiro de 2012 começa a construção do primeiro prédio no campus da UFSC em Joinville: o Bloco Acadêmico “A” do Centro de Engenharia da Mobilidade (CEM). Será um edifício de quatro pavimentos destinados a salas de aula, laboratórios, gabinetes de professores e auditório. Com 40 metros de largura por 80 metros de extensão, o prédio terá uma área de 9,8 mil m2. A ordem de serviço será entregue no dia 17/01 para a construtora e as obras devem iniciar dentro de um mês. Esta etapa envolve a execução de fundações e estrutura de concreto pré-fabricado, com custo de R$ 4.198.042,39, e conclusão prevista para 13 de julho de 2012. A etapa de acabamento, estimada em mais 180 dias, vai requerer uma nova licitação.

De acordo com o diretor administrativo do CEM, o arquiteto Francisco Alexandre Sommer Martins, para que seja possível utilizar o novo campos ainda será necessário licitar e executar várias obras em paralelo: o acesso ao campus, a infraestrutura elétrica, a infraestrutura de água, estação de tratamento de esgoto e paisagismo. Em relação ao acesso, já foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (ANTT-DNIT) a construção de duas estradas paralelas à BR 101, que será projetada e executada pela concessionária Litoral Sul. O campus localiza-se a 12 quilômetros do centro de Joinville.

“Levamos cerca de um ano estudando as condições ambientais do terreno e elaborando o projeto para o novo campus”, explica Martins. De acordo com o projeto, as edificações estarão concentradas em 30% do terreno, uma área capaz de abrigar 110 mil m² de construções, que poderão atender até 15 mil alunos. O restante do terreno será destinado a reservas ambientais, a uma área de alagamento e uma linha de trem, que já estava projetada para atravessar o terreno. Há mais de um ano o campus em Joinville está passando por terraplenagem, processo que deve continuar por cerca de seis meses.

Veja a galeria com o projeto do Campus Joinville:


Construções e reformas em Florianópolis

Também em janeiro mais quatro obras de diferentes portes estão começando em Florianópolis. As ordens de serviço já foram assinadas pelos diretores do Departamento de Obras e Manutenção Predial, da Pró-Reitoria de Infraestrutura – Proinfra (DOMP/Proinfra). No Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado no bairro Itacorubi, terá início a construção do prédio da Usina de Alimentos, com área de 533,53 m², custo de R$991.080,38 e data de conclusão prevista para 30 de junho de 2012. No Campus da Trindade três reformas estão previstas. Uma delas é no Colégio de Aplicação, que prepara a parte elétrica para instalar o sistema de ar condicionado. Outra obra é a reforma da cobertura do foyer do Centro de Cultura e Eventos. No Centro de Desportos até o início de março de 2012 deve estar concluída a reforma na piscina olímpica, que passa por substituição do revestimento cerâmico e reimpermeabilização.

Mais informações: domp.ufsc.br

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom. Imagens:  Centro de Engenharia de Mobilidade/UFSC

Tags: campus joinvilledompproinfraUFSC