Centro de Desportos reconhece trabalho do professor Edio Luiz Petroski

01/12/2011 11:51

Professor edita a Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano

Em 1975, Edio Luiz Petroski passou no primeiro vestibular da UFSC para o Curso de Educação Física. Em 2011, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), foi homenageado com o Prêmio Destaque Pesquisador , assim como outros nove professores indicados por seus centros de ensino.

“Esse é o segundo prêmio que recebo da UFSC. O primeiro foi o de honra ao mérito estudantil, no final do curso de graduação”, lembrou o professor ao receber a homenagem no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Graduado em Educação Física, Edio Luiz Petroski construiu sua carreira de docente e pesquisador com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina.  Em 1978 iniciou como professor colaborador, entre 1979 e 1980 fez uma especialização na área e em 1983 já estava buscando aprimoramento no Mestrado em Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria. O doutorado, na mesma instituição, foi realizado entre 1992 e 1995. Depois vieram ainda dois pós-doutorados: pela Universidade de Montreal (Canadá) e pela Faculdade de Motricidade Humana (Portugal).

Prata da casa
“Acho que a UFSC investiu bem. Também já ajudei a formar muitas pessoas”, comemora o professor, “prata da casa” na Universidade Federal de Santa Catarina, onde já orientou 35 mestres, quatro doutores e um pós-doutorado. Em 35 anos de Universidade, uma colaboração considerável na formação de recursos humanos, um dos critérios sugeridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC para indicação pelos centros de ensino de seus
Destaque Pesquisadores.

Biodinâmica do movimento humano; Interrelação entre morfologia e função; Crescimento,
aptidão física e saúde são suas linhas de pesquisa. Com bolsa de produtividade nível 2, 120 artigos publicados, 3 livros, 15 capítulos de livros e 83 trabalhos apresentados em eventos (em geral são dois por ano, as vezes mais) , o professor tem, nos últimos dez anos, uma das maiores produções científicas do Centro de Desportos da UFSC.

No CDS Edio Petroski coordena o Núcleo de Cineantropometria e Desempenho Humano, criado em 1996. É a partir dessa equipe que diversos estudos vêm sendo desenvolvidos, reconhecidos por periódicos científicos e também compartilhados com os públicos-alvo.

Estudos com crianças e jovens
Em um de seus mais recentes trabalhos, o professor coordena pesquisa para avaliação de crianças da cidade de São Bonifácio, a 70km de Florianópolis. O estudo contempla todas as crianças do pequeno município localizado no sul de Santa Catarina, com avaliações sobre altura, peso, crescimento, aptidão física, entre outros aspectos. De acordo com o professor, os pais foram envolvidos no projeto e os resultados, que revelam boa parte das crianças com sobrepeso, foram compartilhados com a comunidade com a expectativa de que colaborem com a elaboração de programas de promoção da saúde.

Jovens e universitários também são focos dos estudos que o professor coordena e orienta. Artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Física, aborda o baixo nível de aptidão física relacionada à saúde em alunos do ensino superior. Participaram da amostra 234 estudantes (112 moças e 122 rapazes, entre 17 e 29 anos), matriculados em diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina.

As análises foram realizadas a partir de uma bateria de testes proposta pela Sociedade Canadense de Fisiologia do Exercício e os dados obtidos revelam uma prevalência de aptidão física abaixo dos indicadores recomendados à saúde. A aptidão física está relacionada com a capacidade do indivíduo de realizar atividades do cotidiano com vigor e energia e demonstrar menor risco de desenvolver doenças ou condições crônico-degenerativas. Entre os participantes do levantamento, quase 70% não atingiram os critérios recomendados para potência de membros inferiores; 62% para extensão de braços; 38,4% para apreensão manual; 13,2% para flexão de tronco; 11,1% para força dorsal e 10,7% para força abdominal.

“O estudo mostra que boa parte dos universitários encontra-se com baixos níveis adequados, sugerindo a importância da implantação de programas para o desenvolvimento e manutenção da aptidão física destes estudantes, fornecendo subsídios para que estes adotem um estilo de vida mais ativo e saudável por toda a sua vida”, alertam os autores.

“Mesmo que esta proporção não seja alta, deve-se dar uma atenção especial a este fato serem indivíduos jovens. Nesta pesquisa não foram investigados os motivos da baixa aptidão física, porém, acredita-se que podem estar associados a essa variável os hábitos sedentários cada vez mais prevalentes entre adultos jovens “, alerta o professor.

Suas  pesquisas colaboram também com dados para populações de outros estados. No trabalho “Insatisfação com a imagem corporal  e relação com estado nutricional, adiposidade corporal e sintomas d e anorexia e bulimia em adolescentes” foram analisadas 258 adolescentes do sexo feminino (11 a 13 anos), de escolas públicas da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Os resultados são um alerta: a prevalência de insatisfação com a imagem corporal ((a imagem que se tem do próprio corpo) foi de 25,3% – e a de sintomas de anorexia e bulimia foi de 27,6%. Na opinião da equipe é mais um trabalho que ressalta a necessidade de intervenções nas escolas públicas com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de distúrbios alimentares em adolescentes do sexo feminino.

Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano
Outra colaboração do professor à área é a edição da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano, que surgiu com o núcleo que coordena na UFSC. “A revista já é bimestral e está indexada em bases importantes, como SciELO e Scopus. A meta é fazer parte de outros , como o Web of Science”, compartilha o professor, editor de uma das únicas quatro revistas no campo de Educação Física indexadas no SciELO, a biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

Mais informações: ediopetroski@hotmail.com / (48) 3721-9462

Por Arley Reis / Jornalista na Agecom
Fotos: Brenda Thomé / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Saiba Mais:
Produção Científica:

Artigos completos publicados em periódicos: 124
Livros publicados/organizados ou edições: 3
Capítulos de livros publicados: 16
Trabalhos completos publicados em anais de congressos: 13
Resumos publicados em anais de congressos: 329
Artigos aceitos para publicação: 14

Supervisões e orientações concluídas
Dissertação de mestrado: 35
Tese de doutorado:  5
Supervisão de pós-doutorado: 1
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização: 19
Trabalho de conclusão de curso de graduação: 9

Orientações em andamento:
Tese de doutorado: 2
Supervisão de pós-doutorado: 1

O Prêmio Destaque Pesquisador
A Universidade Federal de Santa Catarina entregou no dia 19 de outubro, durante sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 2011. Este ano foram homenageados 10 professores indicados por seus centros de ensino.

O reconhecimento de docentes com elevada contribuição às atividades de ensino, pesquisa e extensão com o Prêmio Destaque Pesquisador iniciou em 2010, como uma das ações do cinquentenário da Universidade. Em 2011, cada um dos centros de ensino da universidade foi novamente convidado a indicar um professor.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão sugeriu aos centros de ensino que fizessem sua seleção partindo de critérios próprios, mas também levando em conta o impacto ou o potencial de impacto das pesquisas realizadas pelo pesquisador, publicações em veículos de reconhecida excelência, a formação de recursos humanos na pós-graduação e o reflexo dos estudos no reconhecimento da UFSC como centro de excelência na área.

Homenageados em 2011:
Alckmar Luiz dos Santos / Centro de Comunicação e Expressão
Aloísio Nelmo Klein / Centro Tecnológico
Edio Luiz Petrosk /  Centro de Desportos
Eloir Paulo Schenkel / Centro de Ciências da Saúde
José Rubens Morato Leite / Centro de Ciências Jurídicas
Miguel Pedro Guerra / Centro de Ciências Agrárias
Newton Carneiro Affonso da Costa Junior / Centro Sócio-Econômico
Reinaldo Naoto Takahashi / Centro de Ciências Biológicas (CCB)
Ruth Emília Nogueira / Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ruy Exel Filho / Centro de Ciências Físicas e Matemáticas

Homenageados em 2010:
Alacoque Lorenzini Erdmann / Centro de Ciências da Saúde
Antonio Carlos Wolkmer / do Centro de Ciências Jurídicas
Ivete Simionatto / Centro Sócio-Econômico
Ivo Barbi / Centro Tecnológico
Jaime Fernando / Centro de Ciências Agrárias
João Batista Calixto / Centro de Ciências Biológicas
Leda Scheibe / Centro de Educação
Luiz Fernando Scheibe / Centro de Filosofia e Ciências Humanas)
Markus Vinícius Nahas / Centro de Desportos
Raul Antelo /Centro de Comunicação e Expressão
Wagner Figueiredo / Centro de Ciências Físicas e Matemáticas

Tags: premio destaque pesquisador