Pesquisadora da UFSC lança livro sobre a relação das crianças com as mídias

16/11/2011 16:44

Até que ponto a mídia influencia a maneira como as crianças se relacionam entre si? Partindo desse questionamento, Patrícia Bieging iniciou uma grande pesquisa que deu origem ao livro Populares e Perdedores – crianças falam sobre os estereótipos da mídia, que será lançado nesta quarta-feira, dia 16, às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. A obra é fruto da pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em Populares e Perdedores, Patricia Bieging problematiza os usos e a circulação de algumas categorias dispostas pelas mídias – como, por exemplo, populares, perdedores, fracassados e nerds – entre as crianças.

A pesquisa realizada pela autora contou com a participação de 25 crianças da Grande Florianópolis, com faixa etária entre 9 e 12 anos, de ambos e sexos e pertencentes a diferentes contextos sociais. “Apesar desta pesquisa não ter sido realizada no ambiente da escola, diante de tudo o que as crianças disseram fica claro que é nesse espaço que se efetivam as distinções entre os grupos, as competições e a intolerância, o que leva, consequentemente, aos atos violentos”, explica Patricia. A autora também comenta que, após a pesquisa, ficou evidente que nem sempre os professores sabem como agir diante de situações que caracterizam bullying.

Patricia enfatiza que, através desse trabalho, pretende promover a reflexão entre os leitores, pais e educadores. “Quero mostrar que é necessário refletir, a partir das crianças e de suas observações, sobre estes conceitos amplificados pelas mídias e sobre a maneira como são incorporados ao seu dia-a-dia. Con¬sidero que tanto educadores como produtores de comunicação podem contribuir para que as crianças e os jovens tenham uma formação cultural menos preconceituosa e mais aberta à diversidade de modos de ser”, finaliza.

Sobre a autora

Patricia Bieging é publicitária, especialista em Propaganda e Marketing e mestre em educação (no segmento de Educação e Comunicação) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É também pesquisadora assistente no Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação e Arte, do CNPq.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em telecomunicação, planejamento e marketing corporativo e cultural. Suas publicações abordam temas ligados a televisão, transmídia, identidade cultural, estereótipo, subjetividade, práticas culturais e de consumo.

Sobre o evento

O lançamento do livro Populares e Perdedores – crianças falam sobre os estereótipos da mídia (Ed. Nova Letra, 164 pág., R$ 25) e sessão de autógrafos com a autora Patricia Bieging será no dia 16 de novembro, quinta-feira, às 19h30, na Livrarias Catarinense, Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, 2468, piso Joaquina, no Centro, em Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3271-6030 ou pelo e-mail patricia.big@hotmail.com.

Por Grayce Rodrigues

Tags: lançamento de livroPatricia BiegingUFSC