Cursos gratuitos sobre capitalismo contemporâneo na América Latina

16/11/2011 15:25

Continua no dia 21 de novembro a sequência de seminários livres do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC). Nesse projeto, os pesquisadores do instituto, assim como convidados especiais, apresentam a teoria que move seus projetos de pesquisa. O curso a ser ministrado nos próximos dias 21 e 23 tratará das transformações do capitalismo contemporâneo na América latina. A inscrição é gratuita e deve ser feita com antecedência através do e-mail iela@iela.ufsc.br. São oferecidas 60 vagas.

As transformações do capitalismo dependente latino-americano foram profundas nas duas últimas décadas. A vigência da lei do valor em escala planetária, com a diminuição do poder estatal dos países periféricos, levou a grandes transformações na economia, no estado e nas classes sociais. Após intenso processo de transnacionalização da produção e perda de direitos dos trabalhadores surgiu recentemente uma nova onda desenvolvimentista, especialmente importante após a erupção da crise mundial do capital inaugurada a partir de setembro de 2007, cujos efeitos ainda não são totalmente visíveis e cujo fim ainda não se avizinha. O otimismo desenvolvimentista assume, portanto, caráter ideológico e é incapaz de oferecer uma real alternativa para os grandes problemas que caracterizam o capitalismo dependente latino-americano.

Serviço:

O quê? Curso As transformações do capitalismo contemporâneo na América Latina

Ministrante: Nildo Ouriques – professor de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Quando: Dias 21 e 23 de novembro, das 14h às 18h, no miniauditório da Economia, 2º andar – CSE.

Informações: (48) 3721-6483

Tags: América Laticacapitalismo contemporâneoIELAUFSC