Inaugurado novo prédio do Restaurante Universitário

04/11/2011 16:38
Comemoração

O pró-reitor da PRAE, Cláudio Amante, o presidente do DCE, Arland Costa, a chefe de cozinha, Elza Souza, a diretora do RU, Deise de Oliveira Rita e o reitor Álvaro Prata comemoram a inauguração.

Foi inaugurado na quinta-feira, 3 de novembro, o novo prédio do Restaurante Universitário, uma obra de mais de 3,3 mil m², com 1500 lugares e construída com recursos do ReUni. Cerca de 350 pessoas acompanharam a cerimônia, que teve a presença do reitor da UFSC, Alvaro Prata, o pró-reitor da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) Cláudio José Amante, a diretora do RU, Deise de Oliveira Rita, sua equipe, o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), além de diretores de centro, de departamentos professores, estudantes e servidores técnico administrativos em educação.

A obra recebeu o nome de Restaurante Universitário Edite Erotides do Nascimento, em homenagem à primeira cozinheira já falecida do RU. É uma reivindicação de vários anos dos estudantes, conforme destacou o presidente do DCE, Arland Tássio de Bruchard Costa, que no seu discurso criticou o atraso da obra.

A diretora do RU, Deise de Oliveira Rita, agradeceu sua equipe e ressaltou que os resultados positivos são fruto do investimento nas pessoas. “Quando melhoramos as pessoas, estamos melhorando nossos serviços”, disse.  Deise também falou das parcerias entre o RU e diversos órgãos, como o DCE, que sugeriu o uso das canecas e a mudança no cardápio, e o CCA, para onde são enviados os restos de orgânicos que irão para a compostagem.

O pró-reitor Cláudio José Amante anunciou novos serviços, como a cobertura de rede wireless, para que os estudantes possam usar o RU como local de estudo, fora dos horários das refeições. Também enfatizou a escolha por alimentos orgânicos, introdução da soja no cardápio e o projeto da caneca.

O reitor Alvaro Prata agradeceu o empenho da equipe responsável pela execução da obra, que representa para os funcionários um ambiente digno para se trabalhar. Prata afimou que o novo RU é uma entre muita melhorias necessárias para acompanhar o crescimento da universidade. “Muitas sementes foram plantadas e que estão esperando o momento para germinar e dar frutos”, afirmou.

A cerimônia também foi oportunidade para prestar homenagem à cozinheira-chefe do RU, Elza Souza, à nutricionista Érica Lohamann Barreto de Souza e ao ex-chefe da Divisão de Nutrição do RU, Rui Gabriel Kazapi. A inauguração terminou por volta de 17h. Do lado de fora já havia uma fila formada, com os estudantes aguardando para conhecer o novo Restaurante Universitário. “Ficou muito bom, mas é uma obra que já deveria ter sido entregue há muito tempo”, afirmou o estudante Teotônio José de Souza Júnior.

Por Laura Tuyama/jornalista na Agecom. Fotos de Wagner Behr.