Notícias da UFSC
  • Banda Fish Ventura participa do Talk Show do Projeto 12:30 na quarta-feira, 26 de maio

    Publicado em 24/05/2021 às 9:09

    Lucas Turski e Robson Black. Foto: Luis Gomes

    O Projeto 12:30 lança entrevista com a banda Fish Ventura na próxima quarta-feira, 26 de maio, em mais uma edição do “Talk Show 12:30” transmitida pelo canal do YouTube do Projeto, às 12h30. Participaram do bate-papo os integrantes Robson Black, Lucas Turski e Gabi Mafra. Na atividade será possível conhecer a trajetória da banda e dos artistas, assim como produções recentes e lançamentos previstos para 2021.

    Fish Ventura

    A banda foi formada em 2014 em Erechim, cidade do Rio Grande do Sul, pela dupla Lucas Turski e Robson Black. Em um disfarce de “big band” que mistura reggae com música eletrônica, Fish Ventura tem realizado parcerias com DJs como Muralhex e DJ Chernobyl. Atualmente em Florianópolis, a banda conta com participações de outras artistas, como Gabi Mafra no baixo.

    Com músicas autorais, as letras abordam críticas sociais, coletividade, união e liberdade de pensamento. Os músicos já possuem vários trabalhos difundidos, como os que compõem a primeira fase da banda, intitulada pelos artistas de Pilotem Suas Próprias Cabeças — com letras que tratam de liberdade, carregadas de mensagens para que as pessoas olhem para si mesmas e despertem, questionando nossa realidade, nossas regras e o sistema atual.

    O trabalho mais recente, lançado em abril de 2021, é a música chamada O Tempo, que conta com a participação do DJ Chernobyl.
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  • Evento on-line sobre prevenção e tratamento de queimaduras está com inscrições abertas

    Publicado em 24/05/2021 às 8:38

    O II Web-evento de Queimaduras será realizado de 15 a 17 de junho e está com inscrições abertas. O evento é uma parceria do projeto de extensão da UFSC “Prevenção de acidentes e estratégias para o cuidado-autocuidado no processo de reabilitação pós queimaduras” e do programa de extensão da UDESC “Restaura: fisioterapia dermatofuncional em queimaduras”. 

    As inscrições podem ser feitas aqui.

    Mais informações pelo Instagram.


  • Pós-graduação busca soluções para acolher estudantes

    Publicado em 24/05/2021 às 8:33

    A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) lançou um programa de escuta e acolhimento, por meio de um grupo de Apoio à Saúde Mental. O projeto intitulado “Escuta&Ação – Escutar a Pós-Graduação para Agir” foi lançado na sexta-feira, 21 de maio. A iniciativa é fruto da mobilização “Por uma Pós-Graduação Saudável”, com eventos ao vivo durante os meses de abril e maio.

    A proposta é realizar uma roda de conversa no dia 18 de junho, sexta-feira, às 15h30, com o tema: “O que a pós-graduação da UFSC pode fazer para ser mais acolhedora?”. Para isso, a PROPG solicita aos estudantes de pós-graduação que compartilhe suas ideias e sugestões para as ações que a Universidade pode tomar para acolher as necessidades da comunidade. As contribuições podem ser enviadas por meio do link: propg.ufsc.br/ufsc-ouvindo-a-pos-graduacao/


  • Câmara de Graduação regulamenta oferta de disciplinas presenciais para os semestres em calendário excepcional

    Publicado em 24/05/2021 às 8:15

    A Câmara de Graduação (CGrad) da UFSC aprovou, por unanimidade, a Resolução Normativa nº 090/2021/CGRAD, que regulamenta a oferta de disciplinas teórico-práticas nos próximos semestres, mesmo durante a Fase 1 da pandemia. A medida visa solucionar gargalos em cursos com demandas de atividades de ensino que não podem ser oferecidas em meio remoto. 

    A decisão foi encaminhada após o Conselho Universitário conceder à Câmara de Graduação, por meio da aprovação do Calendário Excepcional para 2021, a prerrogativa de definir as condições de oferta das disciplinas de caráter prático ou teórico-prático no período. Essa possibilidade também já era prevista na Resolução 140/2020, aprovada em julho do ano passado.

    A nova normativa prevê a criação de uma comissão especial dentro da CGrad, responsável por analisar os pedidos dos cursos para a liberação das disciplinas práticas e teórico-práticas. A comissão é formada por representantes dos cursos e também duas pessoas do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp). 

    A Câmara investiu em diversos processos para chegar à Resolução final. Segundo o pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos, uma série de reuniões com coordenações de cursos, além de um levantamento por meio de um questionário, identificou uma demanda considerável, principalmente de cursos da área da saúde. “Um conjunto de cursos na UFSC dependem de uma carga horária substancial de atividades práticas ou teórico-práticas, e houve um represamento com o ensino remoto emergencial. Estudantes precisam dessas disciplinas para seguir no curso, já que são pré-requisitos, e uma boa quantidade desses cursos são carreiras da saúde, que hoje representam uma grande demanda da sociedade”, ressaltou Daniel.

    Procedimento

    A Resolução traz um procedimento para aprovação das disciplinas que envolve a mobilização de vários setores, inclusive aqueles responsáveis pela saúde da comunidade universitária. Foi elaborada com atenção especial às normas do Guia de Biossegurança, e às Resoluções relativas ao Calendário Acadêmico.

    O procedimento consiste na elaboração, por parte dos cursos, da listagem de disciplinas que demandam atividades presenciais. O conjunto de disciplinas ou conteúdos práticos que necessitam de atividades presenciais deve ser discutido nos Colegiados, nos Departamentos e nos Centros de Ensino, que deverão avaliar a melhor forma de atender às necessidades dos cursos. As Unidades Acadêmicas então avaliam e encaminham à Comissão Especial da CGrad, que irá apreciar os pedidos e se pronunciar. As condições de retorno devem respeitar rigorosamente as condições de biossegurança estabelecidas nas normativas da Universidade, assim como garantir a qualidade na formação dos estudantes.

    A comissão da CGrad que preparou a minuta que gerou a resolução também prepara um guia de sugestões de formas como os cursos poderão conduzir algumas situações conteúdos práticos na forma presencial, respeitada a Fase 1. “Enfatizamos que a Universidade continua no seu calendário excepcional, na modalidade de ensino não presencial, em face da pandemia. Essa normativa se aplica somente para casos pontuais, em que não foi possível aos cursos criarem formas de adaptar os conteúdos para a modalidade não-presencial. Ela não significa a volta do ensino presencial na UFSC, mas somente a possibilidade de retorno de atividades presenciais em disciplinas muito específicas”, enfatiza o pró-reitor de Graduação.

    “A Normativa procurou ser bastante ampla, colocar para os Colegiados, Departamentos e Unidades a discussão, a busca por uma solução respeitando as especificidades de cada curso. Oferece um conjunto de procedimentos e um protocolo comum, e cada curso poderá propor as suas soluções. Fica respeitado que docentes, discentes e TAEs poderão retornar ou não, de acordo com a sua opção pessoal”, salienta. 

    A apresentação das demandas dos cursos podem ser feitas a qualquer momento, e a decisão da comissão pode ser implementada em qualquer momento durante o calendário excepcional. O pró-reitor destaca que o momento é importante para o início das discussões internas nos colegiados de cursos e departamentos. “É importante que os cursos iniciem suas discussões internamente. Alguns têm demandas muito grandes, outros têm demandas menores. Esperamos que discutam e apresentem dentro das suas possibilidades”.  

     


  • Documentário de estudantes de Jornalismo será exibido em evento nacional

    Publicado em 21/05/2021 às 16:59

    O documentário Semeadoras – As faces do Movimento de Mulheres Camponesas no Oeste de Santa Catarina, produzido pelas acadêmicas do Curso de Jornalismo Eliza Barcelos Della Barba e Luiza de Almeida Monteiro será exibido nesta segunda-feira, 24 de maio, como parte da programação da Jornada Nacional Sementes de Resistência, promovida pelo Movimento de Mulheres Camponeses (MMC). O filme foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso e faz parte do projeto multimídia Semeadoras, disponível no site https://www.semeadoras.com/. A exibição começa às 19h, nas páginas do Facebook e do YouTube do MMC.

    A Jornada Nacional Sementes de Resistência vai até o dia 28 de maio e conta com lives diárias, às 19h, no Facebook e no YouTube do Movimento. Durante a programação, as camponesas organizadas no MMC mostram também como atuam cotidianamente na prática da agroecologia como modo de vida e projeto de sociedade.


  • ‘Procura-se um Leitor’ terá evento com coletivo de poetas e conversa sobre Maura de Senna

    Publicado em 21/05/2021 às 15:13

    O Procura-se um Leitor, projeto de pesquisa, extensão e cultura, abre seu Clube de Leitura de 2021 com o evento F em versos, marcado para este sábado, 22 de maio, às 15h, na página do Youtube. A conversa será sobre Maura de Senna, escritora do início do século XX, e sobre o Abrasabarca, coletivo de poetas de Florianópolis que está lançando o livro Interferência Respiratória. O evento gera certificado aos participantes que confirmarem presença

    O Clube de Leitura é uma reunião mensal online e aberta a todos e todas que quiserem conversar sobre Literatura de Santa Catarina. A cada encontro, revisita-se a obra de um escritor ou uma escritora que esteja disponível no site portalcatarina.ufsc.br, a respeito de um tema também presente no trabalho de artistas contemporâneos convidados.

    Nessa edição, o coletivo Abrasabarca e a professora da UFSC Isabela Melim Borges irão conversar sobre os livros Poemas-Estórias, de Maura de Senna, e Abrasabarca e Revoluta, do coletivo Abrasabarca. As mediadoras do evento são as professoras Thaís Fernandes e Arlyse Ditter, do Colégio de Aplicação.


  • Nota de Pesar: falece o técnico-administrativo em Educação aposentado Daniel Vieira

    Publicado em 21/05/2021 às 14:40

    O técnico-administrativo em Educação, lotado no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Daniel Vieira, faleceu nesta quinta-feira, 20 de maio, após um longo período de internação decorrente da Covid-19. Daniel tinha 59 anos, e exercia o cargo de Contínuo até aposentar-se em 2017.

    Em depoimento nas redes sociais, a professora Tânia Ramos, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV) comunicou o falecimento e disse: “Daniel Vieira, ele foi tudo no nosso CCE UFSC. Limpou salas, entregou correspondência, quebrava galho na portaria, com humor e alegria, bastante discreto. (…) Aposentou e eu levei um susto porque sempre o considerei um menino. Não nos despedimos. Ontem eu soube que depois de dois meses hospitalizado a COVID o levou. Mais um. Menos um na minha vida. Obrigada por tudo, meu amigo.”

    Daniel foi sepultado nesta sexta-feira, 21 de maio, às 13h30.

    A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos de Daniel neste momento de perda.


  • Festival de Música da UFSC retorna em formato on-line em agosto

    Publicado em 21/05/2021 às 13:27

    O V Festival de Música da UFSC, que ocorre de 24 a 27 de agosto, será totalmente on-line e com transmissão das atrações pela internet. O festival pretende proporcionar à comunidade apresentações nos mais variados gêneros musicais, que vão do clássico ao contemporâneo, do erudito ao popular.

    Além da apresentação dos músicos selecionados, haverá quatro pockets shows com músicos ou bandas catarinenses consagradas no meio musical. Vinte músicas serão apresentadas no evento.“Nossa expectativa é que esse Festival de Música revele novos talentos na área de composição musical, tanto na UFSC quanto nas cidades dos seus campi”, declara a secretária de cultura e arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges.

    A participação para a seleção no V Festival de Música é aberta à comunidade universitária da UFSC (Campi de Florianópolis, Joinville, Araranguá, Curitibanos e Blumenau) e a compositores, músicos, intérpretes e comunidade da Grande Florianópolis e regiões dos demais campi da UFSC. As inscrições serão entre 1 e 30 de junho, na página da Secretaria de Cultura e Arte.

    O V Festival de Música da UFSC busca incentivar e intensificar a criatividade musical, promover a integração e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes e comunidade cultural. Além disso, o evento incentiva o interesse pela música e o exercício intelectual desta atividade, um dos meios essenciais de expressão cultural. O evento é uma ação da SeCArte e Departamento de Cultura e Eventos (DECEVEN).


  • Profissionais do HU falam sobre efeitos da meditação para enfrentar estresse e ansiedade

    Publicado em 21/05/2021 às 13:08

    A pandemia trouxe medo, ansiedade, irritação, isolamento e sensação de insegurança e, por isso, muita gente decidiu recorrer a uma estratégia conhecida da humanidade há milênios, com o objetivo de preservar a saúde mental – a meditação. A prática é lembrada em todo o mundo no dia 21 de maio, o Dia Mundial da Meditação. Quem utiliza as técnicas garante que os resultados são positivos e há estudos que comprovam que é possível ativar determinadas áreas do cérebro com técnicas e relaxamento.

    A neuropsicóloga do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) Rachel Schlindwein-Zanini explica que a meditação é uma prática antiga de autorregulação do corpo e mente, com origem em tradições orientais que se caracteriza por um grupo de técnicas atencionais capaz de produzir efeitos psicossomáticos. Ela cita entre as práticas de meditação o Mindfulness.

    “Acredita-se que ela poderia ativar uma rede de regiões do cérebro, como a ínsula (associada à compaixão, empatia e autoconsciência), o putâmen (ao processo de aprendizagem) e algumas porções do córtex cingulado anterior, podendo interferir em algumas funções autonômicas e em funções cognitivas mais voltadas ao córtex-frontal (como planejamento, tomada de decisão e modulação do comportamento social)”, explica a profissional, alertando, porém que nada é totalmente inócuo. “Pode ter efeitos diferenciados, como em pessoas com esquizofrenia. Daí a importância do paciente conversar com um médico ou psicólogo sobre sua condição”, disse a especialista.
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  • Divulga UFSC – 21/05/2021 – Edição 1650

    Publicado em 21/05/2021 às 11:11

     

     

     

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 21/05/2021 – Edição 1650
    Candidatos classificados em edital de transferências e retornos para 2021-1 têm prazo até dia 24 para matrícula

    O Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC) publicou, no dia 14 de maio, o Edital nº 07/DAE/PROGRAD/2021, com o resultado do processo seletivo de transferências e retornos para 2021-1. Os candidatos classificados devem fazer a matrícula online entre 20 e 24 de maio. Dúvidas sobre o resultado das transferências e retornos deverão ser tratadas diretamente com a Coordenadoria do respectivo Curso. Para saber mais, acesse o site do DAE.


    Repositório Institucional da UFSC ocupa 3ª posição entre os repositórios brasileiros em ranking internacional

    O Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) está em 3º lugar entre os repositórios brasileiros e na 12º colocação mundial na categoria de repositórios institucionais, conforme a 11ª edição do Transparent Ranking: Institutional Repositories by Google Scholar, publicada em maio. O Repositório Institucional da UFSC é administrado pela Biblioteca Universitária (BU) e mantido pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). Continue a leitura >>.

    PROEX abre inscrições para novos cursos SIGPEX – Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão

    A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abre inscrições para os cursos “Registro de Projetos de Cursos de Extensão com Financiamento no SIGPEX” e “Registro de Projetos de Extensão com Financiamento no SIGPEX”. O primeiro ocorre a partir do dia 24 de maio e as inscrições podem ser feitas aqui. Já o segundo inicia no dia 14 de junho e as inscrições podem ser acessadas neste link. Ambos os cursos são ministrados pela Diretora da Pró-Reitoria de Extensão, professora Graziela De Luca Canto, e possuem duração de duas horas, destinado a coordenadores de ações de extensão.


    Gestão

    Comissão realiza consulta sobre a lotação de tradutores intérpretes de Libras

    A comissão para estudo da lotação dos servidores ocupantes do cargo de tradutor intérprete de Libras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), designada pela portaria nº 54/2021/Prodegesp, de 19 de março de 2021, está realizando uma consulta à comunidade. Professores, alunos e técnicos administrativos são convidados a opinar, até 27 de maio, sobre o local de lotação desses profissionais. O grupo estudou diferentes documentos institucionais e realizou uma reunião com os tradutores e intérpretes. A partir disso, foram identificadas algumas possibilidades de lotação, detalhadas no questionário e neste documento. O formulário, portanto, se propõe a ser mais um elemento para embasar o relatório final. Acesse o questionário (na descrição de cada pergunta, há link para a tradução em Libras).

    Edital seleciona propostas para atividades formativas para docentes e técnicos-administrativos

    O Programa de Formação Continuada da Universidade Federal de Santa Catarina (PROFOR/UFSC) lançou um edital para selecionar propostas de atividades formativas em diversas áreas para serem oferecidas para professores e técnicos-administrativos. As inscrições estão abertas até 31 de maio de 2021. O público alvo do edital são professores ou técnico-administrativos em Educação ativos da UFSC, que podem submeter propostas de atividades formativas em 15 áreas. Os cursos serão ministrados de junho de 2021 até março de 2022. As propostas devem ser enviadas para o e-mail profor@contato.ufsc.br. Veja mais detalhes no edital: EDITAL 004 2021 PROGRAD.


    Ensino

    Professora da Universidade de Pequim profere aula inaugural da Pós em Estudos da Tradução

    O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC irá realizar sua aula inaugural com a palestra “A tradução Literária e a divulgação da Literatura Brasileira na China”, no dia 24 de maio, às 9h30. A convidada é Xuefei Min da Universidade de Pequim e o evento será pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e a participação no evento dá direito a certificado. Mais informações pelo e-mail secpget@gmail.com ou na página do programa.


    Extensão

    Egresso da UFSC Joinville lança software que reduz o custo com transportes para pequenas e médias empresas

    O Engenheiro de Transportes e Logística, Murilo Palomares, formado pela UFSC, é um dos fundadores da Startup Routech, que desenvolveu um software de planejamento de rotas para pequenas e médias empresas. Durante o ano de 2020, as pequenas e médias empresas precisaram reinventar sua forma de fazer entregas devido a um aumento na demanda por transporte causado pelas compras pela Internet que tiveram um aumento em 68% quando comparadas com o ano anterior, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Buscando reduzir o custo com transporte dessas empresas em até 30%, e o tempo de planejamento em até 75%, o programa desenvolvido pela startup irá ajudar os gestores no processo de planejamento de rotas, seja na área de logística, com as entregas e coletas que as empresas precisam realizar, ou pelo time comercial, na gestão de visitas aos pontos de venda, e de técnicos e agentes de campos que precisam realizar serviços de manutenção e controle diário. Continue a leitura>>.

    Inscrições para curso sobre ‘Desafios de Aprender en un mundo Digital’ começam dia 14 de maio

    Estão abertas entre 14 a 29 de maio as inscrições para a primeira turma do curso de extensão Desafios de Aprender en un mundo Digital, desenvolvido pelo grupo de pesquisa TEMA Didático como parte do Programa de Mobilidade Virtual da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (PROEX). O início das atividades da primeira turma está marcado para 1 de junho, com término no dia 9 de julho. O curso será ministrado totalmente na modalidade virtual assíncrona (e-learning), em espanhol, com um total de 30 horas, com certificação..

    Departamento de Enfermagem organiza curso sobre diabetes para maiores de 50 anos

    Estão abertas, até 28 de maio, as inscrições para o curso de extensão Para compreender… Afinal, o que é a diabetes mellitus. Voltada a pessoas de 50 anos ou mais, a atividade é gratuita e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre o diabetes mellitus como uma condição crônica de saúde, suas complicações agudas e crônicas e a monitorização da glicemia. As aulas serão realizadas por meio de encontros virtuais semanais de 10 de junho a 2 de julho, às quintas-feiras ou às sextas-feiras à tarde (turmas A e B), das 14h às 18h. Os participantes terão direito a um certificado de 30 horas, e as inscrições podem ser feitas por este link.

    Gigante na Maricultura: produção da macroalga traz benefícios ao meio ambiente e ao produtor

    O setor da maricultura pode comemorar a liberação e a regularização, por parte dos órgãos ambientais e de fiscalização, do cultivo comercial dessa espécie da macroalga Kappaphycus alvarezii no litoral catarinense. Os dois marcos ocorreram, respectivamente, nos meses de fevereiro e de dezembro de 2020, e são os fundamentos legais para que a macroalga desponte como uma nova alternativa de renda aos maricultores da região, ao lado da reconhecida produção de ostras, mexilhões e vieiras. Continue a leitura » ».


    Pesquisa

    Aberta submissão de trabalhos para o Congresso Brasileiro de Alfabetização

    Segue até 31 de maio o prazo para submissão de trabalhos do V Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), promovido pela Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf). Neste ano, o evento tem como tema Alfabetização: políticas, práticas e resistências e será feito de forma online, de 18 a 20 de agosto, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. Continue a leitura>>.

    Artigo do Necat mostra efeitos da pandemia sobre a renda das famílias

    Dois pesquisadores vinculados ao Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicaram um artigo abordando os impactos da pandemia de Covid-19 sobre a renda do trabalho e das famílias no Estado. O artigo, intitulado “Domicílios sem renda do trabalho cresceram cerca de 30% em Santa Catarina no ano de 2020”, mostra que a pandemia atinge os catarinenses provocando queda de rendimentos dos trabalhadores que conseguiram se manter ocupados e aumento do número de famílias sem renda do trabalho. Confira a íntegra do artigo neste link.

    UFSC integra Programa Constelação Catarina, voltado ao desenvolvimento de sistemas espaciais

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) integra o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O programa “compreende um conjunto de iniciativas consorciais voltadas para o desenvolvimento de sistemas espaciais baseados no uso de nanossatélites, que se complementam por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais”. A Constelação Catarina é um conjunto de sistemas espaciais que atenderá, prioritariamente, aos setores agropecuário e de defesa civil nacionais, de maneira a contribuir para a agenda de desenvolvimento socioeconômico sustentável do país. A UFSC terá, até este momento, duas participações por meio dos laboratórios: SPACELAB/UFSC, atuando na área de desenvolvimento; e o SC2C/UFSC, atuando na área gerencial da missão. Continue a leitura >>.


    Cultura

    Livro infantil inclusivo conta a história do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC

    Um livro infantil pedagógico e inclusivo desenvolvido no âmbito de uma ação de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi selecionado para compor as “Caixas inclusivas de mediação” do projeto Formação de Educadores em Museus em Santa Catarina, que prevê a circulação do material por todas as regiões do estado. Intitulada MArquE, uma história para contar, a obra foi projetada e desenvolvida em parceria entre o setor pedagógico do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) – Oswaldo Rodrigues Cabral e o professor Luciano de Castro, secretário de Educação a Distância da UFSC.

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  • Laboratório de Transportes e Logística da UFSC lança novo vídeo no Maio Amarelo

    Publicado em 21/05/2021 às 10:04

    O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito (Nepet), do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lança um segundo vídeo educativo para promoção do tema da campanha do Maio Amarelo 2021: No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!.

    Na produção, busca-se promover atitudes responsáveis no trânsito entre os estudantes do Ensino Básico através de uma atividade transversal à disciplina de Matemática. Essa e outras dezenas de atividades podem ser acessadas gratuitamente na plataforma do Programa Conexão DNIT.

    O Programa Conexão DNIT é o Programa Nacional de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), concebido e desenvolvido pelo NEPET/LabTrans/UFSC como uma iniciativa inovadora, sustentável e colaborativa de Educação para o Trânsito, estruturada em rede e direcionada para as escolas de Ensino Fundamental.

    > Assista ao vídeo nas redes sociais do LabTrans/UFSC: http://bit.ly/nepetmaioamarelo2

    Conheça o Programa Conexão DNIT acessando o link https://servicos.dnit.gov.br/conexao, ou baixando o aplicativo móvel disponível para Android (http://bit.ly/conexaodnitandroid) e iOS (http://bit.ly/conexaodnitios)


  • Repositório Institucional da UFSC ocupa 3ª posição entre os repositórios brasileiros em ranking internacional

    Publicado em 21/05/2021 às 8:42

    O Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) está em 3º lugar entre os repositórios brasileiros e na 12º colocação mundial na categoria de repositórios institucionais, conforme a 11ª edição do Transparent Ranking: Institutional Repositories by Google Scholar, publicada em maio.

    O Ranking Web of World Repositories é organizado pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha. Esse ranking tem o objetivo de apoiar as iniciativas de acesso aberto e gratuito às publicações científicas e acadêmicas em formato digital. Os indicadores da web aplicados consideram o número de registros indexados no Google Scholar e medem a visibilidade global e o impacto dos repositórios.

    O Repositório Institucional da UFSC é administrado pela Biblioteca Universitária (BU) e mantido pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). O RI/UFSC visa ampliar e facilitar o acesso aberto à produção científica e institucional da UFSC de forma abrangente à comunidade universitária e sociedade em geral. Contém cerca de 80 mil documentos, entre monografias, teses, dissertações, livros, vídeos, fotos e outros itens.

    > Confira a posição dos 10 primeiros repositórios brasileiros na 11ª edição do ranking:

    1º Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    2º Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP)
    3º Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    4º Repositório Institucional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
    5º Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
    6º Repositório Institucional da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    7º Repositório Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
    8º Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
    9º Repositório Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    10º Repositório Institucional da Universidade de Brasília (UnB)

    Para conhecer o ranking completo e entender como ocorre a avaliação e a obtenção dos dados, acesse: https://repositories.webometrics.info/en/institutional


  • Empreendedorismo social e de impacto é tema de live

    Publicado em 21/05/2021 às 8:10

    O Linc Social, programa da Secretaria de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, na próxima quinta-feira, 27 de maio, a live Empreendedorismo social e de impacto: características, virtudes e vertentes. A atividade será transmitida pelo Instagram do Linc Social a partir das 19h.

    A palestrante é Aline Pascale. Bacharela em Comunicação Social, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, Marketing, Administração Geral e Gestão de Negócios, Aline é especialista em modelagem de negócios e planejamento estratégico e professora de Educação. Também é mentora e designer de negócios de impacto social e fundadora da Cuidatoria – Protagonismo Empreendedor.


  • Artigo do Necat mostra efeitos da pandemia sobre a renda das famílias

    Publicado em 20/05/2021 às 19:05

    Dois pesquisadores vinculados ao Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicaram um artigo abordando os impactos da pandemia de Covid-19 sobre a renda do trabalho e das famílias no Estado. O artigo, intitulado “Domicílios sem renda do trabalho cresceram cerca de 30% em Santa Catarina no ano de 2020”, mostra que a pandemia atinge os catarinenses provocando queda de rendimentos dos trabalhadores que conseguiram se manter ocupados e aumento do número de famílias sem renda do trabalho.

    O estudo foi feito com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Em gráficos e números, mostra que a massa de rendimentos efetivamente recebida em todos trabalhos caiu 6,1% ao longo do ano de 2020, embora o rendimento médio efetivo tenha permanecido praticamente inalterado. “O afastamento de trabalhadores, a inviabilização de atividades e a queda no nível das atividades econômicas observadas ao longo de 2020 provocaram uma grande redução do número médio de horas efetivamente trabalhadas, que chegou a ficar 13% abaixo das jornadas habituais entre os meses de abril e junho de 2020”.

    A contração de renda também está relacionada ao crescimento da desocupação. De acordo com o artigo, 6% de todas as pessoas que estavam ocupadas no Estado acabaram perdendo o emprego ou saíram do mercado de trabalho no decorrer do ano. “A renda per capita média das famílias catarinenses passou de R$ 1.453,37 no quarto trimestre de 2019 para R$ 1.317,92 no quarto trimestre de 2020, representando uma queda de 9,3%”.

    O maior efeito da crise, de acordo com o artigo, foi o aumento das famílias sem renda. O número de domicílios sem renda do trabalho em Santa Catarina saltou de 544 mil no último trimestre de 2019 para 697 mil no quarto trimestre de 2020, um aumento de 28,2%. A principal causa apontada foi a perda de 220 mil ocupações remuneradas ao longo do ano passado.

    O artigo é assinado por Vicente Loeblein Heinen, estudante de Economia da UFSC e bolsista do Necat; e Lauro Mattei, professor titular do curso de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC e coordenador geral do Necat.

    Confira a íntegra do artigo neste link 


  • Laboratório pesquisa qualidade de instrumentos online para avaliação neuropsicológica

    Publicado em 20/05/2021 às 17:34

    O Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (Lance) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de investigar a qualidade de instrumentos online para avaliação neuropsicológica. Toda a coleta de dados da pesquisa será feita de forma remota e em duas etapas: a primeira através de um formulário e a segunda por meio de uma videochamada para a avaliação remota.

    Neste momento, os pesquisadores estão convidando voluntários para participar. São aceitas pessoas com ou sem diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e idade entre 11 e 30 anos. Menores de 18 anos deverão ter autorização dos responsáveis para se voluntariar. Quem tiver interesse em participar do estudo deve acessar o link bit.ly/recrutamento-stroop e deixar informações de contato. Posteriormente, um membro da equipe de pesquisa entrará em contato para fornecer as instruções das etapas seguintes.

    Mais informações: https://lance.paginas.ufsc.br/

     


  • Novo lote de sementes de ostras do Pacífico está disponível para venda

    Publicado em 20/05/2021 às 17:06

    O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) comunica que está disponível para venda um lote de 650.000 sementes diploides de ostras do Pacífico, ao valor de R$ 26,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina. As sementes foram produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situada na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503 (Barra da Lagoa), e não foram aproveitadas pelas unidades universitárias. O LMM é ligado ao Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

     


  • Divulga UFSC – 20/05/2021 – Edição 1649

    Publicado em 20/05/2021 às 12:17

     

     

     

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 20/05/2021 – Edição 1649
    UFSC divulga resultado de processo seletivo para ingresso em 2.516 vagas da graduação

    OA Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC) divulgou nesta quinta-feira, 20 de maio, o resultado do Processo Seletivo UFSC/2021. Confira as listas de aprovados no site https://processoseletivo2021.ufsc.br/. O Processo Seletivo 2021 ofertou 2.516 vagas, sendo 1.801 preenchidas pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras 715 vagas com utilização da nota de um dos cinco últimos vestibulares presenciais da UFSC. O concurso teve mais de 15 mil inscritos, dos quais 14.414 concorreram usando as notas do Enem e 1.074 participaram usando notas de vestibulares anteriores. As matrículas ocorrem em duas etapas. Continue a leitura » ».


    Coperve divulga aprovados em quatro processos seletivos para cursos de graduação da UFSC

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou nesta quarta-feira, 19 de maio, as listas de classificados em quatro processos seletivos de ingresso em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nestes concursos foram oferecidas 357 vagas, distribuídas em 105 cursos de graduação nos cinco campi universidade, sendo 210 para Suplementares Negros; 31 para Suplementares Indígenas (22) e Quilombolas (9); 50 vagas para Educação do Campo e 66 ao Sisu Complementar. Continue a leitura>>.

    Amamentação e doação de leite são recomendadas pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

    O Serviço de Apoio à Amamentação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC lembra que a manutenção da amamentação e da doação de leite humano por mulheres vacinadas contra a Covid-19 é recomendada pela Câmara Técnica da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH). As servidoras do SAAM permanecem disponíveis para auxiliar nutrizes com dúvidas através do e-mail saam.saad@contato.ufsc.br . Continue a leitura>>.


    Gestão

    Secretaria de Inovação participa de workshop sobre núcleos de inovação tecnológica

    Na manhã desta quarta-feira, 19 de maio, a Secretaria de Inovação (Sinova/UFSC) participou do workshop Organização e gestão de núcleos de inovação tecnológica (NITs), promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O evento reuniu 47 pessoas – entre gerentes de unidades de pesquisa e NITs convidados e o colegiado do NIT da Epagri –, para trocar experiências na condução de núcleos de inovação. Continue a leitura>>.

    Inscrições abertas para isenção de pagamento dos Cursos Extracurriculares de Idiomas online

    A Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP/Prodegesp) publicou o Edital nº 55/DDP/PRODEGESP/2021, para a abertura das inscrições no processo seletivo destinado a servidores, docentes e técnico-administrativos em educação, para obtenção de isenção de pagamento dos cursos extracurriculares de língua estrangeira, na modalidade a distância, promovidos pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/CCE) para o segundo semestre de 2021. As inscrições estarão abertas até 6 de junho no Sistema Gestor de Capacitação (SGCA). Mais informações: Edital nº 55/DDP/PRODEGESP/2021 , no Portal da Capacitação e no site http://www.cursosextra.com.


    Extensão

    SINTER terá a presença do Campus France na série International Student – How to study abroad

    Nesta quinta-feira, dia 20/05, às 10h, será transmitido no canal do Youtube UFSC Internacional a primeira série International Student – How to study abroad. A proposta da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) nasceu da necessidade de conectar a comunidade universitária às parceiras internacionais da UFSC. Representantes de instituições internacionais serão convidados para conversar sobre as oportunidades de estudos em diversos países e sanar dúvidas. Para esse primeiro encontro virtual, o país escolhido foi a França, com a participação do Campus France, responsável por promover o ensino superior francês para estudantes no Brasil. Leia mais>>.

    ‘Café com Ciência’ aborda a utilização da termografia para avaliação da pele queimada

    O Projeto de Extensão em Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde (EDCCS/UFSC) promove, nesta quinta-feira, 20 de maio, uma nova edição do Café com Ciência, com o tema Utilização da termografia como ferramenta de avaliação da pele queimada. A atividade ocorre às 16h pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feitas nesta página até o início do evento ou até que sejam preenchidas as 70 vagas disponíveis. O link para a videoconferência será enviado por e-mail aos inscritos, e os participantes terão direito a certificado.

    Sala Verde UFSC promove a oficina “Tricô Temático de Inverno”, nesta sexta-feira, 21 de maio

    A sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, nesta sexta-feira, 21 de maio, às 15h, a oficina Tricô Temático de Inverno, mediada pela professora de crochê e tricô Luciana Borges. A atividade, que dá direito a certificado, irá acontecer pelo Conferência Web e as inscrições podem ser feitas neste link.

    Conferências sobre uberização e efeitos da pandemia marcam lançamento de seminário sobre futuro do trabalho

    O Ciclo de Seminários “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-americanas” é promovido pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/ UFSC) e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola), vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (SINJUSC). A Conferência de Lançamento acontece no dia 21 maio de às 19h, de maneira virtual, com Ludmila Abílio, doutora em Ciências Sociais (CESIT/UNICAMP/), com o tema “Uberização: dominação e resistência dos trabalhadores just in time“; e Federico Vocos, Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de La Plata (CITRA/UMET), sobre “El movimiento obrero ante la pandemia en la Argentina”. Leia mais>>.

    PPGECT promove palestra: ‘Ciência e verdade: diálogos com Deleuze e Wittgenstein’

    O Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC) promove a palestra “Ciência e verdade: diálogos com Deleuze e Wittgenstein”. O evento será realizado no dia 21 de maio, entre 14h e 17h. O link para participação vai ser enviado aos inscritos – clique aqui para se inscrever.

    PPGFSC realiza seminário sobre nanocompósitos híbridos para dispositivos eletrônicos

    O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina promove o seminário sobre Nanocompósitos híbridos para dispositivos eletrônicos, ministrado pelo professor Carlos Renato Rambo, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC. A transmissão do evento ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 21 de maio, às 10h15min, pelo canal no YouTube do PPGFSC. No evento, haverá uma apresentação do Laboratório de Materiais Elétricos (LAMATE-EEL), e serão demonstrados os trabalhos recentes relativos ao desenvolvimento de nanocompósitos híbridos para dispositivos de armazenamento de energia. Continue a leitura>>.


    Pesquisa

    CoPesquisa de estudante de Medicina da UFSC retoma problema de decretos de abertura para agravamento da pandemia em SC

    Os decretos de flexibilização e retomada de serviços contribuíram para o agravamento da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina. A conclusão é de um estudo desenvolvido pela estudante de Medicina da UFSC, Helena Hughes, com orientação da professora do Departamento de Saúde Pública Ana Luiza Curi Hallal. A pesquisa, intitulada Evolução da Covid-19 no Sul do Brasil: Decretos e Indicadores no Estado de Santa Catarina, cruza os dados epidemiológicos do estado entre 25 de fevereiro e 25 de agosto de 2020 e os coloca em contraste com decretos assinados pelo governo como medida de prevenção ou afrouxamento dos cuidados ao longo do mesmo período. Continue a leitura » ».


    Cultura

    Quarto episódio da série ‘Minutos Musicais’ estreia nesta sexta-feira

    A TV UFSC apresenta nesta sexta-feira, 21 de maio, às 21h, o quarto episódio da série Minutos Musicais, com a vídeoarte Entre quatro paredes, de autoria da professora do curso de Cinema da UFSC, Clélia Mello. Criada em 2020, a obra foi concebida sobre o forte impacto da pandemia. A montagem exibe uma série de imagens da história da arte que retratam situações em ambientes internos, ou seja, entre quatro paredes. A música do episódio é Prece de Alberto Nepomuceno interpretada pelo pianista Pablo Rossi.

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  • UFSC divulga resultado de processo seletivo para ingresso em 2.516 vagas da graduação

    Publicado em 20/05/2021 às 10:42

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira, 20 de maio, o resultado do Processo Seletivo UFSC/2021. Confira as listas de aprovados no site https://processoseletivo2021.ufsc.br/. O Processo Seletivo 2021 ofertou 2.516 vagas, sendo 1.801 preenchidas pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020 e outras 715 vagas com utilização da nota de um dos cinco últimos vestibulares presenciais da UFSC (2018, 2018.2, 2019, 2019.2 ou 2020).

    O concurso teve mais de 15 mil inscritos, dos quais 14.414 concorreram usando as notas do Enem e 1.074 participaram usando notas de vestibulares anteriores.

    As matrículas ocorrem em duas etapas. Em razão da pandemia de Covid-19, todos os procedimentos são realizados por meio da internet, inclusive as validações de autodeclarações de candidatos classificados nas cotas da Política de Ações Afirmativas (cotas) da UFSC.

    A etapa on-line da matrícula será realizada de 21 a 25 de maio, através do link simig.sistemas.ufsc.br. O candidato classificado precisa seguir todos os passos, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não possui matrícula simultânea em outra instituição pública de ensino superior ou em outro curso da UFSC) e as autodeclarações a serem preenchidas pelos candidatos cotistas. O último passo nesta etapa é emitir e salvar o comprovante de matrícula online com protocolo.
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  • Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica divulga edital para o mestrado

    Publicado em 20/05/2021 às 10:41

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC lançou o edital do processo seletivo para o mestrado. As inscrições para as 30 vagas serão realizadas de 31 de maio a 21 de junho.

    As vagas estão disponíveis em seis linhas de pesquisa: Formação de professores; Ensino e aprendizagem das ciências; Implicações sociais da ciência e da tecnologia na educação; Epistemologia e história da ciência e da matemática; Mídias e ensino de ciências e Linguagens e ensino.

    Mais informações no edital.


  • Doação de leite após vacinação contra Covid-19 é recomendada pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

    Publicado em 20/05/2021 às 10:17

    O Serviço de Apoio à Amamentação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC lembra que a manutenção da amamentação e da doação de leite humano por mulheres vacinadas contra a Covid-19 é recomendada pela Câmara Técnica da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH).

    As servidoras do SAAM permanecem disponíveis para auxiliar nutrizes com dúvidas através do e-mail saam.saad@contato.ufsc.br, de segunda a sexta, das 8-12h e das 13-17h.

    A recomendação é baseada em decisões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Center for Disease Control and Prevention (CDC), American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), Academy of Breastfeeding Medicine (ABM), Society for Maternal & Fetal Medicine (SMFM), Infant Risk Center (IRC), Public Health England (PHE), Norwegian Institute of Public Health (NIPH), associações de Bancos de Leite Humano da Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda e outros países.

    Confira a recomendação técnica.


  • Pesquisa de estudante de Medicina da UFSC retoma problema de decretos de abertura para agravamento da pandemia em SC

    Publicado em 20/05/2021 às 8:59

    Os decretos de flexibilização e retomada de serviços contribuíram para o agravamento da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina. A conclusão é de um estudo desenvolvido pela estudante de Medicina da UFSC, Helena Hughes, com orientação da professora do Departamento de Saúde Pública Ana Luiza Curi Hallal. A pesquisa, intitulada Evolução da Covid-19 no Sul do Brasil: Decretos e Indicadores no Estado de Santa Catarina, cruza os dados epidemiológicos do estado entre 25 de fevereiro e 25 de agosto de 2020 e os coloca em contraste com decretos assinados pelo governo como medida de prevenção ou afrouxamento dos cuidados ao longo do mesmo período.

    Segundo Helena, a motivação para analisar os dados veio da oportunidade de unir duas áreas de conhecimento importantes à saúde pública e com pouco histórico de produção interdisciplinar: o Direito e a Medicina. Como estudou três anos de Direito e por sugestão da professora, ela decidiu colocar os indicadores em diálogo com a produção dos documentos públicos que balizaram a forma como o Governo do Estado lidava com a pandemia.
    Continue a leitura » »


  • Coperve divulga aprovados em quatro processos seletivos para cursos de graduação da UFSC

    Publicado em 19/05/2021 às 17:27

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou nesta quarta-feira, 19 de maio, as listas de classificados em quatro processos seletivos de ingresso em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nestes concursos foram oferecidas 357 vagas, distribuídas em 105 cursos de graduação nos cinco campi universidade, sendo 210 para Suplementares Negros; 31 para Suplementares Indígenas (22) e Quilombolas (9); 50 vagas para Educação do Campo e 66 ao SiSU Complementar.

    >> Confira as listas de aprovados: Educação do CampoSuplementares Negros; Suplementares Indígenas e Quilombolas; e SiSU Complementar

    As matrículas são realizadas em duas etapas. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos, que são diferentes conforme o processo seletivo. Os aprovados às vagas de Suplementares Negros, Suplementares Indígenas e Quilombolas e Educação do Campo devem realizar a matrícula on-line no período de 21 a 25 de maio; e a etapa documental, de 8 de junho a 6 de julho. Os classificados no SiSU Complementar farão a etapa on-line de 31 de maio a 4 de junho e a etapa documental ocorrerá também no período de 8 de junho a 6 de julho.

    Em razão da pandemia de Covid-19, todos os procedimentos são realizados por meio da internet, inclusive as validações de autodeclarações de candidatos classificados nas cotas da Política de Ações Afirmativas da UFSC.

    A matrícula online será feita através do link simig.sistemas.ufsc.br. O candidato classificado precisa seguir todos os passos, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não possui matrícula simultânea em outra instituição pública de ensino superior ou em outro curso da UFSC) e as autodeclarações a serem preenchidas pelos candidatos cotistas. O último passo nesta etapa é emitir e salvar o comprovante de matrícula online com protocolo.

    Antes da etapa documental, os candidatos que optaram pelas vagas de cotas precisam realizar a validação das autodeclarações através do Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida). Para isso, os classificados às vagas de Suplementares Negros, Suplementares Indígenas e Quilombolas e Educação do Campo deverão enviar os documentos às Comissões de Validação no período de 27 a 31 de maio. Já os classificados no processo seletivo Sisu Complementar têm prazo de 8 a 14 de junho para enviar os documentos.

    As orientações e informações adicionais para envio de documentos estão nas respectivas portarias de matrículas (veja abaixo os links). O Sisvalida contém informações e orientações de preenchimento e a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) elaborou um manual para uso do sistema.

    A etapa documental, de 8 de junho a 6 de julho, consiste no envio de documentos para as Coordenadorias dos cursos em que o candidato foi aprovado. As portarias de matrícula trazem informações sobre lista de documentos, formatos de arquivos e formas de envio, além dos endereços de e-mail das Coordenadorias de Curso.

    Acesse as portarias de matrícula de cada processo seletivo:


  • Professor da UFSC é um dos autores do livro de microcontos ‘Ainda estavam lá’ 

    Publicado em 19/05/2021 às 17:18

    Será lançado na próxima terça-feira, 25 maio, o livro Ainda estavam lá, que reúne 99 microcontos de Marcio Markendorf, André Ricardo Aguiar e Adriano Salvi. O evento vai ser transmitido pelo perfil @microliteratura, no Instagram, a partir das 16h. Durante a live, haverá conversa com os autores, sorteio ao vivo de exemplares da obra e venda de uma pequena quantidade de livros a 10% do preço de capa. 

    Premiada no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, a obra faz uma alusão ao microconto do guatemalteco Augusto Monterosso: Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá. Como homenagem intertextual, não apenas o projeto gráfico do livro, mas os autores brincam o tempo todo com a figura do dinossauro em microcontos ou nas minibiografias. 

    O projeto ficcional também apresenta aspectos colaborativos em suas páginas ao convidar o leitor a escrever o centésimo microconto e uma microcrítica no próprio livro. Segundo seus autores, a obra vale-se da linguagem cotidiana das redes sociais para despertar no leitor outros prazeres estéticos instantâneos, estimular questionamentos sobre arte e cotidiano e promover a leitura em outros formatos. 
    Continue a leitura » »


  • Secretaria de Inovação participa de workshop sobre núcleos de inovação tecnológica 

    Publicado em 19/05/2021 às 16:37

    Na manhã desta quarta-feira, 19 de maio, a Secretaria de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou do workshop Organização e gestão de núcleos de inovação tecnológica (NITs), promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O evento reuniu 47 pessoas – entre gerentes de unidades de pesquisa e NITs convidados e o colegiado do NIT da Epagri –, para trocar experiências na condução de núcleos de inovação.

    No evento, o secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos, apresentou o planejamento estratégico da Sinova, tendo por base as operações de gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e gestão de contratos. Além disso, também foram foco da apresentação, a equipe da Sinova e suas competências, o programa de compliance da secretaria, o Comitê de Inovação da UFSC, e cases de sucesso, com destaque para pequenas empresas de Santa Catarina como a Ypy (composto alimentar) e a Bioart (produtora do primeiro protetor solar vegano do mundo).


  • Livro infantil inclusivo conta a história do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC

    Publicado em 19/05/2021 às 16:14

    Foto: divulgação

    Um livro infantil pedagógico e inclusivo desenvolvido no âmbito de uma ação de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi selecionado para compor as “Caixas inclusivas de mediação” do projeto Formação de Educadores em Museus em Santa Catarina, que prevê a circulação do material por todas as regiões do estado. Intitulada MArquE, uma história para contar, a obra foi projetada e desenvolvida em parceria entre o setor pedagógico do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) – Oswaldo Rodrigues Cabral e o professor Luciano de Castro, secretário de Educação a Distância da UFSC.

    O livro aborda a história e os acervos do Museu e foi inteiramente pensado em uma perspectiva inclusiva, para ser compartilhado por crianças com e sem deficiência visual. Dessa forma, conta com impressão em offset em cores contrastantes, que considera a acessibilidade às crianças com baixa visão, assim como escrita em braille e relevo nas imagens, ambos realizados em uma tecnologia inovadora desenvolvida a partir de processo de impressão serigráfico. 

    A transparência total dessa técnica em serigrafia preserva a qualidade da impressão offset do texto ou imagem, permitindo a aplicação de braille e relevo sobre o texto comum sem qualquer interferência ou prejuízo de legibilidade. Destaca-se também que o diâmetro e a altura do relevo dos pontos da cela braille são produzidos com precisão sem gerar o baixo relevo no verso da folha. Assim, mantém-se a qualidade da leitura do material impresso tanto para o leitor vidente quanto para aquele com deficiência visual. Outra vantagem é a impressão em papel de gramatura inferior ao exigido pelo sistema braille convencional, resultando em publicações de volume consideravelmente menor. 

    A elaboração e a impressão dos livros foram viabilizadas pelo edital 01/Proex/2019, da Pró-Reitoria de Extensão, e o material tem distribuição gratuita e dirigida. Sete exemplares foram disponibilizados para o projeto, que é uma proposição da professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Maria Cristina Rosa e foi contemplado no Prêmio Elisabeth Anderle 2019.

    Foto: divulgação

    Foto: divulgação