Calendário de Eventos UFSC

abr
17
qua
Aula inaugural de Agroecologia
abr 17@13:00 – 17:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a A’ iny Elementos Da Terra – Escola de Alimentação Viva e Vegana, promove uma aula inaugural do curso de extensão de Agroecologia e Alimentação Viva.

Um dos principais focos da atividade é promover uma alimentação baseada no consumo de sementes germinadas, brotos e vegetais crus. O curso de extensão em Agroecologia e Alimentação Viva desenvolve habilidades práticas nessa área e estimula reflexões teóricas sobre o meio ambiente interno e externo, além de estimular práticas naturais de cuidados com a saúde e a natureza. 

O público-alvo dessas iniciativas é composto por pessoas interessadas em mudar seus hábitos de vida, especialmente os alimentares, e em contribuir para a preservação do meio ambiente. O curso é aberto a todos, sem exigência de escolaridade específica. 

A aula inaugural será na quarta-feira, 17 de abril, na sede do Grupo Escoteiro Desterro 52°SC, localizada no Campus de Florianópolis. evento é gratuito e acontece das 13h às 17h, contando com palestras, oficina e a abertura oficial da horta do PET EduCampo. A participação é aberta, mas pede-se que confirme presença por e-mail.

Os palestrantes são:

  • Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022.
  • Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, médico cirurgião formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. É especialista em Nutracêutica, autor dos livros “Lugar de Médico é na Cozinha” e “O Cirurgião Verde”  Coordenador dos cursos de extensão Bases Fisiológicas e Bases Conscientes da Terapêutica Natural e do programa de saúde “Modelo Biogênico” em Ribeirão Grande – SP.
  • Camila de Santis, nutricionista, Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz, Pós graduanda em Nutrição Clínica pela USP e Coordenadora do Projeto Terrapia- Fiocruz/RJ (Alimentação viva e Agroecologia na promoção da saúde).
abr
18
qui
Palestra Academy UFSC: Criatividade
abr 18@19:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Criatividade no fomento do empreendedorismo universitário. A atividade ocorre em 18 de abril, às 19h, de forma online, pelo Youtube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A palestra será guiada por Henrique Otte, CEO e founder na Bridge Aceleradora, e Marinês Garcia, gestora de startups e projetos na Bridge Aceleradora. Mais informações no site.

abr
19
sex
Debate sobre orçamento das universidades federais
abr 19@9:00

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá  o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação.  O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.

O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.

abr
25
qui
Visita ao Instituto Padre Vilson Groh
abr 25@13:15

O Linc Social, programa da Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove, no dia 25 de abril, uma visita totalmente gratuita ao Instituto Padre Vilson Groh (IVG). Com transporte incluso, a partida se inicia no estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE), às 13h15. Para participar é necessário se inscrever através do formulário. Os participantes terão direito a certificado de 4 horas.  

O Linc Social é um programa de extensão da UFSC que pretende pesquisar, mapear e entender os locais que promovam algum tipo de inovação social. Como parte do Linc, tem-se o projeto Rotas da Inovação, que tem o objetivo de levar alunos da UFSC para conhecer os bastidores de instituições que possuam iniciativa social.

Para mais informações acesse o instagram do programa.

Cine-debate do filme ‘Vida de Inseto’
abr 25@17:15 – 18:30

O subprojeto Sporum do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o cine-debate do filme “Vida de Inseto” no dia 25 de abril, quinta-feira às 17h15, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.

A ação também está sendo feita com a participação do projeto de divulgação científica Insetos do Brasil, para discutir sobre o mais diverso grupo de seres vivos do planeta: os insetos. Durante o evento, serão abordadas questões relacionadas à importância e diversidade dos insetos, assim como a necessidade de valorizar este grupo que frequentemente é desvalorizado.

Mais informações no Instagram.

abr
29
seg
Palestra: Uma reflexão sobre vida e morte negras
abr 29@18:30

O Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, dia 29 de abril, a palestra Ninguneo, necropolítica, afropessimismo, e um afrofuturo: Uma reflexão sobre vida e morte negras, no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão, às 18h30. A palestra, feita em espanhol, é aberta ao público em geral e o professor Jerome Branche, da University of Pittsburgh, fará uma intervenção no debate sobre “vida e morte negras”. As inscrições estarão disponíveis a partir de 19 de abril e serão feitas por QRCode ou no link disponibilizado nos cartazes de divulgação. Os participantes terão direito a certificado de três horas. 

Jerome Branche é professor de Estudos Latino-americanos e Afro-atlânticos do Departamento de Línguas e Literaturas Hispânicas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Branche, que é diretor de publicações da Revista Iberoamericana,  ministrou o curso de pós-graduação “Afrolatinidades”, fevereiro e março de 2024, em cinco aulas na UFSC, e agora promove palestra aberta ao público em geral sobre a questão afro.