O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.
O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.
O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.
Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.
A linguística forense é uma área de estudo que analisa a linguagem em contextos forenses, ou seja, em situações de interação entre a linguagem e os sistemas jurídico, judiciário e ético, além de policial. Considerando os contextos policiais e jurídicos de uso da linguagem, o curso pretende contribuir com a formação do profissional da área de Letras, atentando para a formação de peritos em linguagem que possam atuar na esfera jurídico-criminal.
Serão abordados temas como a relação entre Direito e linguagem, linguística forense como ramo da linguística aplicada; crimes de linguagem, discurso intolerante, fonética forense e laudo pericial, entre outros.
O palestrante será o juíz Roberto Lima Santos, do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Roberto é pós-graduado em Linguística Forense pela Faculdade Unyleyia, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A mediação será de Cristiane Martins, analista judiciária da Justiça Federal de Santa Catarina e doutoranda em Linguística pela UFSC.
Para participar, os interessados devem se inscrever de forma online.
Mais informações na página do grupo PoLiTicas.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida a comunidade acadêmica e externa para o 10º Seminário de Educação Ambiental, que acontecerá no dia 13 de dezembro, das 13h30 às 18h, no Auditório do CFH, Bloco B, na UFSC.
Com o tema Crise Climática, Conflitos Socioambientais e Extensão Universitária, o evento propõe uma reflexão crítica sobre os impactos do modelo capitalista na crise climática e nas desigualdades socioambientais, buscando promover o debate sobre o papel da extensão universitária na construção de soluções para esses desafios.
Programação
O seminário contará com duas mesas-redondas:
Mesa 1: A crise não é só climática, é de uma sociedade ‘estragada’ pela ‘monocultura de tudo
Descrição da mesa: A crise climática anuncia o fim do planeta tal como o conhecemos. As mudanças climáticas extremas são consequência de um modelo de civilização em colapso, sustentado por pilares como o capitalismo, a monocultura, o epistemicídio, a hegemonia e a colonialidade. A primeira etapa para uma transformação é a tomada de consciência. Ao reconhecermos as lógicas que sustentam esse modelo, podemos quebrá-las e abrir espaço para novas formas de pensamento e ação. Essa mesa propõe uma reflexão sobre essas questões e como podemos agir para gerar mudanças profundas em nossa sociedade.
Palestrantes:
- Manu Rocha – doutorando e mestre em Antropologia Social pela UFSC, vinculado a grupos como GESTO e CANOA.
- Marília Gaia – professora do Centro de Ciências Agrárias da UFSC e coordenadora do LECERA.
Mesa 2: Territorialidade e Racismo Ambiental: Possibilidades de Insurgência Frente aos Conflitos Socioambientais
Descrição da mesa: O racismo ambiental é um fenômeno enraizado nas desigualdades sociais e ambientais, afetando de forma desproporcional as comunidades negras, indígenas e periféricas. Este racismo se manifesta tanto nas práticas de exclusão quanto na concentração de atividades poluidoras e projetos de exploração nos territórios dessas populações, que frequentemente têm seus direitos territoriais e culturais violados. A crise climática intensifica esses conflitos, criando novas formas de injustiça. Esta mesa discutirá como o racismo ambiental se entrelaça com a crise climática e as formas de insurgência que estão surgindo a partir das comunidades afetadas, propondo alternativas para a construção de uma justiça socioambiental.
Palestrantes:
- Shirlen Vidal de Oliveira – líder comunitária do Quilombo Vidal Martins.
- Wera Mirim – jovem liderança guarani e coordenadora da Escola Indígena Yaka Porã.
- Lucas Ribeiro Guari – agrônomo e pesquisador sobre questões étnico-raciais no campo.
Durante os intervalos das mesas haverá um momento de interação com café com manjericão, onde os participantes poderão apreciar uma exposição organizada pelo NEAmb.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário online. O seminário oferece certificado de participação. Para mais informações, acompanhe o perfil do NEAmb no Instagram.
O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mesa-redonda A Importância e os Desafios da Divulgação Científica, na quinta-feira, 13 de março, às 18h. O evento ocorrerá no Auditório Professor Milton Muniz, no CCB, no Campus Florianópolis. Na ocasião, estarão em debate a comunicação de ciência no mundo digital e o conhecimento científico em conteúdo acessível e atrativo para todos.
Os participantes são: Eslen Delanogare, psicólogo e doutor em Neurociências pela UFSC; Edson Faria Jr., cinegrafista da natureza e biólogo pela UFSC; a equipe do Sporum, projeto de Divulgação Científica do CCB; Amanda Alves Gomes, doutora em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em peixes marinhos; e Bruno Gonçalves Augusta, doutor em Paleontologia pelo Museu de Zoologia da USP e especialista em répteis fósseis. Amanda e Bruno possuem um canal no YouTube, 0 Zoomundo, com 165 mil inscritos.
A mediação será feita pelo professor Alberto Lindner. O evento é gratuito e aberto ao público.
Mais informações no Instagram do CCB.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.
O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.
Programação
- 9h00 – Recepção e apresentações
- 9h30 – Início das aulas
- 10h45 – Intervalo
- 12h30 – Almoço
- 14h00 – Retorno das aulas
- 15h30 – Intervalo
- 17h30 – Encerramento
O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.

O professor Walter Pereira Carpes Jr promove o minicurso Noções básicas de derivada e integral. Trata-se de uma introdução bem básica de derivadas e integrais, requerendo apenas conhecimentos já vistos no Ensino Médio. A ideia é apresentar os conceitos de maneira simplificada, focando nas interpretações física e geométrica. O curso pretende ser o mais claro possível, com muitas figuras, animações, exemplos, etc.
O objetivo é auxiliar os alunos que estão tendo contato com esses temas pela primeira vez, particularmente em disciplinas iniciais de Física e de Cálculo. O minicurso é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. O professor também oferece como recursos de aprendizagem as playlists disponibilizadas por ele no Youtube.
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC promove, no dia 7 de abril, o minicurso com o professor John Maddox, da Universidade do Alabama, intitulado Afro-Brazilian Women’s Lyric Poetry and Affect Theory in inter-American Context. A atividade é destinada a alunos de pós-graduação e começa às 10h, na sala 309, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão. Para participar, é necessário encaminhar um e-mail para secretariappgiufsc@gmail.com até o dia 7 de abril.
O curso é destinado a estudantes e futuros pesquisadores em Estudos da Diáspora Africana. Seus principais objetivos são desenvolver habilidades formais de comunicação em inglês, uma compreensão introdutória da Teoria do Afeto e da escrita de mulheres negras em um contexto brasileiro e interamericano. Para mais informações, acesse: https://ppgi.posgrad.ufsc.br/arquivo/13006.
O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mesa-redonda Quando a Ciência encontra a Arte na quarta-feira, 9 de abril, às 18h, no Auditório Prof. Milton Muniz, no CCB. Com mediação do professor Alberto Lindner, o evento discutirá pontos de encontro entre o conhecimento científico e a expressão artística, e contará com a presença de convidados e show da Banda Alocar. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Convidados:
• Raphael Soares – Carnavalesco, G.R.E.S Consulado
• Risoleta Marques – Profa. de Bioquímica da UFSC & cantora
• Luiz Serigheli – Pessoa bióloga, artista e egressa da UFSC
• Alana Oliveira – Estudante de Direito da UFSC, pesquisadora e artista
Para mais informações, acesse o Instagram do CCB/UFSC.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o reconhecimento do sofrimento psíquico em estudantes, refletir sobre suas mediações (psíquicas, institucionais e políticas) e construir abordagens em saúde mental na Universidade. O curso tem como fundamentos a psicanálise e as teorias sociais críticas, abordando temas como: relações estudantes-professores(as), violências, ansiedade, depressão, TDAH, autismos, esquizofrenias, suicídio, por meio de discussão de casos educacionais e abordagens teórico-práticas.
O público-alvo são docentes e técnicos-administrativos em Educação. A realização dá direito à certificado de 20 horas.
Mais informações no site com programação e inscrições.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
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O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
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O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
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