Calendário
CineBuñuel apresenta “El abrazo de la serpiente” (Colômbia, 2015), de Ciro Guerra. A sessão ocorrerá dia 8 de novembro, quinta-feira, às 19h, na Sala de Projeção do CCE, Bloco D, 1º andar. O ciclo “Abya Yala na Tela” tem como temática as nações indígenas.
“El abrazo de la serpiente” foi escrito por Jacques Toulemonde Vidal, baseado em histórias de Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes. A exibição do filme com áudio original e legendas em português é seguida de bate-papo. A sessão é aberta ao público e com entrada franca.
O CineARQ promove a exibição do filme “Pela Janela”, dirigido por Caroline no dia 14 de novembro. A sessão será realizada às 18h30, na arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo.
O longa acompanha Rosália, que após anos se dedicando ao seu emprego numa fábrica é subitamente demitida, uma situação nova e estranha em sua vida.
O CineBuñuel exibirá o documentário “La hija de la laguna” (Peru, 2015), de Ernesto Cabellos, em sua última sessão do ciclo “Abya Yala na Tela” . O ciclo traz o tema nações indígenas. A sessão ocorrerá dia 22 de novembro, quinta-feira, às 19h, na Sala de Projeção do CCE, Bloco D, 1º andar. A exibição do filme com áudio original e legendas em português é seguida de bate-papo. A sessão é aberta ao público e com entrada franca.
Sobre o filme
Nélida, uma mulher dos Andes que fala com os espíritos da água, usa suas aptidões para enfrentar uma grande mineradora que ameaça destruir a lagoa que ela considera sua mãe, porque abaixo desta lagoa existe um grande depósito de ouro. Com isso os campesinos temem ficar sem água, como já aconteceu em outras localidades, justamente por causa da mineração.
Mais informações na página do CineBuñuel.
Cine Clube Sessão de Arte à tarde na UFSC é um projeto de Extensão coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Pereira do Curso de Artes Cênicas/ ART/CCE. O Professor irá comentar a Direção de Artes do filme e da importância desta obra de arte neste momento de expectativa quando se tem alguns militares compondo o
novo governo brasileiro eleito. O filme mostra e provoca uma reflexão sobre a influência de diversos movimentos militares no Brasil.
Sinopse
Em 1984, em meio a Campanha pelas Diretas Já, um general da reserva é homenageado por uma multinacional alemã da qual é dirigente. Uma repórter o aborda e pergunta sobre fatos históricos do país como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana e as Revoluções tenentistas da década de 1920 das quais o general fizera parte. A partir daí o general entra em crise pessoal recolhendo-se em sua casa de campo e começa a lembrar sua trajetória, que coincide com 60 anos de vida política brasileira.
Serviço
O quê: Exibição “Pai dos tenentes”
Quando: Dia 04 de Dezembro de 2018 às 14h30.
Onde: Sala de projeção, 1º andar do Prédio D – CCE.
O evento “V Escola de Verão de Refrigeração”, realizado pelo Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/UFSC), acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro de 2019. Tendo como tema “Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração”, constará de minicursos durante o período da manhã, ministrados por pesquisadores do POLO/UFSC, e de seminários específicos proferidos por especialistas da indústria. A cada dia, um pesquisador reconhecido internacionalmente fará uma palestra. No último dia, está prevista a apresentação dos artigos de alunos de graduação e pós-graduação.
No evento, serão abordados assuntos relacionados aos campos da refrigeração, ventilação e condicionamento de ar, visando um público constituído de profissionais e pesquisadores do setor e de estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas. A Escola de Verão de Refrigeração vem sendo promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos A. Cabral dos Santos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A segunda edição foi em 2013, sob coordenação do Prof. José R. Simões-Moreira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP); a terceira, em 2014, sob coordenação do Prof. João M. Dias Pimenta, nas instalações da Universidade de Brasília (UnB). A edição mais recente foi em 2017, sob coordenação do Prof. Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), atual presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).
O Cineclube Paredão retorna as atividades neste sexta, dia 15, com a exibição do longa Thelma & Louise, de Ridley Scott, ao ar livre no Bosque do CFH, a partir das 19h.
Sinopse
Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Callie Khouri
Elenco: Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel, Brad Pitt
Ano: 1991
Duração: 2h10
Classificação indicativa: 14
Local: Bosque do CFH. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.
Data: Sexta-feira – 15/03
Horário: 19h
Sobre o projeto
Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextasfeiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no Bosque do CFH (em caso de chuva, em um auditório da UFSC. Conferir em cada sessão).
Serviço
Local: Bosque do CFH. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.
Data: Sexta-feira – 15/03
Horário: 19h
Contato
https://www.facebook.com/cineparedao
http://cineparedao.tumblr.com
https://www.instagram.com/cineparedao
O Cine Paredão exibe na próxima sexta-feira, dia 24, o filme “Pass Over”, do diretor Spike Lee. A sessão ocorre às 18h30, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Em caso de chuva, no Auditório do CFH. A exibição faz parte da mostra Spike Lee, que está sendo exibida durante o mês de abril.
Direção: Spike Lee, Danya Taymor
Roteiro: Antoinette Nwandu
Elenco: John Michael Hill, Julian Parker, Ryan Hallahan, Black DeLong
Ano: 2018 Duração: 1h14m Classificação: 18
Sinopse
Dois jovens negros passam o tempo divagando e sonhando com a terra prometida.
Serviço
O quê: Cine Paredão apresenta Pass Over, de Spike Lee
Onde: Bosque do CFH/UFSC (em caso de chuva, no Auditório do CFH)
Quando: Sexta-feira – 24/05
Horário: 20 horas
O Curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o projeto de extensão “Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino)”, que exibe filmes em língua alemã com legendas em português. Nesta sexta-feira, 30 de junho, a partir das 18h55, o filme exibido será “O Homem Ideal (Ich bin dein Mensch)”, de 2021, com direção de Maria Schrader.
O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de cinema (LEC), no CCE, Bloco D, 1º andar, Campus Trindade, em Florianópolis. O filme conta a história de uma antropóloga que participa de um experimento com um robô humanoide, que se transforma no parceiro dos seus sonhos. A sessão tem duração de aproximadamente 1h30 e dá direito a certificado de 1h5.
Mais informações sobre o filme no site.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da UFSC promovem nesta sexta-feira, 30 de junho, às 20h, no Planetário a palestra sobre “Constelações e Estrelas mais importantes!”. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade, e não dá direito a certificado. Mais informações através do link.
Resumo da palestra:
Ao se observar, a olho nu, o céu estrelado, percebe-se imediatamente dois aspectos: as estrelas se distribuem em direções variadas, bem como apresentam brilhos diferentes. Estes aspectos também impressionaram nossos ancestrais e levaram a dois critérios de classificação: o primeiro conforme a direção (constelações), e o segundo conforme o brilho aparente (escala de magnitudes).
São discutidos brevemente alguns critérios (inclusive os subjetivos) para classificar tanto as constelações quanto as estrelas segundo uma “escala de importância”.