O Cineclube Rogério Sganzerla exibirá o filme “Crônica de um Verão”, dos diretores Jean Rouch e Edgar Morin. A sessão será na terça-feira, 7 de agosto, no auditório Henrique Fontes, no CCE, às 19h. O filme faz parte da mostra Ventos de 68, que será exibida durante o mês de agosto.
A mostra “Ventos de 68” busca trazer para as noites de terça obras que refletem os eventos de Maio de 68, que percorreram o globo: nos seus dilemas, aspectos existenciais e propostas.
A terceira edição da Work Week, feira de oportunidades que integra estudantes com o mercado de trabalho em um ambiente informal, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2018 na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O espaço visa apresentar aos estudantes de graduação do estado catarinense, nas diversas áreas do conhecimento, um pouco sobre as empresas participantes, seus processos de recrutamento e as reflexões relevantes sobre a inserção no mercado de trabalho.
Estão programadas palestras, visitas técnicas, capacitação sobre liderança, oficina de realização de currículo, workshop de autoconhecimento, além da feira envolvendo cerca de 40 empresas que visam conhecer os universitários e apresentar-lhes oportunidades dentro e fora da universidade.
Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, o Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle, às 20h, no Gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, o filme será exibido no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Sobre o filme
Sinopse: Em uma trama para assassinar o próprio marido, Florence e seu amante, Julien, desencadeiam uma série de eventos que nenhum deles poderia prever.
Direção: Louis Malle
Roteiro: Louis Malle, Roger Nimier, Roger Nimier, Noël Calef
Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly, Yori Bertin, Jean Wall
Ano: 1958
Duração: 1h31
Classificação indicativa: Livre
Sobre a Mostra de Cinema Noir
Durante as frias noites de sexta do mês de agosto, o Cine Paredão exibirá uma mostra de Cinema Noir. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais. A estética nasce de uma fusão de gêneros: traz traços dos filmes de terror da década de 30, do expressionismo alemão e da pintura. A imagem é tomada por contrastes preto e branco, com iluminações calculadamente estudadas; as tramas se desenrolam em grandes centros urbanos e tomadas por uma atmosfera niilista. Femme fatales, corrupção, cigarros, personagens dúbios e desconfiança perpassam quase todas as histórias.
Apesar de amplamente categorizado hoje, o estilo nunca foi encarado como estilo na sua época. Nasceu no pós-guerra, na década de 40 e se estendeu até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram, geralmente, produzidos em ambientes urbanos realistas, por pequenos estúdios e atores não convencionais.
Serviço
O quê: Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle.
Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.
Quando: Sexta-feira, dia 24 de agosto, às 20h.
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe uma sessão dupla com os filmes “Oratório de Praga”, de Jan Nemec, e “A Piada”, de Jaromil Jires, na terça, 31 de agosto, às 19h, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). O filme é o último da mostra Ventos de 68, que está sendo exibida durante o mês de agosto. As sessões são gratuitas e seguidas de um debate.
Sobre o filme “Oratório de Praga”
Um documento único da invasão soviética na Tchecoslováquia em 1968, o filme começa como um documentário sobre a liberação da Tchecoslováquia, e se torna o registro da entrada dos tanques russos em Praga. Foi o único material filmado da invasão soviética, sendo a primeira informação de que o exército soviético não tinha sido “convidado a entrar”. Foi visto por mais de 600 milhões de pessoas quando exibido na televisão. O filme inclui, ainda, cenas nunca vistas da Primavera de Praga antes da invasão.
Direção: Jan Nemec
Elenco: Gene Moskowitz.
Ano: 1968
Duração: 29min
Sobre o filme “A Piada”
Um homem, Ludvik, resolve voltar à cidade natal para vingar-se de amigos que, quinze anos antes, o expulsaram da faculdade e do partido comunista por uma piada envolvendo o nome de Trotsky. O filme foi completado logo após os tanques Soviéticos adentrarem as ruas de Praga, em 1968.
Direção: Jaromil Jires
Roteiro: Jaromil Jires
Elenco: Josef Somr, Jana Dítetová, Ludek Munzar, Jaromír Hanzlík, Jaroslava Obermaierová, Vera Kresadlová, Jirí Cimický, Emil Haluska, Jaromír Hanzlík, Josef Hruby, Michal Knapcik, Stanislav Litera, Jaroslava Obermaierová, Michal Pavlata, Milos Rejchrt, Václav Sverák.
Ano: 1969
Duração: 1h 20min
Nesta terça-feira, 11/09, será exibido o filme Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman. O filme faz parte da Mostra Ingmar Bergman, que está será exibida durante o mês de setembro, e celebra o centenário do diretor sueco. A entrada é gratuita.
Mais informações na página http://www.cineclube.ufsc.br/estamos-exibindo/.
O projeto ‘Cineclube Sessão de Arte à Tarde’ exibe, no dia 18 de setembro, às 14:30, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), o filme ‘Os Palhaços’, de Federico Fellini. Este projeto é promovido pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte), com apoio do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), e coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do Departamento de Arte do CCE.
Sobre o filme
O alter ego de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos do cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando ” o que isso significa?”. O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo o próprio Fellini, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços.
Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe na terça-feira, dia 16 de outubro, o filme “Garotos de Fengkuei”, de Hsiao-Hsien Hou, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). A sessão será às 19h, seguida por um debate. O filme faz parte da Mostra MADE IN, que está sendo exibida durante o mês de outubro, e trata do cinema contemporâneo da China, Taiwan e Hong Kong.
Sinopse: Um grupo de quatro amigos de uma pequena vila de pescadores acaba de largar o ensino médio e passa os dias entre brigas e jogos de sinuca, sem perspectivas de vida e apenas esperando a chamada para o inevitável serviço militar. Cansados da monotonia, três destes amigos resolvem viajar para a metrópole portuária de Kaohsiung em busca de emprego; lá, um deles consegue com a irmã um pequeno apartamento para os três, cujo aluguel eles precisariam providenciar. Além dos problemas de emprego, um dos garotos acaba se apaixonando pela vizinha Hsiao-Hsing, amante de um criminoso.
Direção: Hsiao-Hsien Hou Elenco: Chun-Fang Chang, Shih Chang, Doze Niu.
Ano: 1983
Duração: 1h41min
Serviço
O quê: Cineclube Rogério Sganzerla exibe filme “Garotos de Fengkuei”, de Hsiao-Hsien Hou.
Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B).
Quando: Terça-feira, dia 16 de outubro.
Horário: 19 horas.
Mais informações na página do evento.
O evento “V Escola de Verão de Refrigeração”, realizado pelo Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/UFSC), acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro de 2019. Tendo como tema “Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração”, constará de minicursos durante o período da manhã, ministrados por pesquisadores do POLO/UFSC, e de seminários específicos proferidos por especialistas da indústria. A cada dia, um pesquisador reconhecido internacionalmente fará uma palestra. No último dia, está prevista a apresentação dos artigos de alunos de graduação e pós-graduação.
No evento, serão abordados assuntos relacionados aos campos da refrigeração, ventilação e condicionamento de ar, visando um público constituído de profissionais e pesquisadores do setor e de estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas. A Escola de Verão de Refrigeração vem sendo promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos A. Cabral dos Santos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A segunda edição foi em 2013, sob coordenação do Prof. José R. Simões-Moreira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP); a terceira, em 2014, sob coordenação do Prof. João M. Dias Pimenta, nas instalações da Universidade de Brasília (UnB). A edição mais recente foi em 2017, sob coordenação do Prof. Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), atual presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).
A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) promove na terça-feira, 12 de março, das 18h30 às 20h, seu debate inaugural no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Com o tema Esta Casa se opõe à norma de que o amor romântico deve ser a principal fonte de satisfação na vida de uma pessoa, o evento dá direito a certificado de duas horas e tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação.
De acordo com os organizadores, esta atividade inicial é uma oportunidade para “testemunhar o modelo Parlamentar Britânico, o mesmo utilizado em competições de renome nacional, onde nossos debatedores representam com orgulho a Universidade”. A SdDUFSC integra um projeto de extensão que organiza e promove ações relacionadas à prática da argumentação, como debates-treino, torneios e capacitações. Desde sua criação, em 2014, o grupo fomenta a prática do debate competitivo sobre os mais diversos temas (política, religião, moral, ética, etc.), com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal dos participantes e estimular o pensamento crítico.
O grupo realizará também um processo seletivo para busca novos talentos. As inscrições estarão abertas de 12 a 20 de março.
Para mais informações, acesse o perfil no Instagram da Sociedade de Debates.

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.
Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.
> Confira a programação do Congresso
Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.
Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.
O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.
O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.
Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.
O Núcleo de Estudos Avançados em Direito do Trabalho e Socioeconômico do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro de Ciências de Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (NEATES/UFSC), promove o seminário Desafios Contemporâneos do Direito em Transformação, que ocorrerá entre 5 e 6 de setembro, das 18h30 às 22h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, em formato híbrido.
De acordo com os organizadores, o evento também conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) e representa uma importante oportunidade para fortalecer os laços acadêmicos e profissionais entre as instituições, promovendo um ambiente de diálogo e intercâmbio de ideias sobre temas jurídicos contemporâneos.
As inscrições estão abertas desde 22 de julho e se estenderão até 2 de setembro. Além disso, são gratuitas e devem ser realizadas pelo site.
Aos participantes, será disponibilizado uma certificado de 16 horas.
Mais informações através do e-mail: mostradoseminarioufscunivali@gmail.com.
O Cine Ciência UFSC vai exibir hoje, 16 de outubro, o filme Perfume – A História de um Assassino (2006), no Auditório Elke Hering, o auditório da BU, às 18h. Após a sessão, a palestra A Química dos Perfumes será ministrada pela professora Anelise Maria Regiane, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento também é promovido pelo Laboratório de Divulgação Científica em Química (Laboratório Quimidex).
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC faz sessões de filmes gratuitas e abertas ao público, seguidas por debates e apresentações de professores e estudantes universitários.
Para participar, não é necessário se inscrever. Mais informações no Instagram do Cine Ciência UFSC.
O projeto de extensão Cinema e Alzheimer vai exibir o filme Tempo Suspendido (2015), de Natalia Bruschtein, no dia 2 de dezembro, no Auditório Elke Hering, que fica na Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme começa às 19h, e o auditório será aberto 30 minutos antes.
O projeto faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de diversos países, como a Argentina, a China, o Reino Unido, o Chile e o Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da UFSC.
O convidado para o debate é o professor Tiago Guilherme Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC. O evento é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do coordenador do projeto, professor André Carvalho: carvalhoandre@outlook.com.
Sinopse do filme:
O filme documenta os últimos anos de Laura Bonaparte, psicóloga e fundadora das Mães da Praça de Maio, que sofre de Alzheimer. A diretora do filme é neta de Laura e compartilha imagens da família e do arquivo público para recuperar a memória pessoal e coletiva.
O curso de extensão Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental, da Escola de Extensão da Proex, em parceria com a Unipaz, promove o evento Movimento para um Caminho de Paz e Transformação, na quarta-feira, 18 de dezembro, a partir das 14h. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas voltadas à comunidade universitária e sociedade em geral. As ações acontecerão no auditório da Biblioteca Universitária (BU) e na Praça da Cidadania, no Campus Trindade, em Florianópolis.
> Confira a programação:
14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
Para a atividade de meditação aconselha-se levar canga ou tapete de yoga, e levar copo para o Coffee Break para colaborar com meio ambiente.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aline.af@ufsc.br ou pelo perfil @jovemagenteea.
O Cineclube Rogério Sganzerla, projeto de extensão organizado por alunos do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibirá filmes do Circuito FAM de Cinema. O Circuito contará com quatorze obras vencedoras da edição de 2023 do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e duas obras convidadas. A programação inicia no sábado, 14 dezembro, nas cidades de Caçador, Garopaba e Urubici.
Em Florianópolis, o Cineclube fará as exibições nos dias 19 e 20, às 19h, na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, no Campus da Trindade. Todas as sessões são gratuitas.
No dia 19, acontecerá a sessão “O Fantástico do Dia a dia”, com classificação indicativa livre. Serão exibidos os filmes:
- Adorável Evolução, de Jordana Beck;
- Diafragma, de Robson Cavalcante;
- Mar que Nos Rodeia, Beatriz Silva;
- My Meisie – Winnit, de Pedro H. M. Marques;
- O Primeiro Telefone da Cidade, de Marina Simioli.
No dia 20, será a vez da sessão “Conexões Emotivas”, com classificação indicativa para 12 anos e os filmes:
- Caradeloca, de Cinthia Varela;
- Foi um Tempo de Dor, de Vinicius de Oliveira e Thiago Nunes;
- Ode à Dalí – Omar, de Guilherme Jardim;
- Plutão, de Paula Chiodo;
- Porcelanas, de Flora Campero.
Toda a programação possui Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).
> Consulte programação completa, as datas, horários, cidades e os locais das exibições no site do FAM.
Circuito FAM de Cinema
O Circuito FAM de Cinema, realizado desde 2005, tem como principais objetivos fortalecer a cinematografia latino-americana, descentralizar e democratizar o acesso às produções audiovisuais, garantindo a participação de um público diverso por meio de sessões sempre com acessibilidade e entrada gratuita. Além disso, busca valorizar e apoiar o trabalho dos agentes locais que promovem a cultura, a educação e a inclusão social em Santa Catarina, ampliando o impacto positivo do cinema na comunidade.
O Circuito é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Conta com apoio institucional da Ação Cultural Pontos MIS/SC, do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
O Cineclube Rogério Sganzerla, projeto de extensão organizado por alunos do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibirá filmes do Circuito FAM de Cinema. O Circuito contará com quatorze obras vencedoras da edição de 2023 do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e duas obras convidadas. A programação inicia no sábado, 14 dezembro, nas cidades de Caçador, Garopaba e Urubici.
Em Florianópolis, o Cineclube fará as exibições nos dias 19 e 20, às 19h, na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, no Campus da Trindade. Todas as sessões são gratuitas.
No dia 19, acontecerá a sessão “O Fantástico do Dia a dia”, com classificação indicativa livre. Serão exibidos os filmes:
- Adorável Evolução, de Jordana Beck;
- Diafragma, de Robson Cavalcante;
- Mar que Nos Rodeia, Beatriz Silva;
- My Meisie – Winnit, de Pedro H. M. Marques;
- O Primeiro Telefone da Cidade, de Marina Simioli.
No dia 20, será a vez da sessão “Conexões Emotivas”, com classificação indicativa para 12 anos e os filmes:
- Caradeloca, de Cinthia Varela;
- Foi um Tempo de Dor, de Vinicius de Oliveira e Thiago Nunes;
- Ode à Dalí – Omar, de Guilherme Jardim;
- Plutão, de Paula Chiodo;
- Porcelanas, de Flora Campero.
Toda a programação possui Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).
> Consulte programação completa, as datas, horários, cidades e os locais das exibições no site do FAM.
Circuito FAM de Cinema
O Circuito FAM de Cinema, realizado desde 2005, tem como principais objetivos fortalecer a cinematografia latino-americana, descentralizar e democratizar o acesso às produções audiovisuais, garantindo a participação de um público diverso por meio de sessões sempre com acessibilidade e entrada gratuita. Além disso, busca valorizar e apoiar o trabalho dos agentes locais que promovem a cultura, a educação e a inclusão social em Santa Catarina, ampliando o impacto positivo do cinema na comunidade.
O Circuito é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Conta com apoio institucional da Ação Cultural Pontos MIS/SC, do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibirá o filme A Memória Infinita (2023), dirigido por Maite Alberdi, em 10 de março, às 18h30. A exibição ocorrerá no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), que será aberto 30 minutos antes, às 18h. Após o filme, ocorrerá debate entre os convidados e o público. A professora Patricia Peterle, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSC), será a convidada debatedora.
O projeto Cinema e Alzheimer faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São apresentados documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de países diversos, como Argentina, China, Reino Unido, Chile e Brasil. O projeto é coordenado por André Carvalho, pós-doutorando no PPGLit/UFSC e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC.
Não é necessário realizar inscrições, e a sessão é aberta à comunidade. O documentário chileno acompanha Augusto e Paulina, casados há 25 anos, na rotina de cuidados após o diagnóstico de Alzheimer de Augusto, há oito anos.
O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe as obras Black Daisies for the Bride e Ex-Memoria na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 18h30. A quinta edição do projeto, coordenado pelo professor André Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit), com apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC, ocorre no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, em Florianópolis.
Black Daisies for the Bride é uma obra audiovisual que mistura poesia, ópera e cinema documental, escrita pelo poeta Tony Harrison. Foi exibida pela primeira vez na BBC e conta a história de mulheres residentes em uma instituição geriátrica. Ex-Memoria é um curta-metragem realizado em colaboração com o Grupo Bradford de Demência do Reino Unido e conta a história de Eva, que sofre da condição, a partir da tentativa cinematográfica de recriar sua perspectiva.
A professora Alessandra Brandão, do curso de Cinema, será a convidada debatedora.
Mais informações no Instagram @narrar.o.alzheimer.