Calendário de Eventos UFSC

ago
24
sex
Cine Paredão exibe ‘Ascensor Para o Cadafalso’, de Louis Malle
ago 24@20:00 – 21:30

Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, o Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle, às 20h, no Gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, o filme será exibido no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sobre o filme

Sinopse: Em uma trama para assassinar o próprio marido, Florence e seu amante, Julien, desencadeiam uma série de eventos que nenhum deles poderia prever.

Direção: Louis Malle

Roteiro: Louis Malle, Roger Nimier, Roger Nimier, Noël Calef

Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly, Yori Bertin, Jean Wall

Ano: 1958

Duração: 1h31

Classificação indicativa: Livre

Sobre a Mostra de Cinema Noir

Durante as frias noites de sexta do mês de agosto, o Cine Paredão exibirá uma mostra de Cinema Noir. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais. A estética nasce de uma fusão de gêneros: traz traços dos filmes de terror da década de 30, do expressionismo alemão e da pintura. A imagem é tomada por contrastes preto e branco, com iluminações calculadamente estudadas; as tramas se desenrolam em grandes centros urbanos e tomadas por uma atmosfera niilista. Femme fatales, corrupção, cigarros, personagens dúbios e desconfiança perpassam quase todas as histórias.

Apesar de amplamente categorizado hoje, o estilo nunca foi encarado como estilo na sua época. Nasceu no pós-guerra, na década de 40 e se estendeu até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram, geralmente, produzidos em ambientes urbanos realistas, por pequenos estúdios e atores não convencionais.

Serviço

O quê: Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle.

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 24 de agosto, às 20h.

ago
28
ter
Cineclube apresenta “Moulin Rouge”, de Baz Luhrmann
ago 28@14:30
  

O projeto ‘Cineclube Sessão de Arte’ retorna com a apresentação do filme “Moulin Rouge”, dia 28 de agosto, às 14h30, na sala de projeção do cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sinopse:
Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

ago
30
qui
Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Gattaca: experiência genética”
ago 30@18:30

A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo exibirá “Gattaca: experiência genética”,  ficção científica dirigida por Andrew Niccol. A sessão, de entrada franca, acontecerá no dia 30 de agosto, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários Luiza Mazzola e Rafael Muniz.

Sinopse:

E se você pudesse ser controlado por sua genética? Se para arrumar emprego você precisasse ter um certo genótipo? Para entrar em Gattaca, uma corporação que desenvolve pesquisa e tecnologia avançada em astronomia, é necessário uma propensão genética favorável à saúde física e psíquica de um indivíduo. Para aqueles que não possuem dados genéticos favoráveis, sobram os empregos dados a classe social mais baixa nessa nova estratificação social, a classe daqueles que não possuem um genótipo saudável e produtivo intelectualmente. Vincent Freeman foi concebido biologicamente, isto é, não se escolheram os “melhores” genes para sua concepção dentro de um laboratório. Destinado a viver como um faxineiro, Vincent faz uma escolha perigosa para viver seu sonho de trabalhar como astronauta, por meios ilegais finge ser quem ele não é, um membro da elite.

Sobre os comentaristas:

Luiza Salgado Mazzola

Bacharela em Letras Francês pela UFSC, possui mestrado em Literatura e é, atualmente, doutoranda na mesma área, no PPGLit (UFSC). Estuda Crítica Genética e Estudos de Processos Criativo, com enfoque na criação literária, sobretudo, mas também na criação musical e fílmica. É integrante do NUPROC, Núcleo de Estudo de Processos Criativos (UFSC). Atua como professora de francês, tradutora e revisora.

Rafael Muniz de Moura

Graduado em Museologia pela Unirio, em 2007, atuou como museólogo no Projeto Ciência Móvel, vinculado ao Museu da Vida, Fiocruz, entre 2007 e 2008, e no Ecomuseu de Itaipu, de 2008 a 2010. Desde então é Técnico em Assuntos Culturais no Museu Victor Meirelles, Ibram. Tem experiência no setor de Museus e Patrimônio, com ênfase em gestão, comunicação e documentação museológica. Graduando em Letras-Português na Ufsc desde 2016.

ago
31
sex
Cine Paredão exibe ‘Crepúsculo dos deuses’, de Billy Wilder
ago 31@20:00 – 22:00

O Cine Paredão exibe o filme “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h, no gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), ou, em caso de chuva, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme fecha a Mostra de Cinema Noir, realizada durante o mês de agosto. O Cinema Noir é um estilo de filme nascido no pós-guerra, na década de 40, e que se estende até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram geralmente produzidos por pequenos estúdios, atores não convencionais e em ambientes urbanos realistas. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais.

Sobre o filme

Um roteirista é contratado para revisar o roteiro de um filme que marca a volta de uma antiga estrela do cinema mudo. Ele não sabia, contudo, da perigosa relação que desenvolveria com ela. Direção: Billy Wilder Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr.

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson

Ano: 1950

Duração: 1h50min

Classificação indicativa: Livre

 

Serviço

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h.

set
11
ter
Cineclube Rogério Sganzerla exibe Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman
set 11@19:00

Nesta terça-feira, 11/09, será exibido o filme Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman. O filme faz parte da Mostra Ingmar Bergman, que está será exibida durante o mês de setembro, e celebra o centenário do diretor sueco. A entrada é gratuita.

Mais informações na página http://www.cineclube.ufsc.br/estamos-exibindo/.

set
27
qui
Eventos brasileiros de Hidroponia
set 27 – set 28 dia inteiro

O Laboratório de Hidroponia (LabHidro) da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC) realiza nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, o 12° Encontro Brasileiro de Hidroponia e o 4° Simpósio Brasileiro de Hidroponia.

Inscrição e informações podem ser verificadas no site www.encontrohidroponia.com.br

nov
13
ter
Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa
nov 13@14:30
O Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa, no  Laboratório de Projeção, Bloco D do CCE, 1º andar, nesta terça, dia 13, às 14h30.
Sinopse
Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir seus bens entre os três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. Saburu, prevendo as desgraças que viriam, se mostra contrário à decisão paterna. Expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), de quem se torna genro. Hidetora vai ao seu antigo castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido. O mesmo acontece ao visitar Jiro e, isolado em seu ex-império, Hidetora se aproxima da insanidade
Este projeto é realizado por meio do bolsa cultura da SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Tem o apoio do LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE CINEMA – LEC – Cinema UFSC , e é coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira do Departamento de Arte do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.
maio
15
qua
Seminário online Kadila Afrodiásporas
maio 15@9:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário Kadila Afrodiásporas – Estudos da Linguagem e Diálogos Brasil-Moçambique. O evento faz parte da comemoração ao Maio África 2024 na UFSC.

Haverá um diálogo entre a convidada Ezra Alberto Chambal Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, e a professora Cristine Gorski Severo, do Instituto Kadila, pesquisadora dos temas: dimensões política e ética das políticas linguísticas em contextos coloniais e pós-coloniais de uso da língua portuguesa; linguística colonial; políticas linguísticas críticas e sócio-história das línguas.

O seminário acontece na quarta-feira, 15 de maio, às 9h, pelo canal do Instituto Kadila no YouTube. Não é necessário realizar inscrições e será emitido um de certificado de 2 horas aos participantes.

Mais informações estão disponíveis no instagram do instituto. 

 

maio
23
qui
Seminário: Maracatu como prática de pertencimento
maio 23@19:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: o Maracatu enquanto prática Afro-diaspórica de pertencimento no Sul do Brasil. A atividade faz parte dos eventos em comemoração ao Maio África 2024 na UFSC.

O seminário contará com os convidados Charles Raimundo da Silva, do grupo musical Maracatu Arrasta Ilha, e Alexandra Eliza Vieira Alencar, do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da UFSC.

O evento acontecerá na quinta-feira, 23 de maio, de forma online no canal do Instituto Kadila no Youtube às 19h. Não é necessário realizar inscrições e haverá emissão de certificado de 2 horas.

Mais informações estão disponíveis no site kadila.cfh.ufsc.br, ou pelo instagram: @institutokadila

jun
5
qua
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville
jun 5@19:00 – 21:00
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.

A palestra  será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).

Para assistir à palestra, acesse aqui.

Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

jun
20
qui
Curso: Vivências e Narrativas Decoloniais
jun 20@19:00 – jul 4@21:00

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) promove o curso de extensão Vivências e Narrativas de Vozes Decoloniais: saberes partilhados. O evento faz parte de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto de extensão Estudos e ações decoloniais: ouvir/escrever expressões de resistência social, desenvolvido junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, para debater questões voltadas ao pensamento decolonial.

O curso será on-line, transmitido pelo canal do Youtube do projeto entre 20 de junho e 4 de julho, das 19h às 21h. Serão dois ciclos de partilhas em formato de lives, nos quais as narrativas serão agrupadas em temáticas que perpassam vivências em espaços educacionais formais e informais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulárioPara a emissão do certificado de 20 horas será necessário o preenchimento da lista de presença de cada encontro, incluindo a realização de uma atividade final que envolverá a produção de uma narrativa.

Mais informações no Instagram do projeto.

jul
15
seg
Seminário ‘Ações afirmativas em concursos para negros’
jul 15@16:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Gabinete da Reitoria, está promovendo o seminário Ações afirmativas em concursos para negros: o contexto nacional e a UFSC, que acontecerá na segunda-feira, 15 de julho, às 16h, na Sala Aroeira, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento é gratuito e aberto ao público.

O seminário terá participação dos seguintes convidados:

  • Marcia Lima, da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ) do Ministério da Igualdade Racial (MIR);
  • Analucia Hartmann, do Ministério Publico Federal (MPF);
  • Lia Vainer Schucman, do Departamento do Psicologia da UFSC;
  • Delton Aparecido Felipe, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá-Paraná (UEM-PR);
  • Juliano Scherner Rossi, da Procuradoria Federal junto à UFSC; e
  • Lindberg Nascimento Junior, do Departamento de Geociências da UFSC.

A mediação do seminário será feita pela professora Leslie Sedrez Chaves, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da UFSC. A abertura do evento será realizada pelo reitor Irineu Manuel de Souza e pela vice-reitora Joana Célia dos Passos.

jul
22
seg
Seminário ‘Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil’
jul 22@9:00 – 18:00
Seminário 'Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil'

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, promove o seminário Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil no dia 22 de julho às 9h, na Sala Aroeira do Centro de Cultura Eventos, no campus do bairro Trindade, em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar é necessário se inscrever pelo formulário.

 

ago
13
ter
III Colóquio Internacional Antropoceno
ago 13 – ago 15 dia inteiro

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.

*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43. 

ago
30
sex
Espetáculo ‘Espalhar a pólvora para colher o fogo’
ago 30@19:00 – 21:00

O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.

Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.

set
5
qui
Seminário ‘Desafios Contemporâneos do Direito em Transformação’
set 5@18:30 – set 6@22:00

O Núcleo de Estudos Avançados em Direito do Trabalho e Socioeconômico do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro de Ciências de Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina  (NEATES/UFSC), promove o seminário Desafios Contemporâneos do Direito em Transformação, que ocorrerá entre 5 e 6 de setembro, das 18h30 às 22h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, em formato híbrido.

De acordo com os organizadores, o evento também conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) e representa uma importante oportunidade para fortalecer os laços acadêmicos e profissionais entre as instituições, promovendo um ambiente de diálogo e intercâmbio de ideias sobre temas jurídicos contemporâneos.

As inscrições estão abertas desde 22 de julho e se estenderão até 2 de setembro. Além disso, são gratuitas e devem ser realizadas pelo site.

Aos participantes, será disponibilizado uma certificado de 16 horas.

Mais informações através do e-mail: mostradoseminarioufscunivali@gmail.com.

 

set
9
seg
Seminário: Cooperação Acadêmica Brasil-China
set 9 – set 10 dia inteiro

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), em parceria com Instituto de Estudos sobre a China (ICHIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Confúcio (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove o evento Seminário Desafios e Potencialidades na Cooperação Acadêmica Brasil-China. A atividade ocorre de 9 a 10 de setembro, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Os interessados podem se inscrever por meio de formulário, até o dia do evento. Os participantes têm direito a um certificado.

O seminário tem como objetivo celebrar os 50 anos de relacionamento Brasil-China, além de discutir os desafios e as potencialidades da cooperação acadêmica entre os países, com um foco especial na parceria entre a UFSC e as instituições chinesas.  

programação inclui mesas de debate, apresentações culturais e uma aula pública de mandarim.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site.

set
16
seg
Inteligência Artificial e Blockchain
set 16@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
17
ter
Inteligência Artificial e Blockchain
set 17@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).

 

set
19
qui
Inteligência Artificial e Blockchain
set 19@17:00

O Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário sobre Inteligência Artificial Explicável e Blockchain: Explore transparência, segurança e inovações nestas tecnologias. O evento  ocorre entre 16 e 19 de setembro e integra um ciclo de palestras, sob a responsabilidade do professor Marcelo Macedo.

As palestras serão ministradas em inglês pela professora Swati Sachan, especialista em Inteligência Artificial em Finanças na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O conteúdo abordará os seguintes tópicos: Inteligência Artificial Explicável, usos da IA generativa, Blockchain e casos práticos em fintechs.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las no site do evento até 18 de setembro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e comunidade em geral. Os participantes têm direito a um certificado de 6 horas. 

> Confira a programação:

  • 16 de setembro: Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), às 17h.
  • 17 de setembro: Auditório 1 do Laboratório de Educação Digital (LED), às 14h.
  • 19 de setembro: Auditório 1 do LED, às 14h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Departamento do EGC, pelo ramal 7250 (Diogo) ou pelo ramal 7254 (Neiva).