Calendário de Eventos UFSC

ago
29
qui
Seminário: Dano Ambiental e Justiça Ecológica no Antropoceno
ago 29@9:00 – 12:00
Seminário: Dano Ambiental e Justiça Ecológica no Antropoceno @ Sala dos Conselhos do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC)

O Seminário “Dano Ambiental e Justiça Ecológica no Antropoceno” ocorre no dia 29 de agosto, quinta-feira, das 9h às 12h. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC), com a participação de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/UFSC) e convidados.

O evento ocorre na Sala dos Conselhos do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC), localizada no 4º andar do Bloco F (sala 405). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 3 horas de participação.

O objetivo do evento é divulgar e promover discussões em torno dos estudos realizados por investigadores do grupo de pesquisa, além de promover a internacionalização do PPGD, considerando sua inserção no âmbito do Projeto Speak4Nature: approaches on ecological justice, apoiado pelo HORIZON-MSCA-SE-2021, do Marie Skłodowska-Curie Actions. Busca-se aproximar alunos e pesquisadores das questões práticas pertinentes à aplicação da Justiça Ecológica, bem como o intercâmbio de conhecimentos com a perspectiva Brasil-Itália.

Programação:

Coordenação Geral: Prof. José Rubens Morato Leite
Mediação: Profa. Dra. Silvia Regina Siqueira Loureiro.

Mesa 1: Dano Ambiental – aspectos civis (9:15- 9:45)
Prof. Dr. José Rubens Morato Leite – Dano Ambiental na Sociedade de Risco
Profa. Dra. Carolina M. Bahia – Nexo de causalidade nos desastres ambientais.

Mesa 2 – Dano Ambiental – aspectos criminais (9:45- 10:15)
Prof. Riccardo Battistoni – O caso Eternit na Itália: entre a saúde pública e a proteção do ambiente
Prof. Luiz Fernando R. Borges – Danos sociais, agronegócio e o lobby corporativo da indústria química no Brasil: análise sob as lentes da Criminologia Verde e dos Crimes dos Poderosos

Mesa 3 – O Dano Ambiental e a Justiça Ecológica (10:15- 10:45)
Profa. Dra. Melissa Ely Melo – O dever jurídico de preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais.
Profa. Dra. Tônia A. H. Dutra – Implicações da concepção de Justiça Ecológica na abordagem do dano ambiental

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram do Grupo de Pesquisa

nov
22
sex
Minicurso de Introdução à Linguística Forense
nov 22@14:00 – 18:00

O minicurso gratuito Diálogos entre Linguística e Direito: uma introdução à Linguística Forense ocorre no dia 22 de novembro, das 14h às 18h, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é promovida pelo grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas).

A linguística forense é uma área de estudo que analisa a linguagem em contextos forenses, ou seja, em situações de interação entre a linguagem e os sistemas jurídico, judiciário e ético, além de policial. Considerando os contextos policiais e jurídicos de uso da linguagem, o curso pretende contribuir com a formação do profissional da área de Letras, atentando para a formação de peritos em linguagem que possam atuar na esfera jurídico-criminal.

Serão abordados temas como a relação entre Direito e linguagem, linguística forense como ramo da linguística aplicada; crimes de linguagem, discurso intolerante, fonética forense e laudo pericial, entre outros.

O palestrante será o juíz Roberto Lima Santos, do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Roberto é pós-graduado em Linguística Forense pela Faculdade Unyleyia, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A mediação será de Cristiane Martins, analista judiciária da Justiça Federal de Santa Catarina e doutoranda em Linguística pela UFSC.

Para participar, os interessados devem se inscrever de forma online.

Mais informações na página do grupo PoLiTicas.

nov
25
seg
Ciclo de Debates do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística
nov 25@9:00 – nov 26@18:00

O Ciclo de Debates NuPILL 2024 ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 18h, na Sala Hassis, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), que promove o ciclo de debates.

O evento é anual e tem como objetivo proporcionar um ambiente de construção de conhecimento e de trocas de ideias sobre as temáticas desenvolvidas pelos membros de sua equipe, além da presença de palestrantes convidados.

Esta edição terá 11 apresentações, com a participação de Regina Dalcastagnè (UnB), com a palestra “Como escrever a história da literatura do século XXI”, mediada por Isabela Melim Borges (UFSC), e com a participação de Ricardo Gaiotto de Moraes (UFSC), com a palestra “Os dois gumes do punhal: a recepção de Torto Arado (Charrue Tordue) na França”, com mediação de Alckmar Luiz dos Santos.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade interessada em Letras e Literatura. Para participar, não é necessário se inscrever previamente. A participação dá direito a certificado de 10 horas.

Mais informações na página do NuPILL.

Programação:

dez
13
sex
Posse e premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes
dez 13@19:30

A Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) realizará, no dia 13 de dezembro, a sessão solene para posse de duas novas acadêmicas e a entrega dos prêmios Personalidade do Ano em diversas área. A professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a a cantora lírica soprano Kalinka Damiani assumirão as cadeiras 25 e 40, respectivamente. O evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari, localizado na Rua Desembargador Vítor Lima nº 117, no bairro Trindade, em Florianópolis. 

Na mesma sessão, a ACLA fará a entrega dos prêmios Personalidade do Ano nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Os homenageados são: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa (Letras – Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica); o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger); a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles); o professor e diretor de teatro Leandro de Assis (Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil) e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha ACLA). 

Mais informações no perfil da Academia Catarinense de Letras e Artes.