O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 14h, a roda de conversa O ensino da língua polonesa no Brasil: contextos, desafios e reflexões. Com a mediação das professoras Cristine Severo (UFSC) e Maria Luiza Barbosa (UAB/UFSC), o evento conta com a participação dos professores Adriano Malikoski (UCS) e Sonia Eliane Niewiadomski (UFPR) e discute as implicações do ensino do polonês no contexto brasileiro.
Esta é uma das três rodas promovidas pelo grupo em setembro. Os eventos ocorrem às quintas-feiras, às 14h, e são transmitidos pelo canal no Youtube do grupo PoLiTicas.
Esta é uma das três rodas promovidas pelo grupo em setembro. Os eventos ocorrem às quintas-feiras, às 14h, e são transmitidos pelo canal no Youtube do grupo PoLiTicas.
A roda de conversa Línguas alemãs no Brasil: exemplos de revitalização vai ocorrer nesta quinta-feira, 3 de outubro, com início às 14h, através de transmissão pelo canal do YouTube. O evento é promovido pelo grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As palestrantes da roda de conversa serão Ranice Dulce Trapp e Carolayne Loch Hinghaus com mediação de Cristine Gorski Severo.
As Rodas de Conversa do grupo PoLiTicas buscam construir um espaço de diálogo e visibilidade sobre políticas linguísticas educacionais, além da interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.
O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações na página do grupo PoLiTicas.
A roda de conversa Línguas e Culturas em Timor Leste vai ocorrer no dia 7 de outubro, com início às 10h, através de transmissão pelo canal do YouTube. O evento é promovido pelo grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O palestrante da roda de conversa será Vicente Paulino, diretor do Centro de Estudos de Cultura e Artes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, com mediação da professora Joice Eloi Guimarães do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (LLV) da UFSC.
As Rodas de Conversa do grupo PoLiTicas buscam construir um espaço de diálogo e visibilidade sobre políticas linguísticas educacionais, além da interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.
O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações na página do grupo PoLiTicas.
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem a palestra on-line Riscos climáticos em Moçambique: implicações nos espaços urbanos e rurais na terça-feira, 8 de outubro, às 14h, em transmissão pelo canal do YouTube do Instituto.
Os palestrantes serão Uacitissa Mandamule e José Maria do Rosário Chilaúle Langa, com mediação do professor Lindberg Júnior, do Departamento de Geociências, e de Estêvão Mazuz. A proposta do evento é pensar as mudanças climáticas a partir de uma perspectiva moçambicana. A atividade é aberta a toda comunidade e será fornecido certificado de 2 horas de participação. Não é necessário fazer inscrição.
O evento tem o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRural), do Núcleo Literatual, do Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas (Necla) e do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura (LHSTC).
Mais informações no Instagram, na página do Instituto Kadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com
Duas rodas de conversa promovidas pelo projeto de extensão Línguas, Culturas e Religião, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), gratuitas vão ocorrer no dia 17 de outubro, uma às 10h e outra às 14h. Os eventos, que são gratuitos e abertos à comunidade em geral, terão transmissão peloo canal do YouTube do grupo PoLiTicas. A ação conta com apoio e organização do grupo PoLiTicas e do projeto de extensão Yoga e Meditação para Todos. Para participar, não é necessário fazer inscrição.
Programação:
Dia 17 de outubro, às 10h
Roda de conversa: Yorubá como língua de herança cultural no Brasil
Palestrante: professor Felix Ayoh’Omidire, da Obafemi Awolowo University, na Nigéria
Mediação: professora Cristine Severo, do grupo PoLiTicas
Com apoio do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas
Dia 17 de outubro, às 14h
Roda de conversa: O impacto do budismo na língua tibetana
Palestrante: Lama Jigme Lhawang, tradutor/intérprete língua tibetana do Instituto de Ciências Contemplativas
Mediação: professor Tarcísio de Arantes Leite e professora Cristine Severo
* Com interpretação para Libras
Link de transmissão: https://youtube.com/live/FCjw0jqDS3o
Para mais informações, acesse a página do grupo PoLiTicas.
A roda de conversa O lugar da Libras nas Políticas Linguísticas das Universidades Federais Brasileiras vai ocorrer no dia 31 de outubro, com início às 14h, através de transmissão pelo YouTube. O evento é promovido pelo grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As palestrantes da roda de conversa serão Laralis Oliveira, da UFRN, Ana Regina Campelo, da INES, e Simone Lorena Pereira, da UFRN, com mediação da professora Cristine Severo, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (LLV) da UFSC.
As Rodas de Conversa do grupo PoLiTicas buscam construir um espaço de diálogo e visibilidade sobre políticas linguísticas educacionais, além da interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.
O evento é gratuito e aberto à comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações na página do grupo PoLiTicas.
A linguística forense é uma área de estudo que analisa a linguagem em contextos forenses, ou seja, em situações de interação entre a linguagem e os sistemas jurídico, judiciário e ético, além de policial. Considerando os contextos policiais e jurídicos de uso da linguagem, o curso pretende contribuir com a formação do profissional da área de Letras, atentando para a formação de peritos em linguagem que possam atuar na esfera jurídico-criminal.
Serão abordados temas como a relação entre Direito e linguagem, linguística forense como ramo da linguística aplicada; crimes de linguagem, discurso intolerante, fonética forense e laudo pericial, entre outros.
O palestrante será o juíz Roberto Lima Santos, do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Roberto é pós-graduado em Linguística Forense pela Faculdade Unyleyia, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A mediação será de Cristiane Martins, analista judiciária da Justiça Federal de Santa Catarina e doutoranda em Linguística pela UFSC.
Para participar, os interessados devem se inscrever de forma online.
Mais informações na página do grupo PoLiTicas.
O Ciclo de Debates NuPILL 2024 ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 18h, na Sala Hassis, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), que promove o ciclo de debates.
O evento é anual e tem como objetivo proporcionar um ambiente de construção de conhecimento e de trocas de ideias sobre as temáticas desenvolvidas pelos membros de sua equipe, além da presença de palestrantes convidados.
Esta edição terá 11 apresentações, com a participação de Regina Dalcastagnè (UnB), com a palestra “Como escrever a história da literatura do século XXI”, mediada por Isabela Melim Borges (UFSC), e com a participação de Ricardo Gaiotto de Moraes (UFSC), com a palestra “Os dois gumes do punhal: a recepção de Torto Arado (Charrue Tordue) na França”, com mediação de Alckmar Luiz dos Santos.
O evento é gratuito e aberto a toda comunidade interessada em Letras e Literatura. Para participar, não é necessário se inscrever previamente. A participação dá direito a certificado de 10 horas.
Mais informações na página do NuPILL.
Programação:
A Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) realizará, no dia 13 de dezembro, a sessão solene para posse de duas novas acadêmicas e a entrega dos prêmios Personalidade do Ano em diversas área. A professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a a cantora lírica soprano Kalinka Damiani assumirão as cadeiras 25 e 40, respectivamente. O evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari, localizado na Rua Desembargador Vítor Lima nº 117, no bairro Trindade, em Florianópolis.
Na mesma sessão, a ACLA fará a entrega dos prêmios Personalidade do Ano nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Os homenageados são: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa (Letras – Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica); o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger); a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles); o professor e diretor de teatro Leandro de Assis (Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil) e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha ACLA).
Mais informações no perfil da Academia Catarinense de Letras e Artes.
O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.
O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.
O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.
Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.
O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)
O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)
O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)