O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, a partir do dia 10 de junho até 18 julho, a exposição fotográfica Pisa Ligeiro, de Anderson Barbosa. A exposição traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. As fotos podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A classificação indicativa é livre.
A mostra é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas. Estes registros são um convite à reflexão, pois nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem. As imagens são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”.
Anderson Barbosa é natural de Florianópolis, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade.
Mais informações na página da Secarte.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.
O curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a exposição Saudades: entre ausências e presenças de 21 de maio a 18 de junho, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE). A exposição é um projeto curricular, coletivo e anual no curso, desenvolvido nas disciplinas de Expografia e Ação Cultural e Educativa em Museus. Nesta 12° edição, a temática abordada é a saudade e como ela se revela no cotidiano, mostrando como suas ambiguidades e nuances podem nos afetar.
A abertura oficial da exposição ocorre na terça-feira, 20 de maio, às 18h30, no MArquE. Durante a semana, o horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 7h às 18h30. A entrada é gratuita e aberta ao público.
A exposição é estruturada em três núcleos curatoriais, articulados em um circuito expográfico imersivo e sensível, propondo reflexões sobre memória, ausência e presença. O projeto também contempla ações educativas acessíveis, voltadas a públicos diversos, incluindo crianças, pessoas idosas, estudantes da UFSC e moradores da comunidade da Serrinha.
Conforme a organização, seu formato é didático e processual, desenvolvido integralmente pelos estudantes da 7ª fase do curso, que assumem a responsabilidade por todas as etapas: pesquisa conceitual, curadoria, produção, montagem, captação de recursos, mediação e comunicação. “Além de ser um componente essencial na formação acadêmica, a mostra propõe um diálogo direto com a sociedade, experimentando práticas museológicas inclusivas e participativas”, afirmam os estudantes organizadores.
A organização também faz um agradecimento especial aos servidores técnico-administrativos (TAEs) que colaboraram diretamente com a realização do evento, “em especial os carregadores, cuja atuação foi fundamental na movimentação dos materiais e estrutura da exposição”.
Para mais informações, acesse o Instagram @exposaudades.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina recebe a exposição Aquarelando no NETI na Galeria de Exposições Hall Principal até 30 de junho. Os trabalhos apresentados são obras dos participantes das oficinas de aquarela realizadas na Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti-Unapi) nos semestres de 2023.2 até 2025.1 sob orientação da professora Maria Inés Castiñeira. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
Nas oficinas, além da técnica da aquarela os interesses de cada participante no aprimoramento da sua percepção estética e processo expressivo também são priorizados, em um espaço aberto e colaborativo que estimula o desenvolvimento criativo e a interação social. Algumas das obras expostas utilizam técnica mista, isto é, além de aquarela foi usado caneta nanquim descartável, caneta hidrogel, lápis aquarelável e guache.
Os artistas são Adriane Scherner Battistella, Angela Maria do Nascimento, Augusto Cesar de Abreu Teodoro, Elaine Tomás, Margarida Richter Isoppo, Marise Maravalhas, Mônica A.T.A.V. Perez, Monica Carmelita de Carvalho, Nora Carmen Milmann, Rosicler Sabbag, Soraia Barcelos Nunes, Soraya dos Santos Ludvig, Tereza Cristina Gomes Maia, Vera Almeida Bonissoni, Vera Beatriz Sayão Barros, Vera Elida de Souza Conceição da Silva, Maria Inés Castiñeira (orientadora).
Mais informações no site da BU ou pelo email: ines.castinera@gmail.com.

De 9 de junho a 11 de julho, a Biblioteca Central da UFSC recebe a exposição Raízes açorianas, da artista Salete Maria Farias de Oliveira, conhecida como Solí. A cultura popular brasileira integra seu trabalho artístico, criando uma poética singular do cotidiano com uma linguagem narrativa que reflete a riqueza do folclore, dos costumes, do patrimônio arquitetônico e dos hábitos de nosso povo. Solí trabalha com crianças e adultos, utilizando materiais recicláveis para conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Sua temática é focada na herança da cultura popular deixada pelos açorianos.
A expositora, Salete Maria Farias de Oliveira, conhecida como Solí, é natural de Palhoça e reside em São José, SC, desde 1980. É autodidata e microempresária no ramo da construção civil desde 1983. Ela realizava gravações em placas de mármore e granito com diversos desenhos, o que a levou a conhecer as freiras franciscanas, que encomendavam desenhos religiosos. Essas obras foram levadas para várias partes do Brasil e do exterior. Em 1994, recebeu orientação da artista plástica Susana Froz e de Silvio Plecticos.
Realizou 28 exposições individuais e participou de 49 coletivas, incluindo: Entre Tempo (CIC, 2023); Resistência (CIC, 2019); Origens (CIC, 2017); Museu São Miguel (2014) e Troféu Açor, Ilha das Flores (2013). De 2008 a 2012, participou de atividades culturais com o Instituto Laélia Purpurata em diversos municípios da Grande Florianópolis, promovendo arte-terapia, contação de histórias e teatro de bonecos na Apae de São José, SC. Ela também trabalhou com a cultura açoriana, o folguedo do Boi de Mamão e Pão por Deus, envolvendo crianças, dependentes químicos e indígenas, utilizando argila, substratos naturais e oficinas de artesanato com customização e reaproveitamento de materiais recicláveis. Essas atividades foram direcionadas a gestores de cultura e professores da rede municipal de ensino. Além disso, participou de diversos congressos a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de SC, como: VI Festival de Artes Plásticas, com Rubens Oestroem (2010); Pretexto, com Fernando Lendote (2006); Brasil e França (2005) e Museu Cruz de Souza (2002).
Detalhes da exposição
- O quê? Raízes açorianas
- Onde? Espaço Expositivo Hall do Auditório da Biblioteca Central
- Quando? De 09/06/25 a 11/07/25, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h
- Quanto? Exposição gratuita e aberta à comunidade
- Contatos: Telefone/Whatsapp: (48) 99971 5416
- E-mail: saleteoliveira.soli@gmail.com
Será realizado no dia 12 de junho o II Workshop: Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e de Desastres (GIRD), das 14h às 18h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A atividade tem como objetivo promover o debate interdisciplinar entre ciência, tecnologia e sociedade, destacando o papel da educação na redução de riscos e desastres.
As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário on-line até a data do evento. Os participantes terão direito a certificado de quatro horas.
Programação
14h – Palestra CTS na GIRD:
Palestrante: professora Fabiana Santos Lima.
Professora Visitante PPGECT/ UFSC; Membro CEPED/UDESC; Membro do Centro Técnico Científico da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (CTC); Coordenadora da Câmera Técnica de Logística Humanitária do CTC; Graduada em Matemática Licenciatura Plena (FURG); Doutora e Mestre em Eng. Produção (UFSC); Área de atuação: Logística Humanitária.
14h30 – Palestra Sem educação, não há Redução de Riscos: A Formação como Pilar das Políticas Públicas para a Sociedade em RRD:
Palestrante: Cleonice Maria Beppler.
Engenheira Florestal/segurança do trabalho/Transportes – Professora Instituto Federal Catarinense (IFC) –Campus Camboriú; Coordenadora Nacional e Institucional do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD; Coordenadora e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD Campus Camboriú; Coordenadora do curso de qualificação de Agente Comunitário em Proteção e Defesa Civil no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, Subcoordenadora do Plano de Contingência de Educação no estado de SC (PLANCON EDU) – Plano de contingência escolar para as escolas de SC.
15h – Palestra Programa Brigadas Escolares e a cultura de prevenção e preparação no ambiente escolar
Palestrante: capitã Joyce Andressa de Oliveira Saboia.
Bacharel em Segurança Pública e Redução de Desastres, pela Academia Policial Militar do Guatupê; Graduação em Engenharia Civil; MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio, pelo CBMPR ; Pós Graduação em Segurança do Trabalho; Curso de Especialização de Sistema de Comando de Incidentes, pelo CBMPR; Pós Graduação em Proteção e Defesa Civil; Atualmente, militar da ativa do CBMPR, atuando na Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.
15h30 – Palestra A Geografia Escolar e mudanças climáticas como estratégia para a Redução de Riscos e Desastres
Palestrante: professor André Peron.
Coordenador e Professor de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutor em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGG/UFSC), linha de pesquisa: Geografia em processos educativos.
16h30 – Apresentação Aplicativo de Suporte para Professores Aderirem ao Currículo sobre o Tema Desastres
Palestrantes: acadêmicos Elida Marlene Alvarez Medina, Felipe Morais Santos, Nasarita Rohden, Monica Dias Vieira, Rosihene Evelim da Silva Azevedo e Salete Aparecida Martins.
A Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Observatório de Inteligência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a apresentação do evento Conectando Saberes: Painel de Extensão Universitária no Observatório de Inteligência da UFSC – Apresentação e Momento de Escuta. O encontro será realizado na quinta-feira, 12 de junho, às 14h, com acesso remoto através do Google Meet.
O encontro tem como objetivo apresentar o Painel de Extensão Universitária desenvolvido no âmbito do Observatório de Inteligência da UFSC, além de proporcionar um espaço de escuta e diálogo com a comunidade acadêmica envolvida com a extensão.
São convidados a participar coordenadores de extensão de centros, campi, departamentos e cursos, coordenadores de programas e projetos de extensão, integrantes de ações de extensão da comunidade acadêmica e externa, e demais interessados no tema.
Os interessados podem acessar a chamada do Google Meet através do link.
O Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas rodas de conversa em 5 e 12 de junho, às 14h. As atividades integram o projeto Língua, Religião e Cultura, uma parceria entre o grupo PoLiTicas e o Projeto Yoga e Meditação para Todos, e podem ser assistidas pelo canal do YouTube do grupo.
Em 5 de junho, a roda de conversa será com Ezra Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, sobre Linguística missonária: Moçambique e Angola. A mediação será realizada pela professora Cristine Severo da UFSC. Será abordado o tratamento dos dados levantados sobre as línguas africanas em Moçambique e Angola pelos missionários: questionamentos, acervos e práticas atuais.
Em 12 de junho, a roda de conversa será com Fautisno Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre O papel das línguas na mística Islâmica. A medição também será realizada pela professora Cristine. Será discutido o papel das línguas nas práticas religiosas e místicas do Islamismo.
Mais informações no site do grupo.
O Grupo de Estudos, Educação Ambiental e Agroecologia da Biologia (GEABio) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o projeto Ecoando Sustentabilidade promovem a Audiência Pública Popular – Floripa Livre de Petróleo nesta quinta-feira, 12 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), em Florianópolis. O evento é aberto ao público geral.
Segundo os organizadores, a ameaça da expansão da exploração de petróleo na costa catarinense acende um alerta entre comunidades tradicionais, pescadores, especialistas em meio ambiente e ativistas ambientais. A atividade que ocorre em Florianópolis nesta quinta faz parte de um movimento que também realiza na segunda-feira, 9 de junho, a audiência SOS Litoral Sul – SC: Garopaba diz não ao petróleo, na Câmara de Vereadores de Garopaba.
As audiências públicas em Garopaba e Florianópolis têm como objetivo promover um debate qualificado, regional e participativo, ancorado em dados técnicos, na vivência da comunidade local e no reconhecimento da urgência de decisões políticas compatíveis com a emergência climática. A presença e o engajamento da sociedade são fundamentais para fortalecer a mobilização coletiva em defesa do litoral catarinense e contra os impactos da exploração petrolífera.
Ainda conforme a organização, as audiências públicas também ocorrem em um contexto de ataques legislativos à Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por meio de dois projetos apresentados pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC): o Projeto de Lei 849/2025, que propõe a redução da faixa territorial da APA, e o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 130/2025, que visa revogar o decreto de criação da unidade de conservação. Ambos os projetos foram amplamente criticados por representantes das comunidades tradicionais, pesquisadores, ambientalistas e parlamentares comprometidos com a preservação do litoral catarinense.
Para mais informações, acesse o Instagram do Ecoando Sustentabilidade.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.
O curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a exposição Saudades: entre ausências e presenças de 21 de maio a 18 de junho, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE). A exposição é um projeto curricular, coletivo e anual no curso, desenvolvido nas disciplinas de Expografia e Ação Cultural e Educativa em Museus. Nesta 12° edição, a temática abordada é a saudade e como ela se revela no cotidiano, mostrando como suas ambiguidades e nuances podem nos afetar.
A abertura oficial da exposição ocorre na terça-feira, 20 de maio, às 18h30, no MArquE. Durante a semana, o horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 7h às 18h30. A entrada é gratuita e aberta ao público.
A exposição é estruturada em três núcleos curatoriais, articulados em um circuito expográfico imersivo e sensível, propondo reflexões sobre memória, ausência e presença. O projeto também contempla ações educativas acessíveis, voltadas a públicos diversos, incluindo crianças, pessoas idosas, estudantes da UFSC e moradores da comunidade da Serrinha.
Conforme a organização, seu formato é didático e processual, desenvolvido integralmente pelos estudantes da 7ª fase do curso, que assumem a responsabilidade por todas as etapas: pesquisa conceitual, curadoria, produção, montagem, captação de recursos, mediação e comunicação. “Além de ser um componente essencial na formação acadêmica, a mostra propõe um diálogo direto com a sociedade, experimentando práticas museológicas inclusivas e participativas”, afirmam os estudantes organizadores.
A organização também faz um agradecimento especial aos servidores técnico-administrativos (TAEs) que colaboraram diretamente com a realização do evento, “em especial os carregadores, cuja atuação foi fundamental na movimentação dos materiais e estrutura da exposição”.
Para mais informações, acesse o Instagram @exposaudades.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina recebe a exposição Aquarelando no NETI na Galeria de Exposições Hall Principal até 30 de junho. Os trabalhos apresentados são obras dos participantes das oficinas de aquarela realizadas na Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti-Unapi) nos semestres de 2023.2 até 2025.1 sob orientação da professora Maria Inés Castiñeira. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
Nas oficinas, além da técnica da aquarela os interesses de cada participante no aprimoramento da sua percepção estética e processo expressivo também são priorizados, em um espaço aberto e colaborativo que estimula o desenvolvimento criativo e a interação social. Algumas das obras expostas utilizam técnica mista, isto é, além de aquarela foi usado caneta nanquim descartável, caneta hidrogel, lápis aquarelável e guache.
Os artistas são Adriane Scherner Battistella, Angela Maria do Nascimento, Augusto Cesar de Abreu Teodoro, Elaine Tomás, Margarida Richter Isoppo, Marise Maravalhas, Mônica A.T.A.V. Perez, Monica Carmelita de Carvalho, Nora Carmen Milmann, Rosicler Sabbag, Soraia Barcelos Nunes, Soraya dos Santos Ludvig, Tereza Cristina Gomes Maia, Vera Almeida Bonissoni, Vera Beatriz Sayão Barros, Vera Elida de Souza Conceição da Silva, Maria Inés Castiñeira (orientadora).
Mais informações no site da BU ou pelo email: ines.castinera@gmail.com.

De 9 de junho a 11 de julho, a Biblioteca Central da UFSC recebe a exposição Raízes açorianas, da artista Salete Maria Farias de Oliveira, conhecida como Solí. A cultura popular brasileira integra seu trabalho artístico, criando uma poética singular do cotidiano com uma linguagem narrativa que reflete a riqueza do folclore, dos costumes, do patrimônio arquitetônico e dos hábitos de nosso povo. Solí trabalha com crianças e adultos, utilizando materiais recicláveis para conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Sua temática é focada na herança da cultura popular deixada pelos açorianos.
A expositora, Salete Maria Farias de Oliveira, conhecida como Solí, é natural de Palhoça e reside em São José, SC, desde 1980. É autodidata e microempresária no ramo da construção civil desde 1983. Ela realizava gravações em placas de mármore e granito com diversos desenhos, o que a levou a conhecer as freiras franciscanas, que encomendavam desenhos religiosos. Essas obras foram levadas para várias partes do Brasil e do exterior. Em 1994, recebeu orientação da artista plástica Susana Froz e de Silvio Plecticos.
Realizou 28 exposições individuais e participou de 49 coletivas, incluindo: Entre Tempo (CIC, 2023); Resistência (CIC, 2019); Origens (CIC, 2017); Museu São Miguel (2014) e Troféu Açor, Ilha das Flores (2013). De 2008 a 2012, participou de atividades culturais com o Instituto Laélia Purpurata em diversos municípios da Grande Florianópolis, promovendo arte-terapia, contação de histórias e teatro de bonecos na Apae de São José, SC. Ela também trabalhou com a cultura açoriana, o folguedo do Boi de Mamão e Pão por Deus, envolvendo crianças, dependentes químicos e indígenas, utilizando argila, substratos naturais e oficinas de artesanato com customização e reaproveitamento de materiais recicláveis. Essas atividades foram direcionadas a gestores de cultura e professores da rede municipal de ensino. Além disso, participou de diversos congressos a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de SC, como: VI Festival de Artes Plásticas, com Rubens Oestroem (2010); Pretexto, com Fernando Lendote (2006); Brasil e França (2005) e Museu Cruz de Souza (2002).
Detalhes da exposição
- O quê? Raízes açorianas
- Onde? Espaço Expositivo Hall do Auditório da Biblioteca Central
- Quando? De 09/06/25 a 11/07/25, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h
- Quanto? Exposição gratuita e aberta à comunidade
- Contatos: Telefone/Whatsapp: (48) 99971 5416
- E-mail: saleteoliveira.soli@gmail.com
O Projeto de Extensão UFSC Sem Fronteiras, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com as inscrições abertas para toda comunidade para participar do seminário sobre migrações, refúgio e deslocamentos humanos em alusão à Semana do Migrante e do Refugiado. O evento acontecerá na sexta-feira, 13 de junho, às 14h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH) da UFSC.
A Semana do Migrante e do Refugiado no Brasil é comemorada anualmente entre os dias 19 e 23 de junho. Os objetivos são discutir o fenômeno migratório humanizado sob diversas perspectivas, com ênfase na participação das pessoas migrantes e refugiadas na formação do Estado brasileiro, promover e difundir os direitos, as liberdades, as obrigações e as garantias dos migrantes e dos refugiados, e incentivar entidades da sociedade civil a debater e propor políticas públicas, com a apresentação de alternativas de empregabilidade e de integração cultural de migrantes e refugiados.
Para mais informações e programação completa acessar a página UFSC sem fronteiras. Para a realização das inscrições acesse o formulário.
O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Sinopse
Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.
Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.
Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.
Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI, pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.
A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.
João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.
“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.
A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.
Mais informações no Instagram.

De 9 de junho a 11 de julho, a Biblioteca Central da UFSC recebe a exposição Raízes açorianas, da artista Salete Maria Farias de Oliveira, conhecida como Solí. A cultura popular brasileira integra seu trabalho artístico, criando uma poética singular do cotidiano com uma linguagem narrativa que reflete a riqueza do folclore, dos costumes, do patrimônio arquitetônico e dos hábitos de nosso povo. Solí trabalha com crianças e adultos, utilizando materiais recicláveis para conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Sua temática é focada na herança da cultura popular deixada pelos açorianos.
A expositora, Salete Maria Farias de Oliveira, conhecida como Solí, é natural de Palhoça e reside em São José, SC, desde 1980. É autodidata e microempresária no ramo da construção civil desde 1983. Ela realizava gravações em placas de mármore e granito com diversos desenhos, o que a levou a conhecer as freiras franciscanas, que encomendavam desenhos religiosos. Essas obras foram levadas para várias partes do Brasil e do exterior. Em 1994, recebeu orientação da artista plástica Susana Froz e de Silvio Plecticos.
Realizou 28 exposições individuais e participou de 49 coletivas, incluindo: Entre Tempo (CIC, 2023); Resistência (CIC, 2019); Origens (CIC, 2017); Museu São Miguel (2014) e Troféu Açor, Ilha das Flores (2013). De 2008 a 2012, participou de atividades culturais com o Instituto Laélia Purpurata em diversos municípios da Grande Florianópolis, promovendo arte-terapia, contação de histórias e teatro de bonecos na Apae de São José, SC. Ela também trabalhou com a cultura açoriana, o folguedo do Boi de Mamão e Pão por Deus, envolvendo crianças, dependentes químicos e indígenas, utilizando argila, substratos naturais e oficinas de artesanato com customização e reaproveitamento de materiais recicláveis. Essas atividades foram direcionadas a gestores de cultura e professores da rede municipal de ensino. Além disso, participou de diversos congressos a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de SC, como: VI Festival de Artes Plásticas, com Rubens Oestroem (2010); Pretexto, com Fernando Lendote (2006); Brasil e França (2005) e Museu Cruz de Souza (2002).
Detalhes da exposição
- O quê? Raízes açorianas
- Onde? Espaço Expositivo Hall do Auditório da Biblioteca Central
- Quando? De 09/06/25 a 11/07/25, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h
- Quanto? Exposição gratuita e aberta à comunidade
- Contatos: Telefone/Whatsapp: (48) 99971 5416
- E-mail: saleteoliveira.soli@gmail.com
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.
Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI, pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.
A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.
João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.
“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.
A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.
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O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
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O Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC) recebe, entre 16 e 18 de junho, o VII Simpósio de Biologia Vascular (SBV). Organizado por docentes da UFSC, o evento possui âmbito nacional e tem como objetivo promover a integração dos grupos de pesquisa brasileiros que investigam a biologia vascular nas áreas de Farmacologia, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica e Biologia Celular, em estados fisiológicos ou patológicos.
Além da divulgação de resultados científicos e do compartilhamento de novas tecnologias no estudo da biologia vascular, o simpósio permite a aproximação dos mais de quarenta grupos de pesquisa atuantes na área no Brasil e a troca de experiências e a integração entre professores, pós-graduandos, estudantes de iniciação científica e pós-doutorandos.
De acordo com os organizadores, historicamente, os simpósios sempre foram organizados pela comunidade de biologistas vasculares, alunos (graduação e pós-graduação), pesquisadores e professores. Mantendo a tradição do evento, nesta edição do simpósio as apresentações orais serão feitas por alunos de iniciação científica, pós-graduandos e pós-doutorandos. Os professores e pesquisadores convidados atuarão como coordenadores de sessão e participarão de mesa-redonda e palestras.
As inscrições para o simpósio estão abertas até 4 de abril, com taxas de R$ 25 para alunos de graduação, R$ 50 para alunos de pós-graduação e R$ 100 para docentes e demais profissionais. Para acessar mais informações e realizar a inscrição, acesse a página do SBV.