Laboratório de Figurinos da UFSC conta com mais de mil peças em acervo

Laboratório de Figurinos da UFSC conta com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. (Foto: Andrey Santiago/Agecom/UFSC).
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já existe há 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações.
O LabFig foi criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, que precisavam de um local onde pudessem armazenar e conservar o acervo de vestimentas, adereços e elementos cenográficos. As doações são feitas pela própria comunidade acadêmica, por instituições ou através dos eventos organizados pelo Laboratório.
Hoje, o LabFig realiza cerca de 350 empréstimos por ano. A maioria das solicitações são de estudantes do Curso de Artes Cênicas, mas os alunos do Curso de Cinema também têm solicitado bastante, segundo Rachel Teixeira, coordenadora do LabFig. Rachel explica que os figurinos são utilizados, geralmente, em espetáculos teatrais e filmagens audiovisuais.

Rachel Teixeira, coordenadora do Laboratório de Figurinos da UFSC. (Foto: Andrey Santiago/Agecom/UFSC).
Acervo
Em 2020, o Laboratório de Figurinos recebeu uma importante doação de peças assinadas por Gesoni Pawlick, estilista renomado da alta-costura catarinense, eternizado como “o mago das tesouras”. As peças foram doadas por Dione Piazera Zacchi e Fernanda Broering Zacchi.
Também houve uma doação de vestidos de noiva costurados e bordados a mão, por parte de uma loja especializada no ramo que teve o seu auge entre as décadas de 80 e 90. Alguns destes vestidos saem para empréstimo, outros são preservados apenas para pesquisa. “Vai depender muito do que você precisa enquanto personagem, se faz sentido, a roupa sai” explica Rachel.
Há também peças de Carmen Fossari, falecida diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural que dá nome ao teatro da Universidade.
O Laboratório também promove um evento de trocas entre a comunidade, o Motirõ. O evento existe desde 2015 e já contou com mais de dez edições. Sua primeira edição teve apenas oito pessoas, enquanto a última, em 2019, reuniu aproximadamente 60 participantes. O evento não se limita apenas à troca de roupas e, ao final do evento, ainda é possível doar peças que serão incorporadas no acervo do LabFig.
Durante a Feira de Cursos da UFSC, evento que apresenta os cursos de graduação e demais projetos da Universidade para os estudantes de Ensino Médio e a comunidade externa, foram feitas visitas guiadas ao Laboratório, proporcionando aos alunos a experiência de conhecer o acervo. Foram cerca de 180 estudantes que visitaram o LabFig nos dois dias de feira. “Eles ficaram encantados com o Laboratório”, comenta a coordenadora Rachel.
Os visitantes também puderam visitar o Laboratório Caixa Preta e o Camarim, que ficam no mesmo bloco. “É o momento que a gente aproxima a comunidade da Universidade antes de eles virarem estudantes”, alega Rachel.
Comunidade
O Laboratório de Figurinos realiza empréstimos para a comunidade acadêmica da UFSC que esteja vinculada ao ensino, pesquisa ou extensão. Os empréstimos podem ser solicitados através do formulário disponível no site ou ainda pelo email labfig.ufsc@gmail.com. Depois de agendado um horário, é necessário ir presencialmente ao Laboratório fazer a experimentação do figurino.

Acervo do Laboratório de Figurinos da UFSC possui mais de mil peças de roupas, perucas, chapéus, sapatos e acessórios. (Foto: Andrey Santiago/Agecom/UFSC).
A comunidade pode contribuir com doações para o acervo do Laboratório de Figurinos a qualquer momento. Hoje, a necessidade do LabFig são peças de roupas com tamanhos maiores. A coordenadora Rachel explica que há uma grande quantidade de peças pequenas no Laboratório e pede: “vamos doar tamanhos maiores, porque temos corpos diversos”. As doações para o LabFig podem ser feitas mediante agendamento prévio, através do email labfig.ufsc@gmail.com. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 14h às 22h.
Mais informações na página do LabFig.
Raissa Hübner
Estagiária de Jornalismo | Agência de Comunicação | UFSC
agecom@contato.ufsc.br