UFSC na mídia: Planejar e gerir territórios

25/05/2009 14:37

Planejar e gerir territórios, por Leila Christina Dias*

O planejamento e a gestão dos territórios são temáticas que estão sempre na ordem do dia e que podem ser focalizadas a partir de diferentes pontos de vista. São problemáticas historicamente ligadas ao exercício do poder, à ação de diferentes atores sociais e às relações que estes estabelecem entre si.

No intuito de contribuir para o avanço da reflexão sobre as tendências recentes do planejamento e da gestão dos territórios, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) realizará seu 13º Encontro Nacional, em Florianópolis, entre os dias 25 e 29 de maio, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O tema central será “Planejamento e gestão do território: escalas, conflitos e incertezas”. Estima-se que um público de 1,2 mil pessoas estará presente, reunindo planejadores, arquitetos, geógrafos, sociólogos, economistas, historiadores, dentre outras formações, buscando um diálogo entre a pesquisa e a ação política desenvolvida em diferentes Universidades, Ministérios, Secretarias de Governo e Organizações Não-governamentais.

O papel do município a partir da Constituição de 1988; metodologias de gestão urbana e metropolitana; conflitos e práticas envolvendo usos e gestão do território; dilemas, tensões e incertezas em relação aos atuais modos de apropriação do espaço e de uso dos recursos ambientais serão temas problematizados nas conferências, mesas-redondas, sessões temáticas e sessões livres.

Se os territórios expressam a coexistência conflituosa de muitas vozes e trajetórias, espera-se que do diálogo surjam propostas à altura dos desafios atuais e futuros.

* Professora da UFSC, pesquisadora do CNPq e presidente da Comissão Organizadora do XIII Enanpur

Leia também:

– Estudo identifica 171 áreas de informalidade e pobreza na região conurbada de Florianópolis

– Livro traz resultados de estudos sobre o mercado de solo nas favelas brasileiras

– Trabalho de professor da UFSC lembra que Florianópolis está longe de ser uma cidade perfeita

– Encontro sobre planejamento urbano traz para Santa Catarina pesquisadores de renome