Projeto de extensão que resgata trabalho de escritoras brasileiras do século 19 abre nova rodada de edição de verbetes

25/09/2025 17:01

O projeto de extensão Cinquenta escritoras brasileiras do século XIX que faltam na Wikipédia abriu chamada para seu segundo ciclo de edição de verbetes sobre autoras resgatadas pela professora Zahidé Muzart, na antologia Escritoras brasileiras do século XIX. A atividade ocorre entre os dias 2 e 23 de outubro no Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, Memória e Imagem (Nepemi), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), bloco E/F, 6º andar.

A primeira reunião do novo ciclo será no dia 2 de outubro, a partir das 14h. As pessoas interessadas em colaborar na redação dos verbetes devem comparecer a esse primeiro encontro. Serão organizados os trabalhos que irão redigir os verbetes sobre as escritoras ainda excluídas da Wikipédia, como Maria Carolina Corcoroca de Sousa, poetisa natural de Florianópolis; Eurídice Natal e Silva, pioneira da literatura feminina em Goiás; Rosália Sandoval, alagoana cuja obra circulou também em espaços latino-americanos; e Adelina Tecla Correia Lyrio, poetisa capixaba bastante famosa no século XIX.

Coordenado pela professora Flávia Varella, do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto aposta na interdisciplinaridade entre os cursos de História e Letras da UFSC. Além de aumentar a diversidade na maior enciclopédia digital do mundo, a iniciativa busca ampliar o debate acadêmico e social sobre questões de gênero, literatura e história pública.

A professora Zahidé Lupinacci Muzart é uma das grandes responsáveis por possibilitar este projeto de extensão. Pesquisadora de referência nos estudos sobre literatura feminina no Brasil, foi docente da UFSC e criadora do Núcleo de Estudos de Literatura Feminina Brasileira. Sua carreira foi marcada pelo esforço de recuperar e divulgar a produção literária de escritoras esquecidas ou invisibilizadas pela crítica literária, o que resultou em obras fundamentais, como a antologia Escritoras Brasileiras do Século XIX (organizada por Muzart). Graças a este trabalho, hoje tem-se acesso a dezenas de autoras que, de outro modo, permaneceriam longe do horizonte acadêmico e cultural.

Desde março deste ano, integrantes do projeto de extensão realizaram o levantamento das literatas presentes nos três volumes da antologia Escritoras Brasileiras do Século XIX. Das 159 autoras reunidas nos livros, 68 tinham verbete na Wikipédia, enquanto 91 ainda estavam ausentes da plataforma. Em seguida, foi iniciada a seleção das autoras sem verbete, acompanhada de uma pesquisa para avaliar a notoriedade enciclopédica de cada uma.

Entre as autoras sobre as quais já foram escritos verbetes na Wikipédia estão Adelaide de Castro Alves — verbete escrito por Priscila Rosa Martins —, Alba Valdez — verbete escrito por Pollyana Primo —, Alexandrina da Silva Couto dos Santos — verbete escrito por Anna Letícia de Abreu —, Ana Facó — verbete escrito por Flávia Varella —, Ana Nogueira Batista — verbete escrito por Pollyana Primo —, Ildefonsa Laura César — verbete escrito por Andressa Nunes —, Luiza Leonardo — verbete escrito por Diedra Roiz —, Maria Antonieta Tatagiba — verbete escrito por Tamara Hauck —, Maria do Carmo de Melo Rego — verbete escrito por Pollyana Primo —, Maria Stella de Novais — verbete escrito por Priscila Rosa — e Úrsula Garcia — verbete escrito por Pollyana Primo.

Atualmente, estão em andamento os verbetes sobre Sinhazinha Wanderley — escrito por Manuela Alves de Souza —, Maria Eugênia Celso — escrito por Beatriz Martins Jorge—, Áurea Pires — escrito por Flávia Varella — e Anna Autran — escrito por Nicoli Knuth.

Segundo a professora Flávia Varella, coordenadora do projeto, muito vem sendo feito nas últimas décadas para visibilizar e resgatar o trabalho intelectual das literatas presentes na antologia de Zahidé, mas ainda resta muito trabalho pela frente. Diversas escritoras do século XIX deixaram obras literárias de grande valor para a história e a literatura nacional, ainda assim, suas vidas e carreiras permanecem sub-representadas, especialmente no ambiente digital. Com o intuito de mudar essa conjuntura, nasceu o projeto de extensão Cinquenta Escritoras Brasileiras do Século XIX que Faltam na Wikipédia, que busca facilitar o acesso ao conhecimento sobre essas autoras e suas respectivas obras. O semestre será organizado em três ciclos de pesquisa e produção de verbetes.

Confira a programação do segundo ciclo:

2 de outubro – primeiro encontro: apresentação do projeto e introdução às desigualdades de gênero na Wikipédia;
9 de outubro – segundo encontro: trabalho coletivo de pesquisa e redação dos verbetes;
16 de outubro – terceiro encontro: continuidade da escrita e revisão dos verbetes;
23 de outubro – quarto encontro: finalização e publicação dos verbetes na Wikipédia.

A participação neste projeto de extensão é uma oportunidade para que estudantes de graduação e pós-graduação – assim como pessoas interessadas na temática – tenham uma experiência que une pesquisa acadêmica, escrita colaborativa e trabalho interdisciplinar. Esse movimento coletivo de intervenção no espaço digital tem permitido que o projeto de extensão amplie a presença de escritoras brasileiras do século XIX na Wikipédia, levando conhecimento de qualidade para amplas audiências além dos muros da universidade.

Tags: 50 escritoras brasileiras do século XIX que faltam na WikipédiaDepartamento de Históriaescritoras brasileirasUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaWikipediaZahidé Muzart