Nota de Pesar: falece Cesar Luiz Pasold, professor aposentado do CCJ

24/04/2022 12:08

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado do Centro de Ciências Jurídicas, Cesar Luiz Pasold, neste domingo, 24 de abril, aos 76 anos. O professor e advogado morreu em decorrência de um câncer. A informação sobre o falecimento foi confirmada pela família e pela seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Pasold formou-se em 1967 na Faculdade de Direito, localizada à Rua Esteves Junior, que posteriormente integrou a Universidade de Santa Catarina, posteriormente, a UFSC. Enquanto estudante, foi Vice-Presidente e depois Presidente do Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF). Foi professor de Comunicação na Escola Superior de Administração e Gerencia (ESAG/Udesc), da qual foi Diretor de Graduação e depois Diretor Geral, de 1969 a 1988.

Lecionou disciplinas jurídicas na UFSC de 1975 a 1994, e em 1995 passou a lecionar no Mestrado e no Doutorado em Ciência Jurídica da Univali. Formou-se Mestre em Instituições Políticas e Jurídicas pela UFSC e em Saúde Pública pela USP. Concluiu Doutorado em Direito do Estado, pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) e Pós-Doutorado em Direito das Relações Sociais pela UFPR.

Pasold foi consultor de organizações nas áreas jurídica e axiológica, advogado com 54 anos de carreira na Advocacia Forense e Consultiva. Atuou como Juiz Eleitoral e dirigiu a Escola Superior de Advocacia, da OAB-SC. Cumpriu mandato como Vice-Presidente do Instituto de Advogados de Santa Catarina (IASC) até 2019.

Foi acadêmico em seis Academias de Letras, sendo Presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas e integrante das: Academias Desterrense de Letras, de Palhoça, de Biguacu, de Imbituba, e Maçônica Catarinense de Letras. Foi autor de 11 obras, dentre as quais estão: “Metodologia da Pesquisa Jurídica – Teoria e Prática”, já em sua 14ª edição; “Função Social do Estado Contemporâneo”; “Ensaio sobre a Ética de Norberto Bobbio”). Co-autor de 33 obras, entre as quais: “Ensaios Sobre Meio Ambiente e Direito Ambiental”.

Recebeu diversas homenagens e honrarias ao longo de sua carreira, inclusive a Medalha do Mérito Judiciário Catarinense – Grau Mérito, comenda outorgada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (2008) e a Medalha Anaclara Figueiredo Martins, pela Academia de Letras do Brasil/Tb.SC (2016).

As informações sobre os serviços funerais, quando disponíveis, serão inseridas nesta notícia.

A UFSC e sua comunidade solidarizam-se com a família, amigos e admiradores do Dr. Pasold neste momento de dor e luto.

 

com informações do IASC e OAB-SC

Tags: CCJCesar Luiz PasoldNota de pesar