UFSC participa do I Seminário Faróis de Boas Práticas da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca
O Conselho Gestor da APA da Baleia Franca, entidade da qual a UFSC participa, irá realizar, na próxima terça-feira, 7 de dezembro, o I Seminário Faróis de Boas Práticas da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF). O evento será virtual e é aberto à comunidade. Esta é uma iniciativa inédita, cujo objetivo é identificar e selecionar experiências inovadoras – boas práticas territoriais – em temas que permeiam a gestão da unidade de conservaçã e de seu entorno, delimitado por nove municípios.
Desde 2020, um comitê de avaliação analisou propostas submetidas a um edital público de seleção de iniciativas consolidadas, que promovem a inovação social no território. Dentre inúmeros critérios para a seleção, foram considerados o alinhamento das iniciativas com as diretrizes do Plano de Manejo da entidade, com os princípios da Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS, além do potencial de replicação dessas iniciativas.
As iniciativas escolhidas serão apresentadas em painéis virtuais reunidos em cinco temas: Ecoturismo em UC´s, Gestão Sustentável no Uso de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Agroecologia e Comunidades Tradicionais. Todas as iniciativas selecionadas irão receber um selo de boas práticas, que irá identificá-las como agentes de difusão de boas práticas de inovação social no território. A UFSC atua no Conselho da APA da Baleia Franca desde a sua fundação. O Seminário foi idealizado pelo professor Renê Birochi, do Programa de Pós-Graduação em Administração, representante da UFSC de 2014 a 2021.