Projeto da Pós em Ciência da Informação ganha destaque em mídias sociais
Além da publicação de artigos em periódicos científicos , o projeto de pesquisa “Agenda 2030 da ONU na visão da IFLA/FEBAB: Advocacy com bibliotecas e bibliotecários” desenvolve conteúdo nas mídias sociais buscando divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas(ONU). Coordenado pela professora Marli Dias de Souza Pinto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC) do Departamento de Ciência da Informação (DPTCIn/UFSC), o projeto criou o perfil do Instagram @sustentabilidadeinformacional.
Utilizado para a disseminação de informações sustentáveis, o @sustentabilidadeinformacional é especificamente voltado a informar, conscientizar e transformar usuários-seguidores. Ou seja, o perfil tem como objetivo principal disseminar informações sustentáveis. O perfil completou um ano no Instagram em agosto de 2020, com mais de 5.000 seguidores engajados na causa da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e objetivos globais. As publicações são diárias e diversificadas, explorando o universo da sustentabilidade, buscando apontar a importância da qualidade de vida humana e do planeta sustentável, inclusiva e com direitos iguais para todos.
Como resultado do engajamento e disseminação do perfil @sustentabilidadeinformacional, o projeto de pesquisa ampliou suas ações, disponibilizando vídeos abordando a temática da Agenda 2030 e os ODS. Em função disso criou-se recentemente o canal no YouTube Sustentabilidade Informacional. Os vídeos são apresentados pelo mestrando em Ciência da Informação Genilson Geraldo e contam com participações especiais de profissionais da área, como a bibliotecária norte-americana Loída Garcia Febo, da American Library Association; a Christine Meschede, pesquisadora da Universidade de Düssendorf (Alemanha); Victória Okojie da Universidade Abuja (Nigéria); Jorge do Prado, atual presidente da Federação Brasileira de Associações Bibliotecárias (FEBAB); Priscila Sena, pesquisadora em Ciência da Informação e Diretora Técnica da FEBAB; e Amabile Costa, pesquisador e doutoranda em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC).
Para finalizar a série de vídeos de 2020, houve a participação ilustre da bibliotecária Christine Mackenzie, atual presidente da entidade mais importante na área de bibliotecas, a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Mackenzie é CEO da Biblioteca Regional de Yarra Plenty (Melbourne-Austrália) e antiga gerente do maior sistema de bibliotecas públicas da Austrália.
O projeto de pesquisa não faz parte apenas dos ambientes virtuais, mas também do curso de pós-graduação em Ciência da Informação, com a disciplina Sustentabilidade Informacional para mestrandos e doutorandos, ministrada em 2020 pela professora Marli Dias de Souza Pinto. Em 2021, será vez da inserção dos cursos de graduação em Biblioteconomia de Santa Catarina, em parceria com a Associação Catarinense de bibliotecários (ACB), com o objetivo de mobilizar estudantes e toda categoria bibliotecária do estado para se inserir no Programa Internacional de Advocacy (IAP) da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) sobre a Agenda 2030 da ONU.
A IFLSA se responsabilizou em fazer com que o assunto estivesse presente em sua área de competência. A finalidade da IAP da IFLA é sensibilizar conscientizar e mobilizar os bibliotecários e futuros bibliotecários em nível mundial e, no caso do nosso projeto em nível local, utilizando o Advocacy, como instrumento de inserção das bibliotecas nas Metas e nos ODS, independentemente de sua tipologia.
Para saber mais sobre o Perfil Sustentabilidade Informacional, o relato está no artigo The use of social media instagram to disseminate sustainable information, de Genilson Geraldo e Marli Dias de Souza Pinto, publicado na revista International Journal of Librarianship.
Mais informações pelo Instagram e no canal do YouTube.