UFSC participa de competição de casas solares na Colômbia

27/11/2019 10:55

Casa projetada pelos estudantes da UFSC. Foto: divulgação

Cinco estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina estão em Cali, na Colômbia, construindo uma casa solar. Eles participam da segunda edição da competição internacional Solar Decathlon Latin America & Caribbean 2019, que reúne estudantes brasileiros, colombianos, peruanos, chilenos, mexicanos, alemães e espanhóis em times mistos. O objetivo da competição, que ocorre no campus da Universidad del Valle, é o de que as equipes pensem e executem soluções habitacionais, tendo como critério as especificidades da América Latina e Caribe. As moradias devem ser acessíveis, atenderem as necessidades dos moradores com mobilidade reduzida, serem adequadas para áreas urbanas densas e fazerem o uso eficiente de recursos naturais. 

Além da América Latina e Caribe, a Solar Decathlon também tem competições na África, Oriente Médio, Europa e China. Na primeira edição no nosso continente, em 2015, instituições brasileiras não participaram da competição.

Parte da equipe formada por estudantes da UFSC. Foto: divulgação

A equipe composta pelos estudantes da UFSC também têm membros da Pontifícia Universidad Javeriana de Cali e do Instituto Federal de Santa Catarina. O projeto é coordenado pelo Professor Iván Osuna, da Pontifícia Universidad Javeriana de Cali. Gabriela Peglow Harthmann, Lucas Fernandes de Oliveira, Luís Henrique Pavan e Rodrigo Cruz Moraes são estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Lorrany da Silva Mendes cursa Engenharia de Produção Civil na Universidade. Os estudantes, que retornam ao Brasil dia 17 de dezembro, agora enfrentam a fase de testes da casa que projetaram. 

 

 

Tags: Curso de Arquitetura e UrbanismoEngenharia de Produção CivilSolar DecathlonUFSC