UFSC participa de competição de casas solares na Colômbia
Cinco estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina estão em Cali, na Colômbia, construindo uma casa solar. Eles participam da segunda edição da competição internacional Solar Decathlon Latin America & Caribbean 2019, que reúne estudantes brasileiros, colombianos, peruanos, chilenos, mexicanos, alemães e espanhóis em times mistos. O objetivo da competição, que ocorre no campus da Universidad del Valle, é o de que as equipes pensem e executem soluções habitacionais, tendo como critério as especificidades da América Latina e Caribe. As moradias devem ser acessíveis, atenderem as necessidades dos moradores com mobilidade reduzida, serem adequadas para áreas urbanas densas e fazerem o uso eficiente de recursos naturais.
Além da América Latina e Caribe, a Solar Decathlon também tem competições na África, Oriente Médio, Europa e China. Na primeira edição no nosso continente, em 2015, instituições brasileiras não participaram da competição.
A equipe composta pelos estudantes da UFSC também têm membros da Pontifícia Universidad Javeriana de Cali e do Instituto Federal de Santa Catarina. O projeto é coordenado pelo Professor Iván Osuna, da Pontifícia Universidad Javeriana de Cali. Gabriela Peglow Harthmann, Lucas Fernandes de Oliveira, Luís Henrique Pavan e Rodrigo Cruz Moraes são estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Lorrany da Silva Mendes cursa Engenharia de Produção Civil na Universidade. Os estudantes, que retornam ao Brasil dia 17 de dezembro, agora enfrentam a fase de testes da casa que projetaram.