Representantes da UFSC assumem mandato no ‘Conselhão’ da Presidência da República
Três representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tomarão posse no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) no dia 5 de agosto de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília. A vice-reitora Joana Célia dos Passos, o professor Marcelo Henrique Romano Tragtenberg e o doutorando João Carlos Nogueira – vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) -, serão nomeados pelo Presidente da República para integrar o “Conselhão”. Este fórum estratégico desempenha papel essencial no assessoramento imediato à Presidência, elaborando recomendações sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

A vice-reitora Joana Célia dos Passos, o professor Marcelo Henrique Romano Tragtenberg e o doutorando João Carlos Nogueira, serão os representantes da UFSC no CDESS
A vice-reitora Joana Célia dos Passos e o professor Marcelo Tragtenberg assumem pela primeira vez no CDESS, enquanto o doutorando João Carlos Nogueira inicia seu segundo mandato. Os representantes da UFSC também estão associados à Cátedra Antonieta de Barros, e integrarão uma instância estratégica cuja missão é fortalecer as relações entre o Governo Federal e a sociedade civil, promovendo o diálogo plural entre diferentes setores e contribuindo para a formulação de propostas essenciais ao progresso econômico, social e ambiental. A escolha de seus membros reflete o compromisso com a diversidade territorial, étnico-racial e de gênero, assegurando que o Conselho seja representativo e inclusivo. Atualmente, o CDESS garante que 40% de seus integrantes sejam mulheres e 30% sejam pessoas pardas, negras ou indígenas.
Além de sua composição variada, o Conselho organiza-se em cinco Comissões Temáticas: Assuntos Econômicos; Combate às Desigualdades; Direitos e Democracia; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Tecnologia, Inovação e Transformação Digital. Essas comissões analisam as atividades do Governo e produzem recomendações específicas, aprofundam debates e oferecem soluções sobre questões como transição energética e primeira infância.
A posse nesta esfera reforça o compromisso da UFSC com a construção de políticas públicas baseadas no conhecimento interdisciplinar e na inclusão social. A presença de representantes da instituição no CDESS não só destaca o papel da Universidade como agente protagonista nos debates nacionais, mas também oportuniza formular diretrizes e propor ações que impactem positivamente o país, promovendo crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental.
Coordenadoria de Imprensa do GR / SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br