Professor da UFSC desenvolve ferramenta para auxiliar na gestão de Programas de Pós-Graduação

29/05/2025 11:28

O professor Paulo Roberto Pagliosa Alves, vinculado aos programas de pós-graduação em OceanografiaEcologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), junto com o professor Fabiano Peruzzo Schwartz, do Mestrado Profissional em Poder Legislativo, da Câmara dos Deputados, desenvolveram uma ferramenta para auxiliar na gestão de Programas de Pós-Graduação.

“A ideia surgiu quando fui coordenador de curso. Para obter informações fazíamos formulários Google para os professores e estudantes nos contarem as atividades que haviam realizado, suas publicações, trabalhos em eventos, produções técnicas ou tecnológicas, orientações, projetos, bancas, intercâmbios, premiações, participação em comitês assessor e em corpo editorial de revistas científicas, disciplinas ministradas, entre outros assuntos. Esse é um trabalho enorme para quem tem que organizar as informações e também um trabalho dobrado para professores e estudantes, porque tudo já está no Currículo Lattes” conta Paulo Pagliosa.

O professor explica que a Plataforma Sucupira, da CAPES, que conversa com o Currículo Lattes, deixa muito a desejar: “A quantidade de informação que extrai do Lattes é bastante limitada e seu uso para fins que não sejam o relatório do PPG para a CAPES são também bastante limitados. Comecei fazendo um script em linguagem R para extrair os dados e logo conheci algo semelhante e muito mais eficiente feito pelo professor Fabiano Peruzzo Schwartz, desenvolvido especificamente para o PPG da Câmara dos Deputados. Foi aí que começamos a trocar ideias de como desenvolver uma ferramenta que pudesse ser utilizada por qualquer gestor acadêmico de pós-graduação, não importando se stricto sensu ou lato sensu, se acadêmico ou profissional.”

Dessa parceria nasceu o DoLa: Do Currículo Lattes Para o Programa de Pós-Graduação e dois manuais de preenchimento do CV Lattes, que podem ser acessados aqui e aqui. A ferramenta auxilia na padronização e regate das informações. “Desenvolvemos uma ferramenta simples e útil que vai ajudar os coordenadores de curso. Isso já é de bom tamanho, mas gostamos de pensar que esse esforço faz parte de um objetivo maior, que é alcançarmos uma maior transparência nas informações, a disseminação da ética, a verificação da qualidade e a avaliação da produção de conhecimento”, afirma o professor Pagliosa.

Mais informações pelo e-mail paulo.pagliosa@ufsc.br

Tags: capescurrículo lattesDoLaferramentaPaulo Roberto Pagliosa AlvesPlataforma Sucupiraprograma de pós-graduaçãoUFSC