Pós-Graduação em Enfermagem lança aplicativo para acesso a publicações de revista científica

16/12/2024 15:02

Revista Texto & Contexto Enfermagem, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançou o Texto & Contexto App. O aplicativo é uma ferramenta que facilita o livre acesso aos artigos da coleção completa de publicações do periódico. Entre seus principais recursos estão a possibilidade de salvar artigos em uma lista de favoritos, realizar buscas por palavras-chave ou descritores e organizar conteúdos de interesse. O suporte a múltiplos idiomas permite a leitura em espanhol e inglês, de acordo com a localização e escolha do usuário.

O aplicativo celebra os 32 anos de história da revista, ampliando o acesso gratuito à sua coleção completa de artigos científicos. Para a coordenadora do PEN, professora Mara Ambrosina de Oliveira Vargas, esta iniciativa da equipe editorial da revista contribui significativamente para ampliar ainda mais a visibilidade e o acesso da revista tanto no Brasil como no exterior. Aos 32 de história, a revista já se destaca neste âmbito, tendo alcançado, em 2023, Cite Score SCOPUS 1.8 e classificação no Quartil 2 da Scimago Journal Rank.

Texto & Contexto App foi viabilizado por meio do Edital FAPESC nº 21/2022 e do Edital n°7/2023/PROEX/UFSC & PROBOLSAS 2024, como parte do projeto Gestão, disseminação e tradução do conhecimento para a sociedade e para avançar nas práticas de saúde e enfermagem. O aplicativo foi desenvolvido pelo estudante Lucas Cabral de Oliveira Ferreira, do curso de graduação em Engenharia de Automação, a partir do protótipo da dissertação de mestrado de Marinalda Boneli da Silva, com o apoio do colega Higor Skowronski de Souza.

A editora-chefe da revista científica, professora Elisiane Lorenzini, destacou o engajamento dos estudantes para a tradução do conhecimento produzido na academia. Segundo a docente, a ferramenta também expande possibilidades na disseminação da ciência publicada na Texto & Contexto Enfermagem. “É mais uma ferramenta, que como o blog da T&C, amplia a visibilidade do que é produzido nas universidades para benefício da sociedade em geral”, explica.

O aplicativo pode ser baixado através do link.

Tags: artigosPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemRevista Texto & Contexto EnfermagemTexto & Contexto AppUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina