Centro Socioeconômico do Campus de Florianópolis da UFSC recebe intervenção artística

Estudantes e professor Marcos Bosquetti que organizaram o projeto Arte Vista no Centro Socioeconômico. (Foto: Divulgação/CSE)
O Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC recebeu, no último sábado, 2 de dezembro, um grupo de artistas locais e estudantes do Centro para uma intervenção artística em áreas externas e internas. O dia de trabalho resultou em diversos murais, uma iniciativa da diretora do CSE, Maria Denize Casagrande, inspirada pelo trabalho realizado pelo professor Marcos Bosquetti, do Curso de Administração. O projeto, chamado de “Arte Vista” foi realizado por 14 estudantes do curso, na disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pelo professor Bosquetti.
A disciplina tem o objetivo de desenvolver com os alunos projetos de natureza social. Ao longo de 16 semestres, já foram 62 projetos sociais organizados, planejados e executados pelos estudantes. A gerente do projeto de colorir o CSE foi Dyessa de Camargo, e a líder da equipe de captação, Kauany Duarte. Na metodologia de aprendizagem experiencial, adotada pelo professor, os estudantes têm autonomia para definir o tema, formar os times, idealizar, modelar e implementar um projeto social ao longo do semestre aplicando as principais ferramentas de gestão ágil de projetos e lidando com problemas reais, gestão de conflitos, negociação, captação de recursos, decisão participativa, avaliação 360 de desempenho e relacionamento com a comunidade.
Os artistas que realizaram as obras foram: Mariana Piccolo (Piesm), Rodrigo Rizo (Rizo), Rodrigo Teodosio (CSC), Victor Gabriel da Costa Sousa (VG Caras), Valeria Prates Beux (VLR), Luís Eduardo Machado (AIPMO), Nadyne Júlia Mendes Garcia (Najjú), Fernando de Souza da Silva (FS), Sara Duarte Mateos (Sari), Gabriela Marques (Oli), Lucas Rodolfo Antunes (Kais), Adriel Giovanella de Souza (Zack), Ana Carolina Iannacone, Mariana Piccolo e Maria Fet Creu.
Kauany Duarte, uma das líderes do projeto explica, em vídeo, o processo de construção do projeto. Confira também a fala da diretora do CSE, Maria Denize, sobre como nasceu a ideia.
com informações do Centro Socioeconômico (CSE)