UFSC oferece minicursos de apoio pedagógico em Bioquímica, Matemática, Química e Física

10/11/2023 15:35

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (Piape/UFSC) promove sete minicursos gratuitos nas áreas de Matemática, Bioquímica, Química e Física em novembro e dezembro. Há atividades on-line e presenciais, voltadas a estudantes de graduação da UFSC. Os participantes terão direito a certificado, validável como atividade complementar, desde que a frequência mínima seja de 75%.

Confira os minicursos:

Modelagem matemática: como usar funções para representar problemas reais (on-line)
Ementa: o que é modelagem matemática e para que ela serve; como reunir dados para criar um bom modelo matemático; funções como representação de fenômenos reais.
Data e horário: 5 de dezembro, das 18h30 às 20h30.
Local: minicurso on-line. As pessoas inscritas dentro do número de vagas receberão o link para acesso às aulas.
Tutor: Lucas Carvalho Carvalho Quintanilha.
Carga horária total: 2 horas.
Link para inscrição: inscricoes.ufsc.br/activities/9330. As inscrições encerram em 30 de novembro.

Aulão de Geometria Analítica e Álgebra Linear: teoria usando exercícios (on-line)
Ementa: matrizes; sistemas de equações lineares; vetores, espaços vetoriais e com produto interno.
Data e horário: 4 de dezembro, das 16h às 18h.
Tutor: Wendy Díaz Valdés.
Caga horária total: 2 horas.
Link para inscrição: inscricoes.ufsc.br/activities/9331. As inscrições encerram em 30 de novembro.

Aulão de Cálculo I: teoria e exercícios (on-line)
Ementa: funções; limite; derivada; integral.
Data e horário: 7 de dezembro, das 16h às 18h.
Tutora: Lindiomar B. Avila Jr.
Carga horária total: 2 horas.
Link para inscrição: inscricoes.ufsc.br/activities/9332 . As inscrições encerram em 4 de dezembro.

Aulão de Cálculo I: teoria e exercícios (on-line)
Ementa: limite; continuidade; derivada; integral.
Data e horário: 6 de dezembro, das 18h às 20h.
Tutora: Maritza Camilli Almeida Brito.
Carga horária total: 2 horas.
Link para inscrição: inscricoes.ufsc.br/activities/9333. As inscrições encerram em 4 de dezembro.

Revisão de Bioquímica Metabólica (on-line)
Ementa: conceitos de Bioquímica Metabólica; reações gerais de anabolismo e catabolismo.
Data e horário: 2 de dezembro, das 13h às 15h e das 15h30 às 17h30.
Tutora: Elis Amaral Rosa.
Carga horária total: 4 horas.
Link para inscrição: inscricoes.ufsc.br/activities/9334. As inscrições encerram em 30 de novembro.

Eletroquímica: fundamentos e aplicações (presencial)
Ementa: reações de oxirredução; células voltaicas; força eletromotriz das pilhas (fem.); espontaneidade de reações redox; efeito da concentração na fem. da pilha; baterias ou pilhas; eletrólise; eletrólise da água; eletrocatalisadores.
Data e horário: 23 de novembro, das 17h às 19h e das 19h20 às 21h20.
Local: Campus de Florianópolis. Os inscritos dentro do número de vagas receberão um e-mail, pelo menos um dia antes do minicurso, com a indicação da sala.
Tutor: João Paulo Winiarski.
Carga horária total: 4 horas.
Link para inscrição: inscricoes.ufsc.br/activities/9335. As inscrições encerram em 21 de novembro.

Aulão de Física I: revisão geral (on-line)
Ementa: aplicações das leis de Newton; trabalho; energia cinética; energia potencial; conservação da energia; momento linear; impulso; conservação do momento linear; colisões.
Data e horário: 4 de dezembro, das 19h30 às 21h30.
Tutor: Pablo Cesar Serrano Aramblo.
Carga horária total: 2 horas.
Link para inscrição: inscricoes.ufsc.br/activities/9336. As inscrições encerram em 30 de novembro.

Mais informações no site do Piape.

Tags: minicursoPiapeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina