Novembro Negro UFSC: confira os eventos da semana

13/11/2023 07:10

O Novembro Negro UFSC continua, com exposições abertas e eventos em diversos setores da Universidade. Confira alguns destaques da semana de 13 a 17 de novembro e acompanhe a programação completa no site novembronegro.ufsc.br.

Palestras e Debates

O “Debate sobre a Branquitude no Brasil: Reflexões e Diálogos Históricos” ocorre nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, às 15h30, no Auditório da Justiça do Trabalho de Santa Catarina (JTSC), localizado à Paschoal Apóstolo Pítsica, 4810, Beira Mar Norte, em Florianópolis. O evento será uma palestra e roda de conversa visando proporcionar um espaço para a discussão crítica das questões raciais no contexto brasileiro e a compreensão da identidade racial branca no Brasil. O palestrante será o professor Willian Conceição, do Departamento de História da UFSC. Acesse mais informações.

Nesta segunda-feira, 13 de novembro, terá continuidade o II Seminário Kadila, promovido pelo Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC. O segundo ciclo de debates será transmitido ao vivo, às 19h, pelo canal do YouTube do Instituto Kadila. Para receber o certificado é necessário inscrever-se pelo link. O palestrante desta semana, José Rivair Macedo, é professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O debate e mediação ficam a cargo de Enrique Espada e Coumba Diatta. A temática abordada será Cheikh Anta Diop, do Senegal. Acesse mais informações.

Ocorre também nesta semana o “Seminário 48 anos de independência de Angola”, promovido em parceria pela Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e pela UFSC, por meio do Instituto Kadila, Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e Secretaria de Relações Internacionais (Sinter). Haverá, no dia 13 de novembro, das 19h às 21h no Auditório da Biblioteca Universitária Elke Heuring, uma palestra do seminário, e no dia 18 de novembro, sábado, um torneio internacional de futsal, das 9h às 20h, na Escola Beatriz de Sousa Brito, Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 600 Pantanal, Florianópolis. Nos dois dias do evento haverá palestras relacionadas à temática. Acesse mais informações.

No dia 17 de novembro, às 16h30, na Sala Drummond, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), haverá palestra e roda de conversa com Jean Samuel Rosier, professor substituto de economia da FURB, e Ruth Anastazia Tattegrain Julien, estudante de Relações internacionais da UFSC e tradutora. O tema será “A Batalha de Independência do Haïti. O Dia em que Napoleão Bonaparte foi vencido por um exército negro”. Mais informações.

Exposições

A Biblioteca Central da UFSC segue com a exposição Perspectivas, com obras elaboradas por um coletivo de artistas do Ateliê Smith. As telas são todas em pintura acrílica. As telas estão disponíveis para visitação no Hall do Auditório, no horário de funcionamento da biblioteca. Acesse mais informações.

Continua aberta também a exposição Filosofias Africanas, na sala 320 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).  Acesse mais informações.

UFSC Curitibanos

O coletivo Curitiblack promove de 6 a 30 de novembro uma exposição de banners, vídeos e música no Hall do CBS01, no Campus de Curitibanos. Confira toda a programação prevista.

Para inserir eventos na programação oficial do Novembro Negro UFSC, entre em contato.

Tags: Novembro NegroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina