Palestra apresenta vivência de pesquisadoras em expedição de pesquisa em Noronha
Duas pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ministram uma palestra sobre a experiência de uma expedição de pesquisa em Fernando de Noronha. Tatiana Leite e Marina Sissini falarão sobre suas vivências a bordo da embarcação histórica Oosterschelde no programa Darwin 200, uma iniciativa de conservação planetária que visa à formação de jovens líderes que busquem soluções inovadoras para problemas ambientais. A atividade ocorre nesta terça-feira, 31 de outubro, às 9h, na sala CCB PG-003, no Edifício Fritz Müller, que faz parte do Centro de Ciências Biológicas (CCB), no bairro Córrego Grande, no Campus de Florianópolis.
Tatiana é docente do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, e Marina é bolsista de pós-doutorado pelo Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld)-Ilhas Oceânicas e pesquisadora do Laboratório de Ecologia de Ambientes Recifais da UFSC. Ambas participaram da Expedição Darwin 200 em Fernando de Noronha entre 28 de setembro e 8 de outubro.
Os estudos das pesquisadoras envolveram o monitoramento de uma espécie de polvo, o estudo dos efeitos da pesca artesanal em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e da personalidade e senciência de polvos, a investigação de bancos de rodolitos e o monitoramento da saúde de corais. A expedição também envolveu a comunidade local e será registrada em um documentário produzido pela Darwin 200.