Projeto de extensão da UFSC e da Udesc lança livro sobre desinformação
O livro Desinformação, ingrediente da desordem: um resgate crítico de fake news será lançado em uma live que ocorre nesta terça-feira, 12 de setembro, às 20h, como parte do projeto de extensão Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital, uma parceria entre a UFSC e a Universidade do Estado de Santa Catarina. A obra traz reflexões contemporâneas a partir da análise de dezessete casos históricos em que fatos foram ocultados, torcidos ou negados, desencadeando consequências sociais, políticas, econômicas e sanitárias.
A publicação pretende contribuir para o cerco às fake news, à pós-verdade, ao negacionismo e a outros elementos da contrainformação. Os autores Suely Figueiredo (UFT), Luís Carlos Ferrari (UFSC) e Davino Lima participam do evento, que será realizado no canal da Biblioteca da UDESC, contando também com tradução em libras.
Organizados em categorias, os casos estão relatados em cinco capítulos, discutindo a desinformação e o lucro, a moral, a saúde, o terror e as barreiras humanitárias. A cada grupo de matérias que definem os capítulos, uma abordagem sistêmica aprofunda os problemas a partir de conhecimentos sobre cognição, complexidade, ciência e sobre os aspectos evolutivos e epistemológicos envolvidos. O livro já está disponível em versão física e digital em todas as plataformas e livrarias.
Suely Figueiredo é pesquisadora em Filosofia da Informação, professora da Universidade Federal do Tocantins e jornalista. Luis Carlos Ferrari é jornalista , assessor de imprensa e comunicador na UFSC. Davino Lima é jornalista, especialista em marketing estratégico digital e empreendedor na área de assessoria de imprensa.