Instituto de Estudos sobre a China da UFSC promove palestra e lançamento de livro
Em comemoração aos 74 anos de fundação da Republica Popular da China, o Instituto de Estudos sobre a China (Ichin) da UFSC irá promover a palestra “Made by China 2025: Implicações na Indústria Agropecuária, Emprego e Salários no Brasil”, apresentada por Vladimir Milton Pomar, juntamente com o lançamento de seu livro “O sucesso da China socialista”. O evento será realizado no dia 29 de setembro, às 16h, no miniauditório do Bloco E, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
O livro pretende demonstrar como a China conseguiu avançar em tão pouco tempo e alcançar o patamar de grande potência mundial: “Há quem acredite que a China é capitalista – ‘Capitalismo de Estado’, dizem. Se for, será o único caso no qual o capitalismo tira gente da pobreza, ao invés de aumentar a quantidade de pessoas pobres, como no mundo inteiro. Há quem não aceite que a China seja socialista, porque o que ocorre lá não se enquadra no que sabemos, ou que acreditamos deva ser o socialismo. O fato da disponibilidade de alimentos na China ser mais do que o dobro da Índia, diz muito da prática socialista chinesa”.
Vladimir tem uma extensa trajetória de experiência e envolvimento com a China. É mestre em “Estado, Governo e Políticas Públicas” pela Flacso e trabalha com a China desde 1997. É coordenador de Parcerias Institucionais do Ichin. Também atua como pesquisador associado do Centro de Estudos da Ásia (Ceasia) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Rede China Y America Latina (Redcaem). Em 2013, recebeu o título de “Embaixador da Amizade Shandong-Brasil”, do governo da província de Shandong.
Mais informações na página do Ichin.