Projeto de extensão reúne acervo com mais de 900 itens plásticos retirados do mar

30/08/2023 13:15

Coleção reúne objetos retirados de oito ilhas do Sul do Brasil. Foto: divulgação

Com o objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos do plásticos nos oceanos, o Laboratório de Poluição e Geoquímica Marinha (Lapogeomar) e o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mantêm o projeto Ilha de Plástico, uma coleção didática e de referência sobre o lixo marinho. Trata-se de um acervo de mais de 900 itens de plástico retirados do mar, provenientes de oito ilhas localizadas no Sul do Brasil.

A coleção conta com algumas peças únicas, como embalagens internacionais, objetos antigos, chinelos, equipamentos de mergulho e artefatos com sinais de interação com a fauna marinha. O projeto busca aumentar a consciência sobre o descarte correto e a diminuição do uso de plásticos, funcionando como uma ferramenta educacional.

A coleção teve início com os itens coletados durante a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC) em Oceanografia de Camila Kneubl Andreussi – um monitoramento de quase dois anos realizado na praia da Joaquina. “Foi uma forma de dar destino a esses itens após a pesquisa”, conta. Ela, que hoje é mestranda no PPGOceano, participou de duas expedições com uma instituição global chamada Parley, que visa à proteção dos oceanos. “As expedições foram realizadas a bordo de um veleiro com o objetivo de limpar as ilhas de Santa Catarina”, afirma.

Dentre os mais de 100 kg de lixo retirado das expedições, foram separados exemplares e criado o acervo de cada ilha. A primeira expedição ocorreu em 2020, e a segunda, em 2021. Além da Parley, a coleção conta com outros projetos parceiros, como o Programa de Visitação e Conservação da Ilha do Campeche, o Veleiro ECO, o Atlanteco e a Operadora de Mergulho Água Viva. Desde de 2020, a coleção faz parte da Re-Colixo, a Rede Brasileira de Coleções Didáticas e Científicas do Lixo Marinho.

Quem tiver interesse em conhecer a coleção pode agendar uma visita pelo e-mail colixoufsc@gmail.com. Pelo mesmo endereço, também é possível solicitar um empréstimo para uso didático. Além disso, o projeto está disponível para participação em eventos. Nesse semestre, estará presente na Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex), de 23 a 27 de outubro, e na Semana Acadêmica de Oceanografia.

Mais informações no Instagram do projeto.

Tags: Ilha de PlásticoLAPOGEOMarlixo marinhoPPGOceanoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina