Herbário da UFSC busca voluntários para montar amostras científicas de forma lúdica

17/04/2023 10:10

Exsicatas são as peças individuais de uma coleção de herbário. Fotos: Herbário FLOR/Divulgação

Você já pensou em contribuir com o conhecimento científico fazendo um trabalho lúdico de colagem? Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é possível aprender, por meio de uma atividade voluntária, as técnicas do Herbário FLOR de montagem de amostras, conhecidas como exsicatas. O Mutirão FLORação: Um dia de montagem de amostras do Herbário FLOR está sendo realizado às quartas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na sala BOT3 do Departamento de Botânica (clique aqui para ver a localização), no campus da Trindade, em Florianópolis. Para quem quiser se voluntariar, basta estar no herbário às quartas-feiras nos horários acima. Não é preciso inscrição prévia ou experiência na área.

O herbário, fungário e algário FLOR é uma coleção científica de amostras de plantas, fungos e algas para estudos científicos. Um dos trabalhos consiste em incorporar, montar, fotografar e guardar amostras que chegam com regularidade para a equipe montar. A alta demanda faz com que profissionais e bolsistas sintam a necessidade de reforçar a equipe que monta as exsicatas.

Exsicatas são as peças individuais de uma coleção de herbário – amostras de planta, fungo ou alga conservada, a seco ou em meio líquido, para estudos científicos diversos. Elas servem de referência para a definição de dados de biodiversidade, conservação e extinção de espécies, conhecimento da flora e funga, descoberta de novas espécies e definição do status de conservação.

“Herbários em todo o mundo contam com voluntários na preparação das amostras, pois é a parte mais gostosa da organização de uma coleção desse tipo e não exige nenhum conhecimento na área científica, bastando saber escrever e fazer colagens”, comenta a bióloga Silvia Venturi. “Tivemos a ideia de escolher um dia na semana para fazer só isso e convidar quem tiver interesse em aprender conosco”, conta.  Chá, café e bolachinhas e muita conversa fazem parte dos atrativos programados pela equipe, enquanto a costura e a colagem das plantas nas cartolinas vai ampliando o acervo.

A bióloga também explica que, como uma coleção científica, o herbário atende principalmente aos pesquisadores da área de taxonomia que analisam as amostras individualmente em seus estudos. “É também uma exigência o depósito de amostras de todas as plantas, algas e fungos utilizadas em pesquisas diversas, como inventários e desenvolvimento de medicamentos, cosméticos, alimentos, etc”, completa.

Técnica pode ser aprendida às quartas-feiras, na UFSC

Essas amostras resultam em dados considerados fundamentais para definição da composição florística das regiões, assim como o status de conservação de espécies, habitats e biomas. “Para estudiosos em geral, é referência para identificação de plantas, algas e fungos”, pontua.

Informações sobre as amostras fazem parte da catalogação

Única amostra da menor orquídea do mundo está na UFSC

O processo de elaboração das peças também é apresentado por Silvia. Segundo ela, para as exsicatas de plantas, ramos de plantas secas são coladas ou costuradas em folhas de cartolina e colocadas dentro de uma capa de papel sulfite. Junto à planta, é colada uma ficha com as informações referentes à identificação da espécie, descrição de suas características, local onde foi encontrada, data e nome da pessoa que coletou, além de um número de coleção. Na capa, são anotadas as informações da espécie a número da coleção, para localização no armário. Todo esse processo será explicado aos voluntários pela equipe do Herbário nos dias de mutirão.

Esse tipo de trabalho também pode significar um passo histórico, da descrição de novas espécies da natureza. Um exemplo foi o da menor orquídea do mundo, Campylocentrum insulare, registrado em 2015. Para ser incorporada à fitoteca do Herbário Flor do Departamento de Botânica, a planta precisou ser desidratada e prensada. A espécie foi descoberta por um aluno da UFSC e definida após profunda pesquisa em registros de herbários de todo o Brasil e do mundo. A amostra está depositada no Herbário FLOR, sendo a única coleta dessa espécie até hoje.

Tags: Herbário FlorHerbário UFSCMutirão herbário FlorUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina