UFSC retoma aulas da Graduação com mais de 50 atividades de acolhimento aos estudantes

06/03/2023 09:43

Para mais de 45 mil estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as atividades de estudo vão ganhar ritmo a partir da próxima segunda-feira, 6 de março. A data marca o início do primeiro semestre letivo da Graduação neste ano. Para recepcionar os estudantes – tanto aqueles que estão voltando às aulas, quanto os recém-chegados e os que já retomaram na Pós-Graduação e no Ensino Básico – a Universidade preparou uma série de atividades. A Recepção e Acolhimento aos Estudantes – 2023.1 – da UFSC, que tem como tema Inclusiva, Diversa e Sem preconceitos, conta com mais de 50 eventos, desde gincanas, palestras e apresentações culturais, nos cinco campi da instituição em Santa Catarina.

Confira as atividades da Recepção e Acolhimento aos Estudantes 2023.1

Site especial para orientação de calouras e calouros

Para cerca de 4,5 mil estudantes, será a primeira vez que estarão chegando à UFSC como alunos. Para facilitar a vida dos ingressantes, o site calouros.ufsc.br reúne informações úteis para as atividades didáticas e cotidianas em qualquer um dos cinco campi. Há dicas de como acessar as plataformas digitais, com grades de horário de aulas; como retirar livros nas bibliotecas e outros dados úteis. Cada um dos campi tem suas orientações locais, facilitando as questões particulares de cada unidade.

Boa saúde para convívio de forma consciente

O site coronavirus.ufsc.br traz dicas de convívio consciente e cuidados com a saúde nas atividades dos diferentes campi. Muito estudantes ainda têm dúvidas de quais são as formas adotas pela instituição no enfrentamento à Covid-19. Nesse canal, além de esclarecer as dúvidas, publica-se informação atualizada e de qualidade a respeito das medidas.

Saiba mais sobre a UFSC

Com uma história de mais de 60 anos, a UFSC tem a “missão de produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico” e, para tanto, oferece diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Possui cinco campi: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Os do interior foram instituídos em 2009 com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC), em um processo de expansão da Universidade para outras regiões em Santa Catarina. Exceto Blumenau, que foi criado em 2013.

Cerca de 50 mil pessoas circulam diariamente em seus espaços, entre professores, técnicos administrativos em Educação, alunos de todos os níveis de ensino e comunidade externa. A UFSC possui 611 grupos de pesquisa, reunindo professores, técnicos e estudantes, que desenvolvem 3.555 projetos e publicam milhares de publicações em revistas científicas mundo afora. Tem destaque também a extensão, que atualmente realiza 23.901 iniciativas com impacto direto na sociedade. Além da expansão no próprio país, a UFSC tem se internacionalizado por meio da parceria com instituições de ensino de todo o mundo. Há, atualmente, 366 acordos de cooperação com instituições de todos os continentes.

Seu comprometimento com a excelência faz com que alcance altos níveis de qualificação, confirmados pelos últimos rankings nacionais e internacionais, como o da Times Higher Education (THE), que apontou que a UFSC é a sexta melhor universidade da América Latina e a quarta colocada entre as instituições brasileiras. Foram avaliadas 197 universidades de 13 países em 13 indicadores, que medem o desempenho de uma instituição em ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021, a UFSC é a quarta melhor universidade federal do país e a quinta no ranking geral. O IGC de 4,14 pontos, de cinco possíveis, coloca a instituição catarinense entre as universidades consideradas de excelência pelo MEC. A UFSC é uma das 15 universidades brasileiras a atingir a faixa 5 do IGC.

Tags: 2023.1acolhimentoacolhimento estudantilCalendário AcadêmicocalourosrecepçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina