Equipe da UFSC embarca para missão do Projeto Rondon – Operação Portal do Sertão

31/01/2023 12:15

Estudantes e professores representam a Universidade nas atividades na BA

Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está participando da Operação Portal do Sertão, em Tanquinho (BA), município com aproximadamente 7.700 habitantes. ­O grupo, composto por dois professores e oitos alunos, atua em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) de Minas Gerais. A UFSC desenvolverá atividades nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e a UFV/MG nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

­A Operação Portal do Sertão começou em 26 de janeiro e segue até 12 de fevereiro. Ao todo, contará com a participação de 24 instituições de ensino superior e 240 rondonistas, que atenderão 12 cidades do estado da Bahia. A equipe da UFSC é composta pelos professores Edmilson Rampazzo Klen e Ana Maria Hecke Alves e os estudantes Ana Luiza Dias Farias (Eng. Sanitária e Ambiental), Bárbara Schroeder (Jornalismo), Bruna Pinto de Morais (Odontologia), Danilo Francisco da Silva Marçal (Medicina), Laura Bordignon (Agronomia – Campus Curitibanos), Letícia Demétrio Martins (Odontologia), Letícia Dias Bíscaro (Fisioterapia – Campus Araranguá), e Luiza Teles de Menezes (Eng. Alimentos).

A UFSC tem atuado no Projeto Rondon desde a sua reativação como programa governamental, em 2005. Esta será a 32ª participação de uma equipe da Universidade. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a diretriz estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país. Ao todo, já participaram cerca de 25.000 rondonistas em 160 operações. A previsão para este mês, janeiro de 2023, é a participação de mais 240 rondonistas, distribuídos em 12 municípios, executando a Operação Portal do Sertão, no estado da Bahia.

Esta é a 32ª participação da Universidade no projeto

­As instituições de ensino superior participantes devem propor ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.

­Os alunos da UFSC que desejarem participar das próximas edições do projeto devem ficar atentos aos processos seletivos disponibilizados no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Outras informações desta e de outras operações podem ser acessadas pelo site oficial do Projeto Rondon.

Texto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) 

Tags: Pró-Reitoria de Extensão (Proex)Projeto RondonRondonUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina