Equipe da UFSC embarca para missão do Projeto Rondon – Operação Portal do Sertão
Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está participando da Operação Portal do Sertão, em Tanquinho (BA), município com aproximadamente 7.700 habitantes. O grupo, composto por dois professores e oitos alunos, atua em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) de Minas Gerais. A UFSC desenvolverá atividades nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e a UFV/MG nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
A Operação Portal do Sertão começou em 26 de janeiro e segue até 12 de fevereiro. Ao todo, contará com a participação de 24 instituições de ensino superior e 240 rondonistas, que atenderão 12 cidades do estado da Bahia. A equipe da UFSC é composta pelos professores Edmilson Rampazzo Klen e Ana Maria Hecke Alves e os estudantes Ana Luiza Dias Farias (Eng. Sanitária e Ambiental), Bárbara Schroeder (Jornalismo), Bruna Pinto de Morais (Odontologia), Danilo Francisco da Silva Marçal (Medicina), Laura Bordignon (Agronomia – Campus Curitibanos), Letícia Demétrio Martins (Odontologia), Letícia Dias Bíscaro (Fisioterapia – Campus Araranguá), e Luiza Teles de Menezes (Eng. Alimentos).
A UFSC tem atuado no Projeto Rondon desde a sua reativação como programa governamental, em 2005. Esta será a 32ª participação de uma equipe da Universidade. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a diretriz estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país. Ao todo, já participaram cerca de 25.000 rondonistas em 160 operações. A previsão para este mês, janeiro de 2023, é a participação de mais 240 rondonistas, distribuídos em 12 municípios, executando a Operação Portal do Sertão, no estado da Bahia.
As instituições de ensino superior participantes devem propor ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.
Os alunos da UFSC que desejarem participar das próximas edições do projeto devem ficar atentos aos processos seletivos disponibilizados no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Outras informações desta e de outras operações podem ser acessadas pelo site oficial do Projeto Rondon.
Texto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex)