Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão começa nesta segunda-feira

04/11/2022 10:28

Com uma programação que contempla minicursos, rotas temáticas, programações artístico-culturais e feira de ciências, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina retoma suas atividades presenciais a partir desta segunda-feira, após dois anos de pandemia de Covid-19. A Sepex é um dos eventos mais tradicionais da UFSC e promove a interlocução direta com a comunidade ao longo de cinco dias de programação.

Na segunda, 7 de novembro, começam os minicursos gratuitos e abertos à comunidade. A cerimônia de abertura oficial será realizada na quarta-feira, dia 9 de novembro, às 14h, com a participação do reitor, professor Irineu Manoel de Souza, e da vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos. Logo na sequência, às 14h30, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), em conjunto com o Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova), promove o primeiro Inova UFSC – Rodada de Conexão Interna e Externa. A proposta é explorar os ambientes de inovação e empreendedorismo na Universidade, como laboratórios e centros. Também serão apresentados dados do Observatório UFSC e da Sinova.

Também a partir do dia 9, o hall do Centro de Eventos da UFSC receberá a Feira de Ciências 2022, com 52 estandes nas mais variadas temáticas que levarão informações sobre projetos e atividades científicas aos visitantes. A exposição estará aberta até 11 de novembro, das 8h30 até 19h.

A programação da Sepex também contempla, de 9 a 11 de novembro, rotas temáticas, agregadas por áreas. São nove opções com programação especiais. Ciências Agrárias; Comunicação e Expressão; Desporto; Filosofia, Ciências Humanas e Educação; Física, Matemática, Química e Oceanografia; Tecnologia; Saúde; Reitoria, Pró-reitorias e Secretarias e Colégio de Aplicação. Na rota de Desporto, por exemplo, o Núcleo de Aventuras vai promover a prática de slackline em árvores ao lado das quadras de tênis no Centro de Desporto e em frente a Reitoria. Já na rota de Tecnologia será possível fazer um percurso histórico desde a máquina a vapor até a Indústria 5.0, atividade promovida pelo Departamento de Automação e Sistemas.

Outra atração da semana são as atividades culturais, que contarão com apresentação de coral, boi de mamão, dos terapeutas da alegria, de alunos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade, Scam e Kyudo. A participação nas atividades da Sepex é gratuita. Para minicursos, é necessário se inscrever até esta sexta-feira. Já para as rotas temáticas, é necessário estar atento as informações das atividades indicadas, seus horários e capacidade de público.

A cerimônia de encerramento da 19ª Sepex está programada para o auditório da Reitoria da UFSC, às 10h da próxima sexta-feira, com a mesa redonda Mudanças climáticas: Qual a contribuição da ciência feita na UFSC? Para mais informações, acesse o site do evento e também o Instagram e acompanhe as atualizações nas redes sociais da UFSC.

Tags: 19 Sepexpesquisa e extensãoSemana de Ensinosepex