‘Livro na Praça’ discute literatura e política no Estado Novo
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) realiza, nesta sexta, 4 de novembro, mais uma edição do projeto Livro na Praça – ler para se libertar, iniciativa que promove um encontro do escritor com o leitor e ocorre às sextas-feiras, às 18h, na Igrejinha da UFSC, no bairro da Trindade.
No encontro, o autor convidado faz uma fala de cerca de 40 minutos sobre sua obra, em linguagem acessível, permitindo ao final um debate com os presentes. A Editora disponibilizará o livro apresentado, e outras obras afins, para serem adquiridas por um preço promocional. O tema será a apresentação do livro Literatura e Política no Estado Novo com Adriano Luiz Duarte, e apresentação musical de Alexandre Brandalise e Oto Bezerra.
Em 1942, percebendo que a ditadura do Estado Novo estava com seus dias contados, o governo brasileiro inicia uma série de operações de aproximação com os trabalhadores, preparando as condições para o retorno da disputas eleitorais. Os concursos literários promovidos pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC), em 1942 e 1944, foram o primeiro ato dessa aproximação. Esperava-se que as obras refletissem o projeto de criação do homem novo, do homem do Estado nacional. A questão que o livro se propõe a discutir é se a literatura e o teatro respondem mansamente aos projetos políticos que tentam manipulá-los.
AGENDA DO PROJETO DE NOVEMBRO | História do Brasil
Dia 4 – Literatura e Política no Estado Novo
Autor: Adriano Luiz Duarte
Dia 11 – As duas faces da moeda – as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português
Autor: Waldir José Rampinelli
Dia 18 – A batalha de papel: a charge como arma na guerra contra o Paraguai
Autor: Mauro César Silveira
Expositor: A ser convidado
Dia 25 – Uma ilusão de desenvolvimento – nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK
Autor: Lúcio Flávio de Almeida
Expositor: Nildo Ouriques