‘Igrejinha Musical’ apresenta concerto em parceria com Departamento de Música da Udesc
O projeto Igrejinha Musical apresenta um concerto com professores de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na próxima terça-feira, 29 de novembro, às 19h, na Igrejinha da UFSC. O espetáculo é realizado por João Titton, Hans Twitchell, Luís Cláudio Barros e Maurício Zamith – músicos experientes que exploram um repertório de música clássica e instrumental. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
A ação é uma parceria entre o Departamento de Música da Udesc e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) da UFSC. O objetivo é levar ao público a produção artística do renomado corpo docente do Departamento de Música da Udesc, utilizando o espaço e a acústica privilegiados da recém-reformada Igrejinha da UFSC. A programação tem curadoria do professor Luiz Mantovani (Udesc) e apresenta grandes obras do repertório brasileiro e mundial, nas mais diversas formações instrumentais e vocais, e deve contar com mais uma apresentação com novos músicos no dia 8 de dezembro.
Os músicos
João Titton
Mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela Embap, João Titton é atualmente professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de diversos grupos de câmara, como Quarteto Brasília, Quinteto de Cordas de Curitiba e Quinteto de Cordas Catarinense. Executou concertos pelo país e exterior com o pianista Maurício Zamith, apresentando obras de compositores brasileiros. Coordena o Programa de Extensão Udesc Musical, no qual dirige a Orquestra Acadêmica Udesc, tendo produzido dois CDs (Música Brasileira, 2010 e Instrumental da Casa, 2015), e participa do Duo Titton-Barros. Traduziu o livro A arte de praticar o violino, de Robert Gerle, publicado pela UFPR em 2016. Vem atuando como professor nos principais festivais de música do país, como Festival Internacional de Música de Belém (PA), Festival de Música de Santa Catarina – Femusc (SC), Festival Internacional de Música Colonial Brasileira – Juiz de Fora (MG) e Unisinos e Gramado in Concert (RS). Já atuou como spalla e solista na Camerata Antiqua de Curitiba, na Orquestra Filarmonia Santa Catarina, na Orquestra do Estado de Mato Grosso, na Orquestra de Cordas da Ilha e na Orquestra Andante.
Hans Twitchell
O violoncelista e gambista Hans Twitchell atua em quatro continentes como solista e camerista, expondo uma variedade de estilos. Destaca-se por suas esplêndidas interpretações tanto de obras pós-modernas quanto de barrocas. Foi convidado do Emerson String Quartet, é um integrante fundador do versátil conjunto de câmara norte-americano Avery Ensemble e foi premiado por sua apresentação com Adriana Jarvis no Concurso Internacional de Piano Liszt – Garrison, em Baltimore, nos EUA, em 2011 – Divisão de Artistas Colaboradores. Foi gravado pelos selos New England Viola da Gamba Society, CRI, Zephyr, Ablaze e Navona Records. Entre suas atividades recentes, destacam-se a estreia sul-americana da Segunda Sonata para Violoncelo e Piano de Alfred Schnittke, em Porto Alegre, com Adriana Jarvis, a estreia de Thirteen Moons on Turtle’s Back, de Luigi Irlandini, na sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, o lançamento de um disco novo de Avery Ensemble destacando obras de Biber, Mozart, Creston e Schoenfield, uma apresentação de Verklarte Nacht, Op. 4 de Schoenberg, com o Avery Ensemble em Hartford, EUA, e seu concerto em Hamburgo, Alemanha com o pianista Stepan Simonian. É doutor em violoncelo pela University of Connecticut e professor efetivo na Udesc em Florianópolis, onde serviu como chefe do Departamento de Música de 2020 a 2022.
Luís Cláudio Barros
Considerado por Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é bacharel em piano pela Fames (Vitória/ES), mestre em piano pela Eastman School of Music (NY, EUA) e doutor em piano pela UFRGS (Porto Alegre/RS), tendo realizado estágio doutoral no Laboratório de Performance e Psicologia da Música da Universidade de Connecticut (EUA). Detêm inúmeras premiações em concursos nacionais e sul-americanos de piano, destacando-se os primeiros lugares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná. Desde 2000, é professor de piano do Departamento de Música da Udesc e fez parte do Piano Faculty no 14th World Piano Pedagogy Conference (EUA). A carreira acadêmica é conciliada com atividades artísticas, tendo realizado a turnê solo Tributo a Chopin em SC, recitais de canto e piano na Alemanha com a soprano Elaine Boniolo e apresentações do Duo Castelan & Barros pelo Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.
Maurício Zamith
Maurício Zamith é professor efetivo do Departamento de Música da Udesc, na área de piano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e bacharel pela Universidade de São Paulo. Durante sua formação, foi premiado em diversos concursos nacionais de piano e de música de câmara, tendo sido orientado por Gilberto Tinetti, Marisa Lacorte, Mauricy Martin e Ney Fialkow. Até 2019, integrou, com o violinista e professor João Eduardo Titton (Udesc), o Duo Titton-Zamith, projeto de extensão universitária vinculado à Udesc, com apresentações no Brasil e no exterior. Em 2008, ao lado da Profa. Maria Bernardete Castelan Póvoas (Udesc), produziu e gravou o CD Tempo Composto, com obras para piano compostas por professores do Departamento de Música da Udesc. Desenvolve pesquisa sobre as relações entre tempo, análise e performance musicais, com publicações e produção artística vinculadas ao tema.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.
Serviço:
O quê: Concerto com Departamento de Música da Udesc
Quando: 29 de novembro| terça-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis, SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499
Texto: Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/Secarte/UFSC, com informações do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina