Coletivo Negro de Serviço Social promove evento de celebração de cinco anos
A celebração dos cinco anos do Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorrerá no dia 23 de setembro, sexta-feira, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), às 19 horas. O evento também terá transmissão pelo canal do YouTube do Coletivo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link. Os participantes ganham certificado de quatro horas.
Nesse encontro, será discutido a importância do Coletivo Negro dentro do curso de Serviço Social da UFSC. Além disso, terá uma abertura cultural com André Vinicius Gonçalves, Dada Varella, Dudu Kadencia. A mesa principal contará com a participação da assistente social e professora da Universidade Federal da Bahia, doutora Magali da Silva Almeida, a homenageada do Coletivo.
Sobre o coletivo
O coletivo se organiza no âmbito do curso de Serviço Social e tem como objetivo o combate sistêmico ao racismo estrutural e estruturante da sociedade de classes. Construído por estudantes, egressos e profissionais negros, pauta a discussão da questão étnico-racial tanto no campo da formação quanto da atuação profissional, por uma práxis antirracista. O grupo acredita na educação como ferramenta estratégica de luta e construção de uma nova estrutura societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.