UFSC aplica provas do processo seletivo especial para pessoas refugiadas no domingo, dia 12
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) aplica neste domingo, dia 12 de junho, as provas do processo seletivo especial para ingresso de pessoas refugiadas em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A prova será realizada das 14h às 18h no andar térreo do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O acesso ao local de prova começa às 13h e os portões serão fechados às 13h45.
O ingresso é no segundo semestre letivo de 2022. A maioria dos inscritos é de países da América Latina, principalmente do Haiti e da Venezuela. Mas também há candidatos de países do Oriente Médio e da África.
Os candidatos responderão 30 questões de Língua Portuguesa (10 questões), Conhecimentos Gerais (17), Língua Estrangeira (3 questões, com opção de espanhol, inglês ou francês) e ainda deverão elaborar uma Redação. A prova de Conhecimentos Gerais envolverá as disciplinas de Biologia, Química, Matemática, Física, História e Geografia. Todos deverão usar máscara de proteção facial durante a realização das provas.
Estão inscritas 69 pessoas que se enquadraram nos critérios do edital: pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadores de visto humanitário. Eles vão disputar 10 vagas remanescentes do Vestibular UFSC 2022, com no máximo uma vaga em cada um dos 13 cursos do campus de Florianópolis que ofertam vagas neste processo seletivo. As vagas serão preenchidas de acordo com a classificação geral dos candidatos.