Seminário discute racismo, patriarcalismo e machismo no Brasil
Na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, ocorrerá o Seminário Desenvolvimento, Democracia e Desigualdades Raciais no Brasil, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 19h. As inscrições podem ser feitas através deste link, e os participantes ganham certificado.
O evento é uma iniciativa do Observatório de Pesquisa e Políticas Públicas Reafro e tem como objetivo principal debater três questões centrais que envolvem as ciências sociais e as ciências econômicas: o racismo, patriarcalismo e machismo como estruturantes nas relações sociais e econômicas do Brasil. Além disso, haverá o lançamento do livro do pesquisador Elias Sampaio Dialogando com Celso Furtado: ensaios sobre a questão da mão de obra, o subdesenvolvimento e as desigualdades raciais na formação econômica do Brasil.
Sobre o livro
O livro de Elias Sampaio estabelece um diálogo com a obra A formação econômica do Brasil de Celso Furtado, onde estuda em especial A questão da mão de obra, o subdesenvolvimento e as desigualdades raciais na formação econômica do Brasil. Depois de quase uma década estudando sobre o tema, o autor propõe que nenhuma discussão sobre desenvolvimento econômico e melhoria do bem-estar no Brasil pode se negar a incorporar a igualdade racial como pilar da implementação de políticas públicas. Elias Sampaio, doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia, atualmente é economista do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Ele faz parte de uma geração de intelectuais negros capaz de fazer da compreensão sobre o racismo estrutural que marca às relações sociais e econômicas do Brasil.