Raça e República no Brasil é tema de palestra com pesquisador premiado por estudo histórico

09/06/2022 09:27

O massacre dos libertos: sobre raça e república no Brasil é o tema da palestra que será ministrada no dia 28 de junho, terça-feira, às 14h30, no Auditório do CFH/UFSC – Bloco B, pelo professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas , Matheus Gato. O palestrante é autor do livro O Massacre dos Libertos: sobre raça e república no Brasil (1888-1889), vencedor do Prêmio de melhor obra científica do ano de 2020 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais e finalista do prêmio Jabuti. O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC.

Na pesquisa, ele mostra as motivações e o sentido compreendido pelos negros maranhenses dos ocorridos no ano seguinte à abolição da escravidão no país, um momento em que se temia pelo seu retorno e as populações negras, em alerta, se colocavam ao lado daqueles que pareciam defender o seu novo status de livres, ainda que precário. Daí surge, então, a primeira grande chacina do Maranhão republicano: o extermínio de negros ciosos da liberdade jurídica conquistada, que pareciam não estar afinados com os novos ideais republicanos.

O evento também gera reflexões sobre os impasses da abolição para as pessoas negras no Brasil em 1888. Na sinopse da palestra, destaca-se que as estatísticas têm demonstrado que os negros no Brasil ainda estão em risco constante: seus corpos são os alvos principais das forças de segurança, além das inúmeras outras injustiças que decorrem de uma sociedade racialmente dividida como é a brasileira.

Tags: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política