Programa de apoio pedagógico oferece novas turmas presenciais e remotas

03/06/2022 11:21

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes está com inscrições abertas para novas turmas presenciais e remotas na área de Leitura e Produção Textual, Informática e Biologia e Estatística. Além disso, ainda há vagas para as turmas de Fundamentos da Matemática e Pré-Cálculo, Cálculo 1. As atividades terão início a partir de 13 de junho, e as inscrições estão abertas na página http://piape.prograd.ufsc.br/

O Piape é um programa de apoio e orientação pedagógica aos estudantes da graduação da UFSC. O objetivo é oferecer atividades que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos formativos nos cursos de graduação, atendendo as necessidades de aprendizagem e oferecendo condições para um melhor desempenho acadêmico.

Confira as turmas abertas e os conteúdos trabalhados:

Conceitos Básicos da Biologia e Genética Molecular

Ementa: estrutura e função das moléculas de DNA e RNA; definição, estrutura e organização da cromatina; o núcleo da célula eucarionte; material genético; replicação do DNA e síntese de RNA; síntese de proteínas; ação de agentes mutagênicos e reparo do DNA.

Estatística – Modelos probabilísticos teóricos e inferência estatística paramétrica

Ementa: variáveis aleatórias discretas e contínuas: conceitos básicos; modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas: Distribuição de Bernoulli, Distribuição Binomial, Distribuição de Poisson; variáveis aleatórias contínuas e Distribuição de Gauss (curva normal); aproximação da binomial por Gauss; técnicas básicas de amostragem; cálculo do tamanho de amostra; estimação de parâmetros; intervalos de confiança; conceitos básicos de testes de hipóteses; testes de hipóteses para proporção populacional; testes de hipóteses para média (com variância populacional – conhecida e desconhecida); testes de hipóteses para a diferença entre duas médias populacionais.

Estatística – Software R para análise de dados

Ementa: instalação do R, estrutura dos dados, pacotes e abertura de bancos de dados de outras fontes; medidas de posição (média, mediana, moda); medidas de dispersão (variância, desvio-padrão, amplitude); intervalo de confiança; Box Plot, gráfico de dispersão unidimensional; gráfico com média, intervalo de confiança e histogramas; exercício prático.

Leitura e Produção Textual

Aspectos da escrita acadêmica: como escrever sem plagiar

Ementa: estudo teórico e aplicado da leitura e produção textual dos aspectos da escrita acadêmica; normas da ABNT; aspectos linguísticos, discursivos, estruturais e situacionais do gênero textual “projeto de pesquisa” e suas subseções; meios de publicação; orientação ao acesso a sites de pesquisa e publicação científica; citação e referenciação acadêmica; métodos para evitar o plágio acadêmico; a Plataforma Lattes.

Leitura e compreensão de textos acadêmicos

Ementa: leitura e produção de sentido; o que é inferência textual; tipos de conhecimentos envolvidos no processo de inferência textual; texto e contexto; a intertextualidade e a sua importância para a compreensão do texto; as expressões nominais referenciais; a sequência e progressão textual; interpretabilidade e coerência textual.

Prática de análise linguística em gêneros da esfera acadêmica

Ementa: escrita e questões gramaticais de textos acadêmicos; mecanismos e tipos de coesão e de coerência textual; abordagem pontual de elementos linguísticos e noções de análise linguística (pontuação, operadores coesivos, coesão e coerência, concordância verbal e nominal, voz passiva analítica e voz passiva sintética, partícula “se” e suas diferentes funções e colocação pronominal).

Fundamentos da Matemática

Ementa: conjuntos; operações com frações e números decimais; propriedades de potenciação e radiciação; razões e proporções; produtos notáveis e fatoração e simplificação de expressões; desigualdades e inequações; circunferência e plano cartesiano; relações métricas no triângulo retângulo; trigonometria; análise combinatória; sistemas lineares e números complexos.

Pré-Cálculo

Ementa: conjuntos e Aritmética Básica; conjuntos numéricos; interpretação geométrica dos números reais como pontos de uma reta; noção de módulo de um número real; intervalos; operações fundamentais; cálculo com expressões algébricas; produtos notáveis; operações algébricas; fatoração e simplificação de expressões; polinômio do primeiro grau, polinômio do segundo grau; algoritmo da divisão de dois polinômios; equações e inequações; resolução de equações e inequações polinomiais do primeiro grau, do segundo grau e redutíveis; funções; definição de função, domínio, contradomínio, imagem, gráfico; funções reais de valores reais; operações entre funções; função par, função ímpar, função periódica, função crescente e função decrescente; função injetora, sobrejetora e bijetora; função inversa; construção de gráficos a partir de operações realizadas sobre o gráfico de uma função; funções trigonométricas e trigonométricas inversas; modelagem de situações reais usando funções.

Tópicos de Cálculo I para a disciplina MTM3101

Ementa: cálculo de funções de uma variável real: limites; continuidade; derivada; aplicações da derivada (taxas de variação, retas tangentes e normais, problemas de otimização, máximos e mínimos, esboço de gráfico, aproximações lineares e quadráticas); Teorema Fundamental do Cálculo; integral definida e indefinida; áreas entre curvas; técnicas de integração (método da substituição).
Para agendar atendimentos individuais de Orientação Pedagógica, é possível escrever para piape@contato.ufsc.br

Tags: Cálculo 1estatísticaFundamentos da MatemáticaInformática e BiologiaLeitura e Produção Textualnovas turmasPiapePré-CálculoPrograma Institucional de Apoio Pedagógico (Piape)