Museu de Arqueologia e Etnologia reabre pavilhão de exposições dia 27

18/05/2022 13:51

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (Marque) vai reabrir o Pavilhão de Exposições no próximo dia 27 de maio, às 15h, após quase quatro anos de suspensão das atividades de atendimento ao público externo. Nesta celebração, lançada ao público nesta quarta, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, será reaberta a exposição Arqueologia em Questão: Percorrendo o Litoral Catarinense, que recebeu até 2018 milhares de visitações. Os visitantes terão oportunidade de conhecer um pouco da história de ocupação humana do litoral catarinense, contada por meio do rico e diversificado acervo arqueológico da instituição.

O museu também terá uma nova exposição, montada no espaço do Hall, intitulada MArquE uma história para contar, baseada em livro homônimo, resultado de um intenso trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica do Museu, em parceria com o professor Luciano Castro. Sua construção parte da convicção de que a aquisição do conhecimento deve ser um processo lúdico e compartilhado, pois dessa forma, o aprendizado flui de forma leve e bela. Este projeto é mais um passo na caminhada que a equipe do MArquE tem feito com o objetivo de torná-lo um espaço de acolhimento e de inclusão.

Ainda, estão previstas para o segundo semestre de 2022 duas atividades voltadas para divulgação do acervo da instituição, seus espaços e dinâmicas de trabalho. O Visite o MArquE terá como objetivo abrir aos visitantes os bastidores do museu com uma visita guiada que seguirá a trajetória dos objetos. Assim, o visitante poderá conhecer um pouco dos lugares e das pessoas que trabalham no museu, visitando laboratórios, salas de trabalho, reservas técnicas e salas de exposição.

Já a atividade MArquE no Pátio envolverá a realização de oficinas promovidas pela equipe do MArquE, nas quais serão trabalhados diferentes temas que perpassam o cotidiano do Museu, envolvendo inclusive ações de divulgação de seu acervo. As atividades serão realizadas do lado externo das edificações do museu, ampliando sua área de atuação e trazendo suas ações, atividades e acervos para novos espaços.

Para agendamentos de visitas em grupo às exposições, o museu disponibilizará a partir do dia 30 de maio um link com todas as informações no site tinyurl.com/visitaexpo. As atividades de atendimento a pesquisadores, estudantes, parcerias, seguem sendo atendidas a partir do contato: http://tinyurl.com/marquepesquisador.

Tags: Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinenseMArquE no PátioMArquE uma história para contarMuseu de Arqueologia e Etnologia da UFSCVisite o MArquE