Vestibular UFSC 2022: primeiro dia tem relatos de movimentação intensa e poucos incidentes

Movimentação próximo ao Centro Tecnológico (CTC) da UFSC neste sábado, 29. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)
* Editado às 19h30 para incluir dados de abstenção
O primeiro dia de provas do Vestibular UFSC 2022 neste sábado, 29 de janeiro, atraiu milhares de candidatos para as 850 salas de provas em todo o Estado de Santa Catarina. As provas aplicadas foram as de Línguas, Matemática e Biologia.
A movimentação no campus da UFSC em Florianópolis, onde concentravam-se vários locais de provas, foi intensa, especialmente nas entradas dos prédios. Uma das principais tarefas das equipes que trabalhavam durante o Vestibular era dispersar os candidatos, evitar as aglomerações e insistir no uso de máscaras.
A presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) Maria José Baldessar, destaca que as situações encontradas pelas equipes já eram esperadas. “Está sendo um dia de tranquilidade, com poucos incidentes de resistência às medidas de prevenção. Apesar de dois anos de pandemia, ainda observamos pessoas que encontram dificuldades no uso da máscara e com a apresentação do comprovante vacinal. As equipes foram capacitadas para lidar com essas situações pontuais”, esclareceu.

Colaboradora do Vestibular direciona candidata ao local de provas neste sábado, 29, primeiro dia do Vestibular UFSC 2022. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)
A presidente da Coperve também reportou que foi necessário neste primeiro dia acionar substitutos para a equipe de colaboradores, visto que houve relatos de pessoas que apresentaram sintomas respiratórios e foram dispensadas do trabalho. “Selecionamos pessoas com ciclo vacinal completo, e mesmo assim, caso apresentem sintomas, nossa orientação é que também não venham, assim como os candidatos. Queremos que todos estejam aqui tranquilos e saudáveis para este evento”, ressalta. A equipe de colaboradores do Vestibular é formada por mais de 2.250 pessoas.
Integram a equipe servidores da Secretaria de Segurança Institucional da UFSC, que desde o início da manhã auxiliavam na organização dos setores, e circulavam pelo campus e demais locais de prova. “Em cada edificação temos um segurança nosso, além do reforço com as viaturas, acompanhamento desde a gráfica até a saída para os locais de prova. Este já deve ser meu 25º vestibular, e este aqui é diferente porque estávamos com saudade de ver o campus com tanta movimentação. Não tivemos nenhum grande registro, só questões pontuais mesmo,” conta Leandro Oliveira, secretário de Segurança Institucional.
Segundo divulgou a Coperve após o primeiro dia do Vestibular, o índice geral de abstenção neste sábado foi de 23,24%.
Administração Central visita locais de prova
O reitor Ubaldo Cesar Balthazar, a vice-reitora Cátia Carvalho Pinto, o pró-reitor de Graduação Daniel Vasconcelos, o diretor-geral do Gabinete da Reitoria Álvaro Lezana e o chefe de Gabinete da Reitoria Aureo Moraes estiveram no campus para visitar os locais de prova, conversar com os colaboradores e conhecer os esforços para a realização das provas.

Reitor Ubaldo e pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos observam sala de aula onde candidatos faziam as provas do primeiro dia de vestibular. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)
“É muito bom estar aqui, receber os candidatos que serão nossos futuros estudantes. Parabenizo a equipe da Coperve e todos os colaboradores que possibilitaram a realização dessas provas de hoje e amanhã. Boa sorte a todas e todos e espero revê-los aqui como nossos alunos”, saudou o reitor Ubaldo.
Candidatos relatam nervosismo
Nicole de Carvalho veio à UFSC fazer o Vestibular para o curso de Nutrição, e relatou que a prova foi muito esperada por ela e pelos amigos Giovani Todeschini, que espera cursar Relações Internacionais, e Pedro Gabriel Pinotti, que quer ser calouro de Agronomia. “Tive medo da prova ser cancelada por conta do aumento dos números da Covid-19. Estou confiante, acho que será concorrido e sem as questões discursivas fica até um pouco mais fácil. Mas, ao mesmo tempo que é mais fácil para mim, é mais fácil para os outros também”, diz Nicole.
Rafael Simão espera passar para Arquitetura na UFSC e morar em Florianópolis. O estudante veio de Ribeirão Preto (SP) para fazer a prova, junto com Ester Rodrigues, que é natural do Rio de Janeiro e prestou vestibular para Medicina. “Estou um pouco nervoso, é a primeira vez que faço a prova aqui. Viemos porque falam muito bem do curso, e a cidade também é muito boa para se morar”, conta.
O estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental Victor Tavares é um dos colaboradores do Vestibular. Vestindo colete laranja, Victor e uma colega ficaram desde sexta-feira em frente à Reitoria auxiliando candidatos com informações sobre a prova. “Estou achando muito interessante trabalhar no Vestibular. É uma experiência bacana para quem já esteve do outro lado, fazendo a prova. Tento sempre ajudar as pessoas, desejar que façam uma boa prova. Ainda vemos muitas pessoas perdidas, despreparadas com relação ao local onde vão fazer prova. Muitos chegam aqui sem nenhuma informação”, relatou.
Cuidados continuam após as provas
A presidente da Coperve lembra que a Comissão estará monitorando possíveis casos de contaminação após o concurso. Caso alguém descubra que está contaminado nos primeiros dias após a prova, solicita-se que informe a situação à Coperve, para que possa ser feito um rastreamento de contatos.
- Victor Tavares, colaborador do Vestibular UFSC 2022. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)
- Aplicação de provas em prédio do Centro Tecnológico (CTC). (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)
- Equipe de coordenação do CTC recebe visita da Administração Central. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)